Vídeo trava com o Alien Arena

Iniciado por RonaldoRG, 09 de Fevereiro de 2011, 21:00

tópico anterior - próximo tópico

RonaldoRG

Olá pessoal. Venho pedir mais uma ajuda a vocês.

Instalei o jogo Alien Arena pelo synaptic e quando vou executar abre a janelinha, escolho a opção single player e depois o nível médio. Ai ele começa a carregar e quando chega a 100%, acredito que ele vai começar o jogo, mas ai a parte gráfica fecha. A tela fica toda preta com um cursor piscando no canto esquerdo superior e o ponteiro do mouse também aparece, onde eu posso move-lo normalmente. As vezes percebo que aparece muito rápido uns textos em cima, mas não dá tempo ver.

Quando teclo ctrl+alt+f2 eu consigo fazer o logon e usar a linha de comandos. Tento reiniciar o gdm, mas a tela fica da mesma forma. Só consigo voltar ao normal reiniciando o note.

Olhando os logs eu vejo esse erro aqui:
[drm:i915_hangcheck_elapsed] *ERROR* Hangcheck timer elapsed... GPU hung
[   93.717039] render error detected, EIR: 0x00000000
[   93.717073] [drm:i915_do_wait_request] *ERROR* i915_do_wait_request returns -5 (awaiting 10716 at 10705)

Que se repete várias vezes.

O note é da CCE ilp425. A minha placa de vídeo é essa:
00:02.0 VGA compatible controller [0300]: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller [8086:2a42] (rev 09)
Subsystem: Elitegroup Computer Systems Device [1019:9959]
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B- DisINTx+
Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B+ ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR- INTx-
Latency: 0
Interrupt: pin A routed to IRQ 28
Region 0: Memory at fe000000 (64-bit, non-prefetchable) [size=4M]
Region 2: Memory at d0000000 (64-bit, prefetchable) [size=256M]
Region 4: I/O ports at 1800 [size=8]
Capabilities: <access denied>
Kernel driver in use: i915
Kernel modules: i915

Já pesquisei aqui no fórum, mas já tentei algumas coisas como mudar a resolução do vídeo pra 800x600 e desabilitar os efeitos, mas o resultado é o mesmo.

Só pra acrescentar eu tentei rodar um jogo com o nome mars, e pelo que vi ele não exige muito da placa gŕafica, mas mesmo assim aconteceu este mesmo problema que relatei.

Agradeço qualquer contribuição. Se quiserem mais informações eu posto.

Abraço.

Ubuntu 12.04

RonaldoRG

Bom pessoal acho que consegui resolver, mas não sei ao certo o que fiz.

Eu acessei as configurações de vídeo e mexi em algumas coisas pra tentar reduzir a qualidade dos gráficos. Mas na hora de aplicar as novas configurações ele exibia tipo um terminal mas não sabia o que fazer então eu fechava o jogo. Mas olhando novamente, parece que as configurações continuam do mesmo jeito, em default.

Eu consegui fazer funcionar quando executei o jogo no terminal, pra ver as mensagens de erro antes de travar. Ai ele funcionou. Mas com certeza isso não resolveria o problema.

No momento está funcionando bem, mas acho que a minha plaquinha não aguenta direito o jogo, mas dá pra jogar beleza.

Uma pena eu não poder dizer ao certo o que fiz pra resolver, pois poderia ajudar outros também.

Abraço.
Ubuntu 12.04