Ubuntu não lê redes wifi - operation not possible due RF-kill

Iniciado por Mauricio_E, 05 de Fevereiro de 2011, 23:17

tópico anterior - próximo tópico

Mauricio_E

Boa noite.
Alguém poderia me ajudar?

Instalei o Ubuntu 10.10 em um notebook novo.
No início, conseguia usar perfeitamente a conexão wifi. Contudo, há alguns dias ele simplesmente não lê mais as redes wifi.

Caçando tutoriais pelo google, tentei o comando: ifconfig wla0 up
A resposta é: Operation not possible due to RF-kill

Fui atrás do bendito RF-kill.... Quando digito o comando rfkill list, tenho por resposta:
0: dell-wifi: Wireless LAN
   Soft blocked: yes
   Hard blocked: yes
1: dell-bluetooth: Bluetooth
2: phy0: Wireless LANwifi
   Soft blocked: no

Tentei os comandos para desbloquear o soft e hard segundo este tutorial (e outros semelhantes):
http://www.geekmind.net/2011/01/linux-wifi-operation-not-possible-due.html

Porém, nada acontece.
Sempre que volto a digitar rfkill list, volta a mesma configuração acima.
Já digitei inúmeras variações sobre o tema (rfkill unblock all; rfkill unblock 0; rfkill unblock wifi), sem sucesso.

Alguém poderia me dizer, primeiro se é este mesmo o problema (RF-Kill bloqueando o acesso às configurações sem fio), segundo como faço para resolvê-lo e voltar a poder contar com wifi na partição ubuntu?

Muito obrigado.
Mauricio

Mauricio_E

Em tempo:
Parece que é o mesmo problema deste tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,73863.0.html

Contudo, sou leigo demais para reproduzir a solução encontrada ali.

Mauricio

zekkerj

Citar0: dell-wifi: Wireless LAN
1: dell-bluetooth: Bluetooth
2: phy0: Wireless LANwifi
   Soft blocked: no

Sua rede está desabilitada no botão, vire o botão liga/desliga da wireless e tente de novo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Mauricio_E

zekkerj,

Escrevo diretamente da conexão wifi.

Dá até um pouco de vergonha.

Achei o bendito botão on/off no teclado. Devo ter esbarrado nele enquanto digitava, por isso a falha misteriosa de conexão.

Depois  pressionar o botão, a rede wifi não ligou imediatamente. Precisei acionar o comando "rfkill unblock all", como indicado no tutorial que citei anteriormente.

Depois de desbloqueado, o comando "rfkill lists" mostrou tudo direitinho: no, no, no, no, no.

Obrigado!!!!

zekkerj

Acontece nas melhores famílias. ;)
O importante é que está funcionando! ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D