Autor Tópico: (Projeto)Ubuntu em Escola Privada  (Lida 6629 vezes)

Offline ReykAlencar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
(Projeto)Ubuntu em Escola Privada
« Online: 01 de Fevereiro de 2011, 23:03 »
Primeiramente obrigado por estar lendo isto, e vamos ao meu pequeno projeto.

Tenho 16 anos, estudo no 1º EM no turno de tarde, e sou responsável por um laboratório de 19 computadores com a seguinte configuração cada computador:

Citar
Celeron 1.6Ghz
512MB
80GB HD
Placa e dispositivos 100% intel
Monitores de CRT 14"
Total compatibilidade com o Ubuntu 10.10.

Enquanto eu monto os computadores, meu amigo que também trabalha comigo, Guilherme Goes, está instalando o Ubuntu, que até agora está dando efeitos excelentes na frente do Windows (prefiro ruindows, mais quero levar a sério), por causa do hardware.

Enfim oque eu quero realmente é dicas, wallpapers para ambiente escolar (não achei os do edubuntu atraente), aplicativos educativos(eu tenho edubuntu, mais de preferência não quero usá-lo, pois é parcialmente em inglês), e acho que é isso.
Bom quero a opnião de vocês, por eu estar instalando Software Livre em uma escola pública.

Atentamente, Reyk Alencar.
reykalencar@gmail.com
reykalencar@linuxmail.org
reykalencar@live.com

Obs.: Administração, se o tópico estiver no lugar errado, por favor, movê-lo para o lugar correto.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: (Projeto)Ubuntu em Escola Privada
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 23:33 »
Reiky,

De minha parte, gostaria apenas de parabenizá-los.

Só não ficou claro se você botou as máquinas em uma escola pública ou privada (pois no título do tópico há uma indicação e no corpo, outra). Mas isso é o que menos importa.

Ainda não conheço o Edubuntu - a partir de sua crítica, irei procurar conhecê-lo.

Uso Linux há mais de dois anos, praticamente sem limitações.

Pode ocorrer de não aceitar a transmissão de arquivo por cabo, a partir de um telefone celular chulé como o meu (talvez por falta até de pesquisa...) - também não adianta querer que todos os jogos do Linux funcionem nele.

Mas há também o outro lado... O da Liberdade, que vai muito além das limitações do software em relação a uma aplicação específica.

Sugiro uma olhadela nos exemplares da Revista Espírito Livre, o acompanhamento de toda a movimentação da implantação destes softwares nas empresas públicas e também em muitas grandes privadas... Servidores já rodam só Linux, o Android (do Google), baseado em Linux tem superado outras plataformas em smartphones... tanto que a Nokia, que ainda não usa, já está pensando em usar...

E outra: não é necessário convencer nenhum colega a retirar o Ruindow$ da máquina... aprenda direitinho a fazer múltiplos boots (XP e Ubuntu, por exemplo). É fácil - até eu consigo!

A título de curiosidade e até diversão, aproprie-se das vastas possibilidades de contato com o mundo Linux, como bem descreve o Alberto, neste artigo:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/As-caracteristicas-de-personalidade-dos-usuarios-de-Linux

Sei que fugi um pouco de sua proposta, mas espero ter acrescentado novas perspectivas!

Boa sorte!
Linux User 586375

Offline ReykAlencar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: (Projeto)Ubuntu em Escola Privada
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 23:37 »
Desculpe o meu engano, é uma escola particular, é que eu realmente errei, e na verdade eu estou contente por me parabenizar, e não pretendo deixar dual-boot, uso ubuntu a ~1 ano, por que eu o conheci em um evento chamado Flisol, os computadores ficavam lento com Windows, por causa da baixa memória.

Bom, de qualquer jeito eu agradeço o seu comentário, e gostei do link que você deixou ai :D

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: (Projeto)Ubuntu em Escola Privada
« Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 15:04 »
Primeiramente obrigado por estar lendo isto, e vamos ao meu pequeno projeto.

Tenho 16 anos, estudo no 1º EM no turno de tarde, e sou responsável por um laboratório de 19 computadores com a seguinte configuração cada computador:

Citar
Celeron 1.6Ghz
512MB
80GB HD
Placa e dispositivos 100% intel
Monitores de CRT 14"
Total compatibilidade com o Ubuntu 10.10.

Enquanto eu monto os computadores, meu amigo que também trabalha comigo, Guilherme Goes, está instalando o Ubuntu, que até agora está dando efeitos excelentes na frente do Windows (prefiro ruindows, mais quero levar a sério), por causa do hardware.

Enfim oque eu quero realmente é dicas, wallpapers para ambiente escolar (não achei os do edubuntu atraente), aplicativos educativos(eu tenho edubuntu, mais de preferência não quero usá-lo, pois é parcialmente em inglês), e acho que é isso.
Bom quero a opnião de vocês, por eu estar instalando Software Livre em uma escola pública.

Atentamente, Reyk Alencar.
reykalencar@gmail.com
reykalencar@linuxmail.org
reykalencar@live.com

Obs.: Administração, se o tópico estiver no lugar errado, por favor, movê-lo para o lugar correto.

Já pensou em experimentar o Linux Educacional, apoiado e desenvolvido pelo governo federal brasileiro...?!?!?

Se quiser experimentar o link do download é http://le.c3sl.ufpr.br/iso/Linux_Educacional_4.0-desktop-i386.iso


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline ReykAlencar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: (Projeto)Ubuntu em Escola Privada
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 20:22 »
Rapaz, vi umas screenshots no site, não achei muito atraente sua interface gráfica, acabo de descobrir que da para eu baixar o LibreOffice.org e instalar pelos pacotes sem a nescessidade de baixar em cada computador, por enquanto as coisas estão boas..estou procurando programas bons que dê para eu baixar o pacote para em seguida ir instalando de computador em computador, pois a internet da escola não é das melhores(600KB para mais de 40 computadores ¬¬')...

Bom obrigado de qualquer jeito :D

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: (Projeto)Ubuntu em Escola Privada
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 21:41 »
1º ano do ensino médio?
Não me lembro exatamente o que estudei nessa época, mas acho que você poderia pegar algumas idéias na revista Espirito Livre, conforme o alevian sugeriu.

A edição de novembro de 2009 dessa revista tem uma matéria interessante: Educação · Software livre e ciências: A química pefeita (páginas 79 - 83)
Link para download: http://revista.espiritolivre.org/pdffiles/Revista_EspiritoLivre_008_novembro09.pdf

Um programa que faz bastante sucesso para ensino de matemática é o GeoGebra.
Ele pode ser usado por alunos do ensino fundamental e até pessoas de nivel superior.

Embora esse vídeo seja para ensino fundamental, acho que poderá te dar alguma idéia: http://www.youtube.com/watch?v=RNSTJf_IutM


Edit: da gosto quando a gente vê um exemplo como o seu na escola. Seria ótimo que essa juventude de hoje estudasse mais ao invés de ficar na rua vagabundando!
Parabéns!  ;)
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2011, 21:46 por fatecano »

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: (Projeto)Ubuntu em Escola Privada
« Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 15:52 »

Offline RicardoSEP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • MeuPost
    • Ver perfil
    • MeuPost
Re: (Projeto)Ubuntu em Escola Privada
« Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 22:10 »
Parabéns pela sua atitude.

Dei uma simples acessada na categoria de softwares educativos na Central de Programas do Ubuntu no menu Aplicativos e vi que há vários softwares disponíveis para instalação. Não sei exatamente do que tipo específico de software você precisa, mas de umas olhada lá. Vi programas sobre botânica, geografia, matemática...

Boa sorte!

Offline coelhojhezebell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: (Projeto)Ubuntu em Escola Privada
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 11:00 »
Meus parabéns pela iniciativa e tem muito material para esta finalidade é só pesquisar no google ou abrir debates e solicitações aqui no fórum mesmo que rapidaço vc encontrará vasto suporte e dicas. Bem apenas complementando a dica de link do amigo acima,se for a este link irá direto aos programas educacionais: http://linuxeducacional.com/programas/

* Você pode usar a distro do Linux Educacional, mas o que te aconselho a fazer é: Pegue uma Distro Ubuntu de sua Preferência, instale tudo o que precisa nela, customize e depois gere UM Cd ou DVd personalizado usando o Remastersys, assim quando precisar instalar ou reinstalar o sistema não terá trabalho para reconfigurar sua distro ou instalar novos pacotes. Pesquise sobre customização Ubuntu com Remastersys e achará muito material.
Você poderá também se preferir gerar imagens para clonar os Hd`s o que torna o processo rápido e eficiente, mas tenha muito cuidado com a origem e o destino para não sobrescrever os dados e perder todo o seu trabalho....

Abraços e mais uma vez parabéns por ser um cara da sua idade com atitudes e não um garoto que só pensa em joguinhos, vc vai longe assim garoto....
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu.

Offline coelhojhezebell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: (Projeto)Ubuntu em Escola Privada
« Resposta #9 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 10:42 »
Já Coincluiu o projeto? Conte-nos mais sobre o andamento do mesmo...
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu.

Offline ReykAlencar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: (Projeto)Ubuntu em Escola Privada
« Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 18:53 »
Bom, já faz um tempo que não dei uma olhada no tópico, mais o projeto não vai terminar, não até alguem tirar o linux no laboratório, os computadores estão excelentes com Ubuntu 10.10, mesmo a configuração do hardware não sendo excelente, instalei somente o básico, mais no decorrer do ano, irei instalando softwares nescessários para as aulas, por que, basicamente, sempre que vão, acessam somente internet, e o broffice, que instalei o 3.3. Enfim, o projeto está ótimo, e como disse ele não irá acabar, não enquanto eu estiver lá!

Att, ReykAlencar. '