Algumas duvidas

Iniciado por Styluss, 29 de Janeiro de 2011, 11:58

tópico anterior - próximo tópico

Styluss

Bom dia forum,
Sou novo no ubuntu 10.10 e como sempre usei o windows tenho algumas duvidas.
Ai vai as duvidas;

1) Porque ter senha no root se posso virar root usando o comando: sudo su root

2) Quando baixo alguma coisa pelo apt-get para onde vai o instalador? e quando eu fui olhar ele criou uma pasta vazia amsn_received

3) Qual o comando para desinstalar programas, e quando desinstala programas no windows tem programas que deixa rastros (pasta), no linux acontece a mesma coisa?

4) Existe alguma lista completa de comandos para o terminal ? (gosto mais do terminal) =/

É isso ae, algumas duvidas =/

Falco90

1) No Ubuntu você só coloca senha de root se você quiser.

2) O instalador vai para /var/cache/apt/archives/. A pasta amsn_received deve ser uma pasta que o amsn normalmente cria para colocar os arquivos que você recebe de algum contato.

3) Tem o sudo apt-get remove, que remove o programa, e o sudo apt-get remove --purge, que remove o programa com as configurações(favoritos no firefox, por exemplo).

4) Existem listas bem extensas no Google.

Pablo RD

Mas você precisa colocar a sua senha root para usar o sudo ou su.

cesargcomp

Citação de: Styluss online 29 de Janeiro de 2011, 11:58
Bom dia forum,
Sou novo no ubuntu 10.10 e como sempre usei o windows tenho algumas duvidas.
Ai vai as duvidas;
Bom dia,
Seja Bem-vindo ao mundo Linux!!!

1) Porque ter senha no root se posso virar root usando o comando: sudo su root
Usando o comando "sudo su" você tem acesso como root por um determinado tempo. Sempre há a necessidade de cautela ao utilizar comandos como esse para não comprometer o sistema. Qual a diferença de se tornar root (su -) e ter acesso temporário como root (sudo su)? Realmente a questão de deixar o sistema aberto a vulnerabilidades e possibilidades de utilização indiscriminada do sistema (pode até dar um crash no sistema se for utilizado de for errônea). Comparando grossamente com o Windows (para te facilitar), logar como root é como no Windows abrir o usuário Administrador e usar sudo su é como dar permissão ao seu usuário como Administrador (entendeu?).

2) Quando baixo alguma coisa pelo apt-get para onde vai o instalador? e quando eu fui olhar ele criou uma pasta vazia amsn_received
Quando você instala um programa (sudo apt-get install programa), os arquivos com a extensão ".deb" vão para a pasta "/var/cache/apt/archives/". Se quiser pode apagá-los após a instalação (sudo apt-get autoclean). Em relação a pasta do amsn criada, é a pasta onde são colocados os arquivos recebidos em um diálogo via amsn (usando a rede do Windows Live). Se não tiver recebido nenhum arquivo, a pasta estará vazia.

3) Qual o comando para desinstalar programas, e quando desinstala programas no windows tem programas que deixa rastros (pasta), no linux acontece a mesma coisa?
Bom, se você quiser desinstalar o programa e todas suas configurações, use:
sudo apt-get --purge remove programa
Se quiser desinstalar o programa e manter todas suas configurações, use:
sudo apt-get remove programa

4) Existe alguma lista completa de comandos para o terminal ? (gosto mais do terminal) =/
Lista completa,..... não.
Mas dê uma olhada nesse link:
Comandos básicos para o terminal do Ubuntu

É isso ae, algumas duvidas =/
Sempre terá dúvidas e se seguir esse fórum sempre terá alguém com boa vontade de ajudar. Novamente dou as boas vindas ao mundo Linux.
Seja feliz e seja livre!
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Styluss

Obrigado pelas boas vindas, pessoal

o mundo linux é muito interessante, eu instalei o linux ontem a noite e não parei de mexer nele, eu sempre tive vontade de instalar mais eu achava que seria muito complicado usar ele, logo que como eu falei sempre usei o windos, mais to adorando, ele tem tudo, e melhor ja vem tudo instalado e prontinho para ser usado, o que eu gosto também é usar o terminal, sei la gosto mais de executar comandos huauahua. Vai entender neh xD

Ahh e obrigado pela ajuda ae.

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Styluss

vlw pelas apostilas xD

Mais umas duvidas =/
Como altero o tempo do dual boot ? porque ele ta durando só 7 segundos ai gostaria de aumentar.
e como altero o "Nome do Computador"

Falco90

Citação de: Styluss online 30 de Janeiro de 2011, 01:49
vlw pelas apostilas xD

Mais umas duvidas =/
Como altero o tempo do dual boot ? porque ele ta durando só 7 segundos ai gostaria de aumentar.
e como altero o "Nome do Computador"
O nome do "menu de boot" é grub:
http://ubuntued.info/reduza-o-tempo-de-espera-timeout-do-grub2