Como instalar ubuntu 10.10 pelo pendrive no netbook eeepc ?

Iniciado por MyLoveCrazy, 28 de Janeiro de 2011, 16:01

tópico anterior - próximo tópico

MyLoveCrazy

Bem titulo do topico é grande mas estarei explicando abaixo todas minhas duvidas.

Meu netbook é um eeepc 900 Onde é um celeron m 900mhz, 1 gb de ram ssd 16gb e ssd 4g para SO.

Alguem sabe me informar se rodaria o ubuntu 10.10 de boa nele, eu uso ele somente para internet, textos, videos, e estudos.

E a otra duvida caso ele rode adequadamente o Ubuntu é como instalar ele pelo pendrive, vi varios tuto na internet, mas alem da maioria se para windows os que tem para linux não estão bem explicados.

E gostaria de saber sobre o suport de drivers, vou ter problema com algum ? terei que procurar por algum depois da instalação ?

Desde ja agradeço.

Gerson Menezes

xluisfernando

Os Eee PC, segundo os relatos, funcionam bem com o Ubuntu. Em todo caso, baixe a versão desejada, grave-a como imagem em um CD e Rode o sistema por Live-CD em um Desktop qualquer.

No desktop, por live-cd mesmo, existe uma ferramenta de criação de disco inicializável. Então, espete um Pen drive de pelo menos 1GB e acesse essa ferramenta em Sistema>Administração>Criador de USB Inicializável (ou algo parecido...)

Depois disso, seu pen drive se tornará bootável e você poderá rodar por live-cd no Eee PC (com o pen drive espetado, ligue o netbook e fique pressionando F2 assim que ligá-lo, até que acesse o setup da bios, para então definir o pen drive como unidade de disco primária a ser carregada no boot)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

docetrago

Aqui acontece o seguinte :

- Baixei a imagem do Ubuntu
- Entrei no menu Sistemas > Administraçao > Criador de discos de inicializaçao
- Selecionei os dispositivos
- Optei por configuraçao de persistencia ( depois que desliga o computador, ao liga-lo novamente os programas e configuracoes ficam mantidos )
- O pendrive tem 8 GB, escolhi 3 GB de espaço para persistencia

Até aí, tudo certo, o pendrive funciona normalmente e rodo o Ubuntu no eeepc sem problemas.

A unica coisa estranha que acontece é que solicitei atualizaçao do Ubuntu via menu Sistema > Administraçao > Gerenciador de Atualizaçoes, sendo que na atualizaçao me informa que foram baixados 250 MB de arquivos, só que agora ao abrir a pasta /home tenho apenas 750 MB de espaço livre.

Eu nao entendi isso : pendrive tem 8 GB, separei 3 GB para atualizaçoes, nao gastou isso tudo e sobram apenas 750 MB ?

Como devo fazer pra ter mais espaço no pendrive sem comprometer todo meu trabalho ?

Um abraço !

irtigor

Instalação com espaço pra persistência é instalação normal, ou seja, o ubuntu não vai ocupar só uns 700MB (tamanho compactado). 3GB é a sua partição raiz e o ubuntu ocupa 2GB e uns quebrados logo de cara.

(acho que já falei disso por aqui, dê uma pesquisada, posso ter sido mais detalhista)