Autor Tópico: Configuraçao de controle remoto no hp-2070  (Lida 3293 vezes)

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Configuraçao de controle remoto no hp-2070
« Online: 28 de Janeiro de 2011, 10:31 »
ha alguns meses eu adquire um hp-2070br (core i5, 4 giga de ram ddr3 1066, hd 500 gb, radeon 4550) de la pra ca eu ja resolvi praticamente todos os problemas de compatibilidade com o linux nele, mas tem um que persiste e realmente depois de tentar muito resolvi apelar pra vcs :)

a situaçao é a seguinte, o note possui um recepctor passivo de IR e um controle voltado a midia que se comunica com o mesmo, instalando o lirc e configurando o receptor eu consigo fazer com que o computador receba os comandos do controle, isso eu sei por que ha um porgrama de teste do pacote lirc chamado mode2 e quando o uso ele detecta as teclas apertadas no controle exibindo um codigo pra cada.

o problema se da quando eu configuro uma funçao para cada tecla, faço isso atraves de outro programa do pacote lirc chamado irexec, que teoricamente deveria pegar o comando da tecla atraves do daemon do lirc, o lircrd, e disparar o comando configurado na tecla em questao, mas isso simplesmente nao ocorre. nao da erro nenhuma, o irexec le o arquivo de configuraçao de teclas (correto, baixado do proprio site do lirc para o controle em questao) e le o arquivo de configuraçao de funçao para cada tecla (que criei apenas com uma tecla pra testar) e simplesmente nao faz nada.

é a ultima parte do meu hardware (fora algumas teclas fn e o multitopuch do pad) que falta funcionar perfeitamente, como o note tem saida hdmi eu uso como fonte de para a tv e a falta do controle realmente incomoda.

obrigado pela ajuda desde ja.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Configuraçao de controle remoto no hp-2070
« Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2011, 12:44 »
Ola,

Ficou bem esclarecido até aqui, mas...

Com qual pacote deseja usar o lirc?

Alguns pacotes, como o tvtime por exemplo, precisam ser configurados para aceitar os comandos do lirc, outros nem suporte ao lirc possuem.

http://www.g-loaded.eu/2006/01/10/how-to-configure-and-use-lirc/

O melhor a fazer então, é ir ao site do pacote, verficar na documentação se existe suporte ao lirc e como configurá-lo.

[]'s

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Configuraçao de controle remoto no hp-2070
« Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2011, 17:49 »
Tota, a questao nao é nem o pacote, por que isso so influi se software em questao estiver aberto, o irexec é como um comando no terminal, se eu colocar no corpo dele pra abrir o firefox ele deveria abrir, mesmo que eu nao consiga depois disso navegar usando o controle (mas da, so pra constar, ahah). entao a questao é, para executar, abrir o programa mesmo (o que o botao 'media' do controle deve fazer abrindo o aplicativo de media center que irei usar) teoricamente (pelo meu conhecimento) nao precisa dar suporte, alias, os exemplos do uso do irexec nos tutoriais que li quase sempre é o firefox.

isso aqui por exemplo

Código: [Selecionar]
begin
        prog   = irexec
        remote = KWTV878RF
        button = 1
        # Start TVtime
        config = tvtime --window &

abre o tvtime, se eu usar esse comando no terminal 'tvtime --window &' obterei o mesmo resultado, isso nao depende de compatibilidade. ja isso aqui

Código: [Selecionar]
begin
    prog = irexec
    remote = KWTV878RF
    button = ZOOM
    config = tvtime-command TOGGLE_FULLSCREEN

exige a compatibilidade (acho eu, agora fiquei em duvida).

mesmo assim, obrigado pelo tutorial, incrivelmente eu nao havia visto ele antes, e olhe que procurei muito, vou tenta-lo e dou uma resposta.
       
Ubuntu Linux 10.10

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Configuraçao de controle remoto no hp-2070
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2011, 11:02 »
é a ultima parte do meu hardware (fora algumas teclas fn e o multitopuch do pad) que falta funcionar perfeitamente
Para as teclas Fn, use o =>xev

Irá mapear seu teclado, e voce pode criar um script para fazê-las funcionar.

[]'s

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Configuraçao de controle remoto no hp-2070
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2011, 21:04 »
é... nao deu certo, mas tenho uma pista do que pode ser, nao lembro em que versao do kernel tentei configurar de inicio, mas descobri que a partir da 2.6.36 os drivers e algumas caracteristicas do lirc foram incorporadas ao kernel, resultado : uma hora apertei uma tecla e chamou o comando desligar, pensei que tinha feito algo certo mas ao remover o lirc pra começar do zero percebi que mesmo sem nenhum pacote lirc o botao power do controle funciona (entre outros), foi procurar e vi que agora o kernel tem o necessario (uso o .37).

entao agora mudei de "como configurar?" para "onde fica o arquivo tipo lircrc que o modulo do kernel le pra fazer esse botao funcionar?", por que so la eu conseguirei programar os outros botoes do controle, por enquanto nada :S

quanto aos fns, funciona a maioria, mas os comandos de media creio que nao funcionem por falta de saber como configurar para um programa especifico (isso sem o xev instalado)
Ubuntu Linux 10.10

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Configuraçao de controle remoto no hp-2070
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2011, 21:09 »
os comandos de media creio que nao funcionem por falta de saber como configurar para um programa especifico (isso sem o xev instalado)
Sistema -> Preferências -> Atalhos de teclado