Autor Tópico: Assistir vídeos com legenda xSUB no Ubuntu  (Lida 3006 vezes)

Offline ianmaciel

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Assistir vídeos com legenda xSUB no Ubuntu
« Online: 27 de Janeiro de 2011, 23:28 »
Ola,

Gostaria de saber se alguém conhece uma forma de rodar vídeos no formato xSUB (de forma prática) no Ubuntu.

Utilizo o software AviAddXSub, o qual adiconar legendas "no arquivo" .avi (ou .divx). Esse software adiciona as legendas sem ter que encodar o video novamente e sem "sobrepor a imagem". Não sei como funciona, mas é "como se fosse um anexo" é possível adicioná-la ou remove-la facilmente.

Esse formato é interessante porque funciona mesmo se o video tiver sendo transmitido por media server (a legenda separada não funcionaria). E ainda, funciona em dispositivos como PS3 (não testei outros).

É muito mais prático de organizar, e de alternar (se tiver mais de um idioma), mas no entanto ela é "desconhecida" nos computadores. Nunca vi ninguém utilizar com um software.

Li neste forum: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=929944, uma forma de rodar os arquivos com legenda xSub, utilizando o ffplay (ffplay -sst 0 arquivo.avi)mas o método não é viável. O player é simples demais, e se avançado ou retornado o filme as legendas somem.

Alguém conhece alguma outra forma de rodar esse tipo de arquivo no Ubuntu?
Obs. é possível visualizar o arquivo com o Totem, mas não as legendas (é exibido uma caixa de diálogo procurando com codec).

Ian

Offline ElMago

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Assistir vídeos com legenda xSUB no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2011, 02:36 »
Olha, os tocadores p/ Linux rodam qualquer legenda, exceto a .sub/idx (pelo que até sei), porem é reconhecida pelo Avidemux para ser transformada em .srt, sem precisar embutir no filme.
Não consegui rodar a xsub tambem, que inclusive foi gerada por este memo programa atraves de emulação alegando nao reconhecer o tal Dxsb. Legal a dica do Ffplay.
Com a legenda .srt é só colocar na mesma pasta do filme com o mesmo nome. O Mplayer ou VLC vão rodar perfeitamente. Só que no seu caso, não sei se a .srt como legenda separada funcionaria.
Tentei o Divx-Player p/ linux, mas instalei e nao deu nada de aparecerno menu, nenhum caminho p/ chamar pelo Terminal...talvez apenas seja biblioteca, mas nao tentei, e desinstalei. O soda é a documentação que nem acha facil para ele em portuga, e acabei perdendo a paciencia e mandei para as cucuias dando logo um ./install.sh -u. Alias, ele nem vem com um ''Leia-me'' mostrando como desinstalar, e me baseei num outro programa.sh .

Falow!
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2011, 02:45 por ElMago »