Desactivar Disco duro do Grub

Iniciado por JFMMão de Ferro, 26 de Janeiro de 2011, 20:57

tópico anterior - próximo tópico

JFMMão de Ferro

Caros colegas

Vou tentar explicar esta situação por não ser própriamente um erro, já procurei no Google mas tudo o que leio é precisamente o contrário recuperar o Grub,  e não desactivar um Disco Duro no mesmo

Nesta máquina tenho Dois Discos duros o primeiro de 160Gib só com o Linux Ubuntu 10.04.1 a trabalharem bem
O segundo Disco duro de 120 Gib com o XP a trabalhar bem
Posso escolher com qual S. O. devo de arrancar sem problema

Montei um terceiro de 1 também. particionei-o instalei o Linux Ubuntu 10.04.1 copiei a home do primeiro com 120 Gib portanto já cheia sem problema também posso escolher este terceiro e arrancar com ele sem problema

O problema existe porque agora necessito de  o retirar colocá-lo noutra máquina, quando vou arrancar a máquina com o primeiro Disco Duro como o sempre fiz recebo o seguinte    Erro:no such device :649C415b-07f8-40de-91e3-b51cdef41f07. grub rescue > retorno a montagem e pronto arranque normal da máquina com a possibilidade de escolher com qual dos três discos duros pretendo.

Não faço questão de não poder aproveitar  a instalação já feita no Disco de 1 também. torno a repeti-la se necessário, o que eu desejo é não perder a home que está separada com 120Gib copiados, poder retirá-lo e voltar ao que era

Um agradecimento antecipado por alguma ideia de como fazer ou desfazer a situação existente

João Fernando Machado Mão de Ferro

zekkerj

Você consegue iniciar a máquina, depois de retirar o disco? Se iniciar, se conseguir logar novamente, execute o comando

sudo update-grub

Isso deve remover a entrada apontando pro disco removido.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

JFMMão de Ferro

Citação de: zekkerj online 27 de Janeiro de 2011, 10:41
Você consegue iniciar a máquina, depois de retirar o disco? Se iniciar, se conseguir logar novamente, execute o comando

sudo update-grub

Isso deve remover a entrada apontando pro disco removido.

Quando reenicio sem o disco de 1 também. fica assim       Erro:no such device :649C415b-07f8-40de-91e3-b51cdef41f07. grub rescue >
parece que fica á espera de alguma ordem

JFMMF

zekkerj

Entendi.

Dê boot pelo LiveCD, e siga o procedimento para recuperar o grub após reinstalação do windows.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

JFMMão de Ferro

Citação de: zekkerj online 27 de Janeiro de 2011, 14:27
Entendi.

Dê boot pelo LiveCD, e siga o procedimento para recuperar o grub após reinstalação do windows.

Desculpe colega zekkerj de o incomodar mais uma vez mas é que o windows está num outro disco duro e já o desliguei

JFMMF

zekkerj

É pra seguir o mesmo procedimento usado quando se faz a reinstalação do windows, isso é apenas uma indicação de qual procedimento vc vai procurar, não precisa fazer nada com o windows, em si.

JFMMão de Ferro

Mais uma vez as minhas desculpas mas estou tentando com o cd de instalação e também experimentei com o alternate e não sei fazer

Se o colega não puder ser mais específico, com um passo a passo ,e se já não cometi algum erro irrecuperável vou ter grandes problemas
No cd de instalação no terminal faço um sudo update-grub e recebo esta informação
/usr/sbin/grub-probe: error:cannot find a device for /  (is /dev mounted) .

Em qualquer dos dois cd não encontro nenhuma opção de recuperação do grub

JFMMF

zekkerj

Tente executar o "update-grub" em chroot, no ponto onde sua partição raiz foi montada.

JFMMão de Ferro

Citação de: zekkerj online 28 de Janeiro de 2011, 10:41
Tente executar o "update-grub" em chroot, no ponto onde sua partição raiz foi montada.

Felizmente as tentativas anteriores não estragaram nada, e devido a ter usado este método de instalação, o primeiro Disco tem uma partição extendida e dentro dela está o /boot , a / , /usr , /var , /tmp a linux swap e em separado a home, já identifiquei a UUID

Como não sabia o que era isto chroot procurei neste fórum por ==>http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,14614.msg77383.html#msg77383

Vou tentar as instruções no Passo B - Pela UUID - Site Ubuntu/community/help (Modificada), se não der vou para o Passo C- Usando chroot

Vamos a ver se sou capaz de dar conta do recado, quando conseguir alguma coisa depois digo exactamente o que fiz

JFMMão de Ferro

Segui váriaas instruções não consegui absolutamente nada, de cada tentativa ia piorando até que fiquei sem poder fazer o arranque da máquina com qual um dos discos

Resolvi formatar as partições dentro da estendida um disco está resolvido, o mais trabalhoso tem sido recuperar a função de dois ecrãs com placa e drive Nvidia, o outro disco de 1 também. depois de várias formatações continua a dar-me o mesmo erro

Foi um problema péssimo de ter acontecido, quando não houve mexidela que se justifique, que foi formatar outro disco novo e colocar o S.O. 10.04
Tudo foi feito arrancando por um CD, podia ter perdido 120 Gib de informação, mas felizmente isso não aconteceu

Obrigado rekkerj pela sua ajuda, mas o aluno não tem os conhecimentos que devia ter para estes problemas extremamente complicados