Como instalar programas no ubuntu estando desconectado?

Iniciado por ubunthu, 24 de Janeiro de 2011, 20:12

tópico anterior - próximo tópico

ubunthu

Olá pessoal!!!

Instalei o Ubuntu 10.10 em minha máquina há três semanas e de cara gostei do sistema e já estou estudando os comandos do terminal. Mas, apesar das buscas que fiz no google e também aqui no fórum, não consegui ainda instalar programas em off.

Não tenho internet em casa e não pretendo colocar por agora. Então, minha idéia é fazer esse trâmite via pendrive (baixando ou subindo tudo pela lan-house).

Já tentei alternativas tais como o programa Keryx e outras estratégias que, apesar de interessantes, não funcionaram no meu caso.

Será que algum colega deste fórum poderia me ajudar? Não pretendo retornar ao sistema operacional da Microsoft. A não ser que esse aparentemente insignificante obstáculo não seja superado.

Desde já muito obrigado a todos.  :)

rondonbio

Olá.
Se quiser adicionar programas do cd do ubuntu, acho que basta inserir o cd que ele te oferece algo. (a  conferir)
ache os programas que vc quer, grave num cd e conta pra gente aqui que eu ajudo.

Rondon Neto
Veja o site e se sinta em casa!
http://oucoseusproblemas.blogspot.com.br/

ubunthu

Olá Rondonbio, tudo bem?

Olha, pretendo instalar o Wine em minha máquina. Ele permite rodar no Linux programas feitos pra Windows. E tenho vários programas que necessito e que foram feitos pra Windows. Já tentei instalar os pacotes que baixei e não deu certo.

O cd do Ubuntu 10.10 eu já tenho e não me dá essa opção, visto que o Wine não se encontra na lista de softs nativos para Linux. Continuarei buscando uma alternativa, mas se tiver alguma idéia, por favor diga o que devo fazer.

Muito Obrigado!!

;)

RonaldoRG

Ubuntu 12.04

ubunthu

Olá RonaldoRG!!

Muito obrigado pela dica no link, mas eu já tinha lido cada sentença em minha pesquisa anterior.

Meu problema refere-se à instalação do Wine no Linux (Ubuntu 10.10). Para esse impasse ainda não encontrei solução

Continuo na pesquisa e aguardo ajuda do pessoal do fórum.

;)

RonaldoRG

CitarMeu problema refere-se à instalação do Wine no Linux (Ubuntu 10.10). Para esse impasse ainda não encontrei solução

Não entendi. Qual é o seu problema?

a) Wine;
b) a instalação de programas sem net;
c) as duas alternativas anteriores.

??? ???
Ubuntu 12.04

linuser104

Citação de: ubunthu online 03 de Fevereiro de 2011, 20:08
Olá RonaldoRG!!

Muito obrigado pela dica no link, mas eu já tinha lido cada sentença em minha pesquisa anterior.

Meu problema refere-se à instalação do Wine no Linux (Ubuntu 10.10). Para esse impasse ainda não encontrei solução

Continuo na pesquisa e aguardo ajuda do pessoal do fórum.

;)

Se você tiver um pendrive com o Ubuntu instalado para rodar de forma livecd (quer dizer livependrive, hehehe) e com capacidade suficiente para gravar dados nele, você pode dar o boot pelo pendriver e com a internet ativada usar o Synaptic para isso. Vou explicar melhor:

Quando você estiver rodando o Ubuntu pelo pendriver num local com acesso a internet vá ao menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic e clique no botão recarregar para atualizar o banco de dados dos repositórios. Feito isso no espaço em branco com o nome busca rápida digite wine e quando encontrar logo mais abaixo clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção marcar para instalação. Depois vá ao menu Arquivo da janela do Synaptic e escolha a opção que fala em gerar script de download de pacotes (algo assim), dê um nome sugestivo para o arquivo, por exemplo, pacotes do wine e quando terminar é só levar para o seu windows que tem internet e por lá abrir o script e ver todos os links, na sequencia, e baixar pelo windows levando depois para o ubuntu todos os pacotes e instalá-los na sequencia do script.

Se você estivesse num outro linux com acesso a internet bastaria somente executar o script que ele baixa tudo.

PS: Se você não tem internet em casa nem pelo windows, então ao invés de gerar o script você deve clicar no botão Aplicar da janela do Synaptic e na outra que aparecer marca uma opção que fala em somente baixar os pacotes e não instalar, ele vai salvar todos os pacotes do wine na pasta /var/cache/apt/archives do sistema no pendrive. Daí você transfere estes pacotes .deb desta pasta do pendriver para o seu Ubuntu no HD e depois instala um por um clicando duas vezes sobres eles ou pelo terminal na pasta que contiver somente estes .deb digitar:

sudo dpkg -i *.deb
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

ubunthu

Olá Pessoal!!!

Rapaz, a turma desse fórum é 100%. Ajudam mesmo.

RonaldoRG:

A alternativa é c, ou seja as duas alternativas anteriores

Não tenho internet em casa. Instalei o Linux e me livrei do Windows. Porém encontrei um grande obstáculo ao tentar instalar o Wine, uma vez que preciso dele para usar programas feitos para Windows. Obrigado pela dica do link.

---------------------------------------------------
Linuser104:

Agradeço-lhe grandemente pelo passo-a-passo explicado. Assim fico ainda mais animado para usar o Linux. (Me dói só de pensar na remota possibilidade de voltar a usar o Windows por não conseguir superar essa situação).

Voltarei a postar assim que seguir a estratégia e ser feliz.

Mais uma vez obrigado pela ajuda de todos.  :) :) :)

RonaldoRG

Que bom que resolveu. Agora para ajudar outros com a mesma dúvida, mude o ícone do título do seu primeiro post para Solucionado.

Qualquer coisa o fórum está a disposição. Bem vindo.

T+.
Ubuntu 12.04

ubunthu

Olá Pessoal!!

A dica do nosso colega linuser104 de baixar programas (em formato .deb) via script gerado no Synaptic (script interagindo junto com o wget) foi ótima. Inclusive consegui baixar e instalar o Blender.

Fiz esse procedimento também para baixar o inkscape e o gimp. Baixei os arquivos inkscape_0.48.0_1ubuntu1_i386.deb (de 16.646 mb) e gimp_2.6.10-1ubuntu3.1_i386.deb (de 4.232 mb)

Porém ao tentar instalar os mesmos o sistema acusou a falta de outros arquivos de dependências.

Uma vez que eu não tenho internet banda larga nem discada em meu pc e faço tudo via Lan House + Pen drive, como posso contornar esse problema?

Um abraço a todos, de um ex-usuário de Windows

;D ;D ;D

Tota

Citação de: ubunthu online 17 de Fevereiro de 2011, 19:34.Uma vez que eu não tenho internet banda larga nem discada em meu pc e faço tudo via Lan House + Pen drive, como posso contornar esse problema?

Ola

Quando quiser instalar, visite antes =>http://packages.ubuntu.com/

La voce vê o pacote desejado bem como todas as dependencias necessarias para a instalação.  Com isto, o que não estiver em seu script, voce baixa na mão aí do site do packages.

[],s

ubunthu

Olá Tota;

Perdoe-me a ignorância, mas como baixo estes pacotes .deb nesse site?

Tentei a coluna da esquerda com a indicação das dependências e nada. Tentei pelo quadro da direita e nada também.

São muitas as opções ali e cada clique leva para uma nova janela com outras alternativas.

Um abraço.

Tota

Ola,

Após fazer a pesquisa do pacote, voce ira ser direcionado para a pagina do mesmo.

La, no fim da pagina existe uma barra escrito download

abaixo as opções para 64 bits e 32 bits.

Clique no link para sua arquitetura e faça o download.

[]'s

ubunthu

Olá Tota!!

Deu certo. Mais uma vez muito obrigado!!!

Um abraço.

;D ;D ;D