Autor Tópico: Como ver os drivers instalados no Ubuntu 10.10  (Lida 15926 vezes)

Offline lucas_nc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Como ver os drivers instalados no Ubuntu 10.10
« Online: 19 de Janeiro de 2011, 14:00 »
Dae galera, sou novo no forum por ser um novo usuario de Ubuntu e estou precisando de alguma ajuda para usa-lo.

Eu instalei o ubuntu 10.10, ele até ta rodando, mas não consigo saber se todos os drivers tao instados direito, nem se eles tão instalados.
E alem disso não sei onde eu mudo a resolução, nem como faço pra instalar novos drivers se for necessario.

Bom... essa é a minha duvida, por favor me ajudem

As configurações do PC são:

Mobo ECS M825VXX
Processador Athlon Xp 1,2Ghz
Memória DDR 766Mb
VGA GeForce4 MX440
HD 40GB

Valeu
Abraços

Offline Dap300

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Como ver os drivers instalados no Ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2011, 14:19 »
Você não instala drivers. Ele é automatico.

Offline lucas_nc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como ver os drivers instalados no Ubuntu 10.10
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2011, 14:39 »
Mas tem que ter pelo menos um lugar pra que eu possa ter certeza que ta tudo instalado, aposto que se eu colocasse ele num hardware de 1995 ele num ia instalar automaticamente.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como ver os drivers instalados no Ubuntu 10.10
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2011, 15:01 »
Ola, drivers no Linux sao tbm chamados de "modulos" o comando lsmod é um programa bem trivial que formata o conteúdo do / proc / modules mostrando os módulos que estão actualmente carregados.

Com o lsmod você pode tbm verificar se o driver especifico de um dispositivo esta carregado ou nao, procure documentação a respeito, ha tbm o hwinfo que pode ser isntalado pelo synaptico, que vai dar uma visao geral do seu hardware.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2011, 15:04 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline gandaran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Ubuntu 16.04
    • Ver perfil
Re: Como ver os drivers instalados no Ubuntu 10.10
« Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2011, 15:18 »
Dae galera, sou novo no forum por ser um novo usuario de Ubuntu e estou precisando de alguma ajuda para usa-lo.

Eu instalei o ubuntu 10.10, ele até ta rodando, mas não consigo saber se todos os drivers tao instados direito, nem se eles tão instalados.
E alem disso não sei onde eu mudo a resolução, nem como faço pra instalar novos drivers se for necessario.

Bom... essa é a minha duvida, por favor me ajudem

As configurações do PC são:

Mobo ECS M825VXX
Processador Athlon Xp 1,2Ghz
Memória DDR 766Mb
VGA GeForce4 MX440
HD 40GB

Valeu
Abraços
quanto ao drivers da placa gráfica o ubuntu funciona muito bem com os drivers 'open source' mas como tem uma gráfica nvidia pode experimentar os drivers proprietários nvidia, actualize os pacotes de software (sudo apt-get update) depois ver em sistema » administração » Drivers Adicionais, se tem la algum driver nvidia disponível e só activar.