Autor Tópico: Guia Definitivo: Modem ONDA MSA110UP (Vivo)  (Lida 13510 vezes)

Offline bipenett

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Guia Definitivo: Modem ONDA MSA110UP (Vivo)
« Online: 15 de Janeiro de 2011, 12:58 »
Pessoal, eu já estive por horas pesquisando vários fóruns para tentar achar uma solução para fazer o meu mini-modem 3G "ONDA MSA110UP" ser instalado e ser configurado corretamente (fazê-lo funcionar, no geral).

Eu gostaria, porém, que criássemos um Guia DEFINTIVO para me auxiliar e auxiliar outros que possam procurar no Google por esta mesma dúvida, de como fazer funcionar o mini-modem "ONDA MSA110UP" no Linux (mais especificamente no Ubuntu, que é a distribuição mais popular do Linux no Brasil).

Para que este Guia seja de fácil compreensão, eu vou pedir a gentileza que aqueles que forem ajudar que escreva em forma de passo-a-passo (exemplo: Passo1-Acessar ou terminal e digitar xxxxx; Passo2-Ainda no terminal, digitar yyyyyy...)-e assim por diante.

Bom... é isso.. espero que todos tenham entendido o esprítio de coisa...

Obrigado a todos! Abraços.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Guia Definitivo: Modem ONDA MSA110UP (Vivo)
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2011, 13:18 »
Ola

Para começar este tutorial, você não acharia interessante postar todos os links que ja visitou, e também postar o que já fez e dar inicio ao tutorial?

Desculpe se posso parecer arrogante, não é absolutamente a intenção, mas esperar que outros façam aquilo que voce pretende fazer, sem dar o pontapé inicial, não me surge como uma boa idéia.

[]'s

Offline bipenett

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Guia Definitivo: Modem ONDA MSA110UP (Vivo)
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2011, 13:32 »
Sim. Na verdade eu venho por meio deste fórum solicitar ajuda de como eu posso instalar o meu mini-modem. Ainda não tenho a solução (nem parte dela, uma vez que fui descartando todas as páginas encontradas, por eu ter achado o conteúdo confuso).

Soh que como eu penso na comunidade, a solução deste meu problema pode ser a solução do problema dos outros.. por isso a sugestao de criamos um guia definitivo ("guia definitivo" reforça a ideia de que o tutorial deveria ser o mais completo, claro e objetivo possivel, mas nao significa que eu esteja com condicoes de participar da criaçao do tal guia com sugestao procedimentos, pq esta eh justamente a minha duvida)

um abraço a todos!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Guia Definitivo: Modem ONDA MSA110UP (Vivo)
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2011, 14:43 »
Ola

Primeiramente veja se seu modem abre com um pendrve e se existe uma pasta /linux la dentro.

Se existir, copie o conteudo para dentro de sua pasta de usuario.

Aproveite para ler e entender este link => http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/bb/viewtopic.php?t=542

E este => http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=74554.msg424246#msg424246

[]'s

Offline bipenett

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Guia Definitivo: Modem ONDA MSA110UP (Vivo)
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2011, 17:46 »
Sim. Eu já havia visto esses links antes. Porém são justamente links como esses que eu considero confuso. Por exemplo: no primeiro post do segundo link é falado o seguinte "Edite o arquivo /etc/resolvconf/resolv.conf.d/base e coloque lá as linhas "nameserver" que vc deseja usar". Pra começar, o post diz assim "Edite o arquivo /etc/resolvconf/resolv.conf.d/base e coloque lá as linhas "nameserver" que vc deseja usar." Se a pessoa não sabe editar, ela já se ferra ao tentar seguir esse primeiro movimento. Se a pessoa também não sabe o que como é "colocar lá as linhas nameserver", ele se daria mal também. Ou seja, se o cara que simplesmente não quer pagar 400 reais por um sistema operacional como Windows e prefere adquirir o Ubuntu mas não sabe sobre como editar via terminal, ele se dará muito mal para usar seu modem 3G. Já que o Ubuntu ainda não é igual ao Windows no sentido de fazer com que pelo menos 99% das alterações e instalações possam ser feitas em modo gráfico, há de se concordar que para aquele sujeito que quer apenas praticidade (e não complicações) com seu sistema operacional, seria necessário um pouco mais de esforço daqueles que ensinam para que possam passar a informação de forma mais clara possível. Já contei em posts aqui que o que realmente falta para o Ubuntu ficar pau-a-pau com o Windows é ele perder essa necessidade de ter vários procedimentos feitos através do Terminal, mas como isso ainda não é possível, pelo menos poderíamos facilitar colocando informações de fácil entendimento.

Perceba que a pessoa que escreveu aquele post leva em consideração que o usuário teria um conhecimento além do básico. E isto não basta para que possamos criar um Guia Definitivo. No meu conceito, um guia definitivo deve sugerir procedimentos de maneira tão fácil que até o seu ou meu avô poderiam realizar se os estivessem lendo. Entende?

Um abraço a todos.


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Guia Definitivo: Modem ONDA MSA110UP (Vivo)
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2011, 18:12 »
Bem,

Não tiro sua razão, mas se quer um guia definitivo para o Ubuntu, poderia ver se dentro do seu modem tem uma pasta / linux?

Fica mais fácil começar.

Ler o guia foca linux disponivel para download na rede também ajuda bastante.

Pra começar, o post diz assim "Edite o arquivo /etc/resolvconf/resolv.conf.d/base e coloque lá as linhas "nameserver" que vc deseja usar." Se a pessoa não sabe editar, ela já se ferra ao tentar seguir esse primeiro movimento. Se a pessoa também não sabe o que como é "colocar lá as linhas nameserver", ele se daria mal também.

Acredito que abrir um editor de textos com privilégios de root usando o comando em modo grafico
Código: [Selecionar]
gksudo geditdeva ser o minimo desejável a quem quer conhecer e estudar um novo sistema.

Você sabe configurar o automator no Mac OSx? Nem eu, que tenho um mac. Mas sem ler e aprender sobre ele, eu nunca vou poder utilizar.

Não estou criticando, mas apenas tentando dizer que é necessário uma curva de aprendizado para poder se atingir algum objetivo.

Então como exemplo, voltemos ao modem Onda:

Para fazer funcionar no Ubuntu, basta instalar o pacote usb-modemswitch e usb-modemswitch-data.

Instalar o pacote wvdial e alterar as configurações do modem como citado nos links.

Basta apenas isto. Ou, alternativamente, ver se tem uma pasta /linux na memoria do modem.

[]'s

Offline bipenett

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Guia Definitivo: Modem ONDA MSA110UP (Vivo)
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2011, 02:05 »
pouts... pior q eu fui ver e o modem nao estava mais sendo reconhecido pelo ubuntu.. qdo testei num windows tbem nao funcionou... vo ter q levar pra assistencia tecnica essa porcaria (alias.. quem estiver pensando em comprar este modem ONDA, desista.. eh um lixo.. terceira vez que dá problema)

os nossos procedimentos comigo vao ter ficar pra depois.. mas de qualquer forma, agradeco ao TOTA... e se alguem quiser continuar essa discussao, fique a vontade...  Um abraco a todos!