Recuperação de Arquivos no ubuntu 10.10

Iniciado por SIDARTA, 15 de Janeiro de 2011, 07:31

tópico anterior - próximo tópico

SIDARTA

Ola pessoal!!!  

Estou necessitando de uma grande ajuda de vocês. Sou novo no ubuntu e, ontem, estava configurando a rede para comunicação aqui no meu escritório com mais outras duas maquinas com ubuntu 10.10 e cometi um erro gravíssimo que foi o seguinte:

- na maquina da secretaria eu instalei o ubuntu da seguinte maneira uma partição para / , outra para /home. então  fui adicionar usuários para  configuração do samba no caminho sistema > administraçao > usuários e grupos. la existiam se não me engano o usuário secretaria e mais outros dois que  não me lembro o nome. o que eu fiz foi  deletar estes dois que eu não sabia o nome. o resultado foi perdi todos os arquivos que estavam na pasta /home. e arrumei uma encrenca do tamanho do mundo com a secretaria.
a duvida e a seguinte como recuperar estes arquivos? no ruindows quando acontecia erros deste tipo era só rodar o RECUVA que dava para salvar quase tudo. E aqui no ubuntu e possível? se positivo passem o passo a passo pelo amor de Deus.  ???

phaleixo

No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

SIDARTA

ola. Obrigado pelo dica.

eu usei o photorec cara ele recuperou muita coisa. agora to fazendo uma filtragem para ver o que da para organizar
voce ja tentou o extundelete? ele funciona bem?

SIDARTA

Seguinte galera usei  o  photorec. e ele recuperou simplesmente todos os arquivos que foram deletados.  o unico inconveniente e que ele no faz a separaçao em pastas segundo a extensao dos arquivos o que torna um pouco lenta a tarefa de separa-los. Mas nada que a ferramenta de busca do nautilus nao resolva.

Para usa-lo voce pode baixar pela central de programas do ubuntu com o seguinte nome tstdisk. mande instalar. apos abra o terminal Aplicativos > Acessorios > terminal e digite $ sudo photorec. meu é super intuitiva a interface de usuario doprograma. so seguir os passos definir qual partiçao vc quer recuperar e onde salvar o arquivo confirmar e pronto. so aguardar que ele recupera tudo. ha os arquivos sao  salvos com outros nomes portanto use o  nautilus para buscar pela extensao ex . digite na barra de busca .jpg que vai aparecer  todos arquivos recuperados com esta extensao.

para nao juntar muito lixo na recuperaçao selecione no photorec as principais extensoes que deseja salvar ex: doc, pdf jpg, png, zip(os arquivos odf voltam como zip), e algum outro que deseja.  valeu e ate mais.