Leigo em Software livre

Iniciado por lucasps91, 02 de Janeiro de 2011, 15:20

tópico anterior - próximo tópico

lucasps91

Boa tarde à todos,
de 2 dias para cá, venho pensando em começar a usar software livre, e por não ter conhecimento algum na área resolvi pesquisar sobre o básico.
Ainda assim, me sinto perdido pois é muita informação, estou levando os guias "foca" e algumas paginas do ubuntued para ler com calma em casa.
Como não tenho internet em casa, deixei baixando o linux enquanto leio sobre e procederei anoite ou talvez amanhã com a instalação, caso minha dúvida me seja esclarecida.
O meu principal 'medo' é, eu comecei a montar um computador e como não tinha tempo, usava o windows xp sp2 com os drivers da placa mãe e periféricos normalmente instalados com o cd da asus, porém, de uns tempos para cá quando eu instalei o windows 7 x64 tive de baixar todos drivers de novo, assim levando quase 1 ano para o computador ficar 'redondo' como dizem.
Hoje uso ele com muita satisfação, mais o software pago, e além dele o pirata, são um pesado fardo para mim.
Gostaria de descomplicar, me livrar do windows, porém não perder toda compatibilidade que me custou para configurar.
Meu hardware é relativamente novo (caso alguém precise saber a configuração eu posto).
Outra coisa é que eu também não me sinto bem navegando na internet com o windows, eu vejo como uma necessidade instalar o ubuntu para poder colocar internet em casa.
Antes de procurar saber sobre o ubuntu, fui ao site da asus e vi que a microsoft domina no software disponível para minha placa mãe, havendo apenas 1 aplicativo de "utilidades" que é o Express Gate Source code version 1.4.6.X and earlier versions, eu entendo inglês e tenho conhecimento prático com computadores, trabalhei dois anos administrando uma lan house, tenho disposição para aprender caso convenha, e no caso, à mim, convém.

Abraço,
Lucas Pitta

Ioca100

Bem-vindo ao fórum, quanto aos drivers de hardware não precisa se preocupar, pois, no Linux eles vêm no sistema(kernel), caso precise de alguns proprietários é bem fácil instalá-los , indo nas configurações do sistema, no setor drivers de hardware e aplicar.Quanto à conexão na internet, se for adsl é só criar um discador com o comando: sudo pppoeconf  no terminal e se não for desse modo, na ocasião você pesquisa no fórum ou crie um tópico se não entender.
Existe ainda o modo de você instalar o Ubuntu ao lado do Windows(dual boot), também no fórum existe explicativo, caso precise.
Leia:   http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,168.0.html
Boa sorte!
Usuário Linux- 449417

Yarwinish

Experimenta iniciar o Ubuntu a partir do Live-CD, sem instalá-lo no seu HD.

Dentro do sistema operacional, abra o terminal e digite

lspci

Esse comando vai mostrar quais partes do seu hardware foram detectadas pelo sistema operacional. Caso esteja tudo ok, pode instalar o Ubuntu sem problemas. Aqui no meu computador ele simplesmente detectou tudo.

Inicialmente, como o colega acima sugeriu, recomendo instalar o Ubuntu em dualboot com o Windows, por questões de adaptação. Eu mesmo uso dual boot e o Windows está lá ... abandonado faz um tempão.

E em relação à internet não é mais preciso utilizar o sudo ppoeconf. Isso é coisa de versões anteriores. Dá para configurar tudo pela interface gráfica.

Ioca100

"E em relação à internet não é mais preciso utilizar o sudo ppoeconf. Isso é coisa de versões anteriores. Dá para configurar tudo pela interface gráfica."
É verdade colega, é que sou da antiga e sempre faço deste modo, hehehe.
abs.
Usuário Linux- 449417

jkmsjq

Citação de: Ioca100 online 02 de Janeiro de 2011, 15:56
Existe ainda o modo de você instalar o Ubuntu ao lado do Windows(dual boot), também no fórum existe explicativo, caso precise.
Leia:   http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,168.0.html
Boa sorte!

CitarYarwinish
Inicialmente, como o colega acima sugeriu, recomendo instalar o Ubuntu em dualboot com o Windows, por questões de adaptação.

Ola lucasps91, bom dia e feliz ano novo...!!!

Sou contrário a instalação de qualquer versão de um GNU/Linux em dual boot com qualquer outro S.O. Por quê isso? Porque GNU/Linux é diferente de Windows ou Mac, e a melhor forma de você se acostumar com algo novo é entrar de cabeça nessa coisa nova e procurar aprender, se não a parte avançada, pelo menos a parte básica.
Digo isso por experiência própria. Meu primeiro contato com o Linux eu não consegui instalar uma simples impressora, se tivesse instalado em dua boot o Windows teria desistido de tentar aprender a instalar no Linux e ficaria na mesmice do Windows...

Então lucasps91, na minha opinião, se joga de cabeça no Linux e seja feliz de verdade...

As dificuldades acontecerão com certeza... mas a comunidade Ubuntu é receptiva e sempre pronta a querer ajudar à todos aqueles que precisam e buscam ajuda por aqui no fórum!

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

lucasps91

Sim, como disse o colega jkmsjq, eu entrei de cabeça, eu salvei uns dados em um hd que consegui esses dias e formatei o meu hd.
Quanto à formatação e as partições, li em um forum, no ubuntued acho, que o autor do artigo dizia que criou uma partição de 10gb para o sistema, uma de 2gb para swap (no caso o dobro do tamanho da memória ram) e o resto disponível para backup. Anteriormente usava meu windows 7 x64 ultimate instalado em uma partição de 175gb e outra partição de 755gb para backup, porém ontem ao procurar por erros na partição maior, ele demorou muito e eu percebendo que realmente era muito grande inutilizei parte dela, na verdade, apaguei todas partições e fiz 3 novas, a do sistema com 32gb, a de swap com 8192mb, e uma para backup e meus arquivos com 500gb.
acham que procedi bem?
e outra coisa, no windows o meu hd do sistema ficava bem limpo, eu quase não tinha programas instalados, aproximadamente 12gb e não tinha jogos nem nada, portanto eu usava ele só o S.O. e acessava meus arquivos na outra partição por meio de atalhos (mudei o caminho da pasta de Meus documentos, minhas musicas, minhas imagens e outros para o "segundo" HD (outra partição), porém no Ubuntu não achei nada disso, não sei se seria útil eu manter a partição do sistema livre como fazia no windows, e como estou para 'receber' músicas que deixei baixando na casa da minha vó e vou buscar quando tiver mais tempo (aproximadamente 50gb de música, não me lembro ao certo) não caberia junto ao sistema.
Tem como eu configurar atalhos como fazia no windows? ou pelo menos uma solução parecida de alguém que conheça bem o Ubuntu?
eu ainda não fuçei tudo, configurei tudo que se tem para fazer na aba sistema, agora só falta internet para eu atualizar umas coisas, como mp3 que eu ainda não ouço...
agora estou saindo, depois entro e trago mais alguma dúvida.
Desde já, muito obrigado pela atenção de todos.
Abraços.

Ioca100

Para ouvir os mp3, vá em aplicativos>central de programas do Ubuntu>procure e instale o pacote   Ubuntu restricted extras  , penso que não vai precisar de estar conectado, mas não tenho certeza, testa aí para ver.
Usuário Linux- 449417

lucasps91

Mais uma questão, recebi um cd-aula em flash, para rodar no windows, mas não quero criar uma partição para estudar a menos que precise.
ouvi falar do wine, mas não sei oque é ao certo, ainda não tive tempo de estudar o ubuntu, estou sem tempo.
gostaria de saber se com o wine eu conseguiria ver a animação em flash, e onde baixar, contando o fato de que não tenho internet, teria de baixar e levar em um pen drive para casa.
Obrigado mais uma vez.

Mikael

Citarapaguei todas partições e fiz 3 novas, a do sistema com 32gb, a de swap com 8192mb, e uma para backup e meus arquivos com 500gb.
acham que procedi bem?
e outra coisa, no windows o meu hd do sistema ficava bem limpo, eu quase não tinha programas instalados, aproximadamente 12gb e não tinha jogos nem nada, portanto eu usava ele só o S.O. e acessava meus arquivos na outra partição por meio de atalhos (mudei o caminho da pasta de Meus documentos, minhas musicas, minhas imagens e outros para o "segundo" HD (outra partição), porém no Ubuntu não achei nada disso, não sei se seria útil eu manter a partição do sistema livre como fazia no windows, e como estou para 'receber' músicas que deixei baixando na casa da minha vó e vou buscar quando tiver mais tempo (aproximadamente 50gb de música, não me lembro ao certo) não caberia junto ao sistema.

32 gb na minha opinião são mais que o dobro necessário pra ter vários softwares instalados que vc provavelmente nem vai usar. Eu mesmo nunca cheguei a usar mais que 9. Uma dúvida vc só instalou a partição / (raiz) e deixou uma partição não montada ou o resto do hd vc fez uma partição /home? pois se vc fez partição /home não precisa configurar atalhos nenhum pois o Ubuntu já monta e vê perfeitamamente a partição e vc pode por o que quiser nela.
Quanto ao WINE (Wine Is Not Emulator) é um programa muito bom que faz várias aplicações Windows funcionarem em GNU/linux eu recomendaria baixar pelos repositorios mas como vc tá sem net em casa vá no site oficial do projeto (http://www.winehq.org/) e procure pela versão ubuntu para baixar o pacote .deb

jkmsjq

Citação de: lucasps91 online 09 de Janeiro de 2011, 18:48
Mais uma questão, recebi um cd-aula em flash, para rodar no windows, mas não quero criar uma partição para estudar a menos que precise.
ouvi falar do wine, mas não sei oque é ao certo, ainda não tive tempo de estudar o ubuntu, estou sem tempo.
gostaria de saber se com o wine eu conseguiria ver a animação em flash, e onde baixar, contando o fato de que não tenho internet, teria de baixar e levar em um pen drive para casa.
Obrigado mais uma vez.

Tenho um CD-ROM do Inkscape e ele foi elaborado na forma de Flash para ser visualizado no Windows, para assistir eu simplesmente copiei os arquivos .flv para a pasta /Home/Usuário/Video, tive que ter apenas instalado o plugin Flash (que no meu caso uso o plugin no-free) e consigo assistir sempre que necessito... não acho necessário ter que utilizar com o Wine... mas gosto não se discute...!!!

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Mikael

CitarTenho um CD-ROM do Inkscape e ele foi elaborado na forma de Flash para ser visualizado no Windows, para assistir eu simplesmente copiei os arquivos .flv para a pasta /Home/Usuário/Video, tive que ter apenas instalado o plugin Flash (que no meu caso uso o plugin no-free) e consigo assistir sempre que necessito... não acho necessário ter que utilizar com o Wine... mas gosto não se discute...!!!

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!

Ótima dica mas a vantagem de instalar o wine é que ele serve para outras coisas...

lucasps91

Muito Obrigado pela explicação de vocês,
já clareia minhas idéias sobre o que fazer.
meu computador está caminhando a cada domingo, pois é o dia que eu posso trazer meu gabinete na lan-house após ferchar e usar a internet sozinho, esse domingo que se passou instalei o wine e mais algumas coisas, como também fiz alguns procedimentos que li em um tópíco aqui sobre deixar o ubuntu melhor, atualizando kernel e instalando alguns aplicativos.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda de vocês, qualquer outra dúvida eu procurarei me virar.
Pode dar-se por encerrado este tópico.

clodoaldops

Tutorial de Ubuntu do GDH, ideal para iniciantes

Este tutorial escrito pelo MORIMOTO está repleto de dicas "quentes" pra quem está iniciando no Ubuntu Linux.

Parte 1: Esta primeira parte do tutorial fala sobre as várias opções de instalação do sistema, incluindo as opções de instalação através do alternate CD e instalação dentro da partição do Windows (http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu/)

Parte 2: Esta segunda parte do tutorial é dedicada a destrinchar a configuração do Ubuntu após a instalação, incluindo a personalização do Gnome, utilitários de configuração e outras opções de personalização do sistema (http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu2/).

Parte 3: Esta terceira parte aborda a instalação de codecs, drivers e outros pacotes adicionais, as atualizações do sistema e o gerenciamento de pacotes, configuração de impressoras, configuração da rede e outras opções de administração do sistema (http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu3/).

Holmes

Citação de: lucasps91 online 02 de Janeiro de 2011, 15:20
Boa tarde à todos,
de 2 dias para cá, venho pensando em começar a usar software livre, e por não ter conhecimento algum na área resolvi pesquisar sobre o básico.
Ainda assim, me sinto perdido pois é muita informação, estou levando os guias "foca" e algumas paginas do ubuntued para ler com calma em casa.
Como não tenho internet em casa, deixei baixando o linux enquanto leio sobre e procederei anoite ou talvez amanhã com a instalação, caso minha dúvida me seja esclarecida.
O meu principal 'medo' é, eu comecei a montar um computador e como não tinha tempo, usava o windows xp sp2 com os drivers da placa mãe e periféricos normalmente instalados com o cd da asus, porém, de uns tempos para cá quando eu instalei o windows 7 x64 tive de baixar todos drivers de novo, assim levando quase 1 ano para o computador ficar 'redondo' como dizem.
Hoje uso ele com muita satisfação, mais o software pago, e além dele o pirata, são um pesado fardo para mim.
Gostaria de descomplicar, me livrar do windows, porém não perder toda compatibilidade que me custou para configurar.
Meu hardware é relativamente novo (caso alguém precise saber a configuração eu posto).
Outra coisa é que eu também não me sinto bem navegando na internet com o windows, eu vejo como uma necessidade instalar o ubuntu para poder colocar internet em casa.
Antes de procurar saber sobre o ubuntu, fui ao site da asus e vi que a microsoft domina no software disponível para minha placa mãe, havendo apenas 1 aplicativo de "utilidades" que é o Express Gate Source code version 1.4.6.X and earlier versions, eu entendo inglês e tenho conhecimento prático com computadores, trabalhei dois anos administrando uma lan house, tenho disposição para aprender caso convenha, e no caso, à mim, convém.

Abraço,
Lucas Pitta

tem o "Guia de Sobrevivência" e o "Guia Foca", que estão aqui:

http://tales.linuxhard.org/documentos ...
http://www.guiafoca.org/?page_id=51

são interessantes e vale a pena dar um olhadinha neles!

vlw fwi, Holmes 8)
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

platao

Ola otimas dicas Holmes(Viva:)) aqui tbm tem um tuto muito bem feito para deixar o seu Ubuntu pronto para uso alem de uma ISO ja customizada;

http://hamacker.santhanna.net/?page_id=2139
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997