Desinstalei o root

Iniciado por jlvanjos, 02 de Janeiro de 2011, 13:23

tópico anterior - próximo tópico

jlvanjos

Olá, como acontece com todo usuário iniciante do ubuntu 10.10 acabei dando bobeira. Vou explicar tudo desde o começo.
Primeiramente o que eu queria era habilitar o root, sendo assim, digitei "$ sudo passwd root" com o cifrão mesmo no terminal. Daí apareceu uma mensagem dizendo que eu deveria criar o diretório, então criei e ele pediu a senha e me notificou que precisave de uns 190 Mb de espaço livre. Então eu aceitei tudo. O problema é que após reiniciar o pc ele ainda não me permitia entrar como root, e no terminal aparecia alguma coisa com uma espécie de logo escrito "bem vindo ao root 5.01". Não tenho muita certeza das mensagens, estou tentando me lembrar. Bom, mas o fato é que abri o synaptc e desinstalei um root que me parecia ser o tal instalado. Reiniciei o computador e aí surgiu a desgraça: O ubuntu reiniciou entrando direto no ubuntu, sem a tela de login, sem o dock, sem barra de tarefas, sem menu, sem configurações, sem entrar na rede, sem nada, só com os ícones que já estavam na área de trabalho. Fui tentar resolver usando uns comandos de recuperação de Grub, mas também não resolveu. Queria saber se tem como eu voltar para o ubuntu como estava. O Windows tem recuperação, não é possível que o linux não tenha.

Aguardo respostas

jlvanjos

Ah, havia me esquecido, também após tentar restaurar o grub o computador entrava só em uma tela preta (DOS) e não no SO. Daí tive que usar o cd do ubuntu para tentar mexer

libonati

Olá jlvanjos. Acho o que você queria éra isto:
sudo su
<login de seu usuário>

Agora você tem poderes de super usuário e pode criar a senha de root
passwd
<crie a senha> <confirme senha>
Comande exit para sair do root
No terminal deverá ver o prompt "$" e finalmente confirme se conseguiu fazer a senha de root
su
<senha que criou para root>
No terminal o prompt ficará assim "#" indicando que a operação foi executada com êxito.

jlvanjos

Valeu cara, mas não é este o problema. Não consigo sequer abrir um terminal, não tenho essa opção. Por via das dúvidas entrei em "recovery mode" e tentei digitar esses comandos (a esta altura estou aceitando qualquer ajuda), mas nada..

jlvanjos

Detalhe, eu já sou root. Quando entro pelo recovery mode e digito a senha de root aparece "root@J:~#. Acho que é isso.

libonati

Bom não sei o que você fez mas pode começar tentando corrigir a partição usando o live cd:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,77213.msg429556.html#msg429556
Se não der certo reinstale o xserver-xorg.