Autor Tópico: (Resolvido) Internet 3G no Ubuntu  (Lida 5406 vezes)

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
(Resolvido) Internet 3G no Ubuntu
« Online: 31 de Dezembro de 2010, 13:03 »
Boa Tarde para Todos!

Estou pensando em assinar internet 3G da Vivo ou Claro em subsituição ao meu atual Velox. Gostaria de saber da compatibilidade com o Ubuntu do 3G da Vivo e da Claro em relação ao Ubuntu 10.10. Funciona normal? Algum modem é melhor para Linux? Alguma recomendação em especial?

Obrigado a todos que responderem.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2011, 18:01 por InfoMan »
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet 3G no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2010, 14:42 »
Não depende da operadora, e sim do modem. Alguns são muito fáceis de configurar (Sony MD300, Onda MSA405HS, Huawei E220), outros dão muita dor de cabeça (ZTE MF110).

Eu já usei o serviço da Claro com um Sony MD300, atualmente uso o serviço da Tim com um modem Onda MSA405HS. Dentro do que eu esperava dos serviços, não tenho nada do que reclamar (ou seja, levando em conta as limitações de cada serviço, eles fizeram o que eu esperava).

Só uma dica... dependendo da sua conexão velox atual, pode não valer a pena a troca, nem em termos financeiros, nem de serviço.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Internet 3G no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2010, 14:48 »
Zekkerj:

Muito obrigado pela resposta. Era isso mesmo que eu queria saber.

Estou pensando em fazer a troca devido a necessidade de mobilidade que o 3G proporciona e também porque estou usando muito pouca internet ultimamente. Assim sendo, acho que o custo benefício vai compensar sim. Muito obrigado pela sua atenção.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet 3G no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 31 de Dezembro de 2010, 14:59 »
Se o objetivo é mobilidade, então com certeza o serviço 3G é imprescindível. Mas não deixe de comparar os custos dos planos, OK?

Boa sorte com sua nova conexão, qualquer problema já sabe onde pedir ajuda.

PS: Não sei se essa já era sua idéia, mas ajuste sua conexão 3G antes de se desfazer do velox, assim vc tem uma conexão auxiliar pra baixar qualquer pacote que precise.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Internet 3G no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:03 »
Zekkerj:

Com relação ao custo em Reais dos Planos, financeiramente vai ser pouca diferença. Pago R$ 120,00 (Velox 600 + 20,00 de Provedor). Tanto a Vivo quanto a Claro têm planos de 4 GB e 5GB (respectivamente) que estão na faixa dos R$ 120,00. Nos dois casos o minimodem é gratuito. A Claro está com uma promoção de 30% de desconto por um ano, o que está fazendo com que eu tenha idéia de assinar a Claro, além da franquia maior (5 GB contra 4 GB da Vivo).

Você disse para ajustar a conexão antes de desfazer do Velox. Como faço isso?

Mais uma vez, obrigado pela atenção.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet 3G no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2010, 18:09 »
"Ajustar a conexão" => instalar todos os pacotes, fazer todas as configurações necessárias pra por o minimodem pra funcionar. Afinal, é muito mais fácil quando vc já tem acesso internet.

PS: Tem Tim aí? Eu pago R$90,00 no plano InfinityWeb (pós-pago). 600Kbps com 4GB de franquia; como vc usa Velox hoje, presumo que não está em São Paulo, onde a Tim fede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: Internet 3G no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2010, 18:16 »
Cara, olha só. Neste momento estou conectado via 3G da Vivo com o modem Aiko 82D e funciona perfeitamente. É só espetar o bicho no USB e o Ubuntu já reconhece de cara. Vc só tem que ficar ligado quanto a cobertura 3G de cada operadora. A da Vivo abrange uma área infinitamente maior do que a da Claro e do que todas as outras. É melhor ter 4Gb e poder se deslocar para mais lugares com seu modem, do que ter 5Gb e ficar limitado, até pq de 4 pra 5Gb não é tanta diferença quanto é de 1Mb pra 1Gb.

Resumindo: com os 4Gb da Vivo vc vai navegar feliz e tranquilo por muito mais lugares do que com os 5Gb da Claro, já que a questão maior é a mobilidade e área de cobertura 3G. Tenho apenas 1 chip que uso no celular e no modem e pago R$ 119,00 pelo plano.
Usuário GNU/Linux #478164

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Internet 3G no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2010, 20:04 »
PS: Tem Tim aí? Eu pago R$90,00 no plano InfinityWeb (pós-pago). 600Kbps com 4GB de franquia; como vc usa Velox hoje, presumo que não está em São Paulo, onde a Tim fede.

Aqui tem TIM sim. Nunca usei os serviços dela, pois minha operadora é a Vivo.  Vou dar uma olhada nos planos da TIM pois o preço que citou está interessante sim. Gostaria de pegar 1 Mega de velocidade, mas de repente até compensa 600 Kbps. Não sou de São Paulo. Sou de Minas Gerais.



Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Internet 3G no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 31 de Dezembro de 2010, 20:07 »
Cara, olha só. Neste momento estou conectado via 3G da Vivo com o modem Aiko 82D e funciona perfeitamente. É só espetar o bicho no USB e o Ubuntu já reconhece de cara. Vc só tem que ficar ligado quanto a cobertura 3G de cada operadora. A da Vivo abrange uma área infinitamente maior do que a da Claro e do que todas as outras. É melhor ter 4Gb e poder se deslocar para mais lugares com seu modem, do que ter 5Gb e ficar limitado, até pq de 4 pra 5Gb não é tanta diferença quanto é de 1Mb pra 1Gb.

Resumindo: com os 4Gb da Vivo vc vai navegar feliz e tranquilo por muito mais lugares do que com os 5Gb da Claro, já que a questão maior é a mobilidade e área de cobertura 3G. Tenho apenas 1 chip que uso no celular e no modem e pago R$ 119,00 pelo plano.

Muito obrigado pela sua opinião. Realmente estarei considerando usar o 3G da Vivo sim, até porque já é minha operadora de Celular. Me explica uma coisa: você disse que tem um chip apenas que usa no celular e no modem. O mesmo chip você usa para navegar no celular e no modem 3G? Quando o celular tem acesso a redes 3G consigo navegar por ele? Como faço neste caso?

Obrigado pela atenção.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: Internet 3G no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2011, 22:25 »
Cara, olha só. Neste momento estou conectado via 3G da Vivo com o modem Aiko 82D e funciona perfeitamente. É só espetar o bicho no USB e o Ubuntu já reconhece de cara. Vc só tem que ficar ligado quanto a cobertura 3G de cada operadora. A da Vivo abrange uma área infinitamente maior do que a da Claro e do que todas as outras. É melhor ter 4Gb e poder se deslocar para mais lugares com seu modem, do que ter 5Gb e ficar limitado, até pq de 4 pra 5Gb não é tanta diferença quanto é de 1Mb pra 1Gb.

Resumindo: com os 4Gb da Vivo vc vai navegar feliz e tranquilo por muito mais lugares do que com os 5Gb da Claro, já que a questão maior é a mobilidade e área de cobertura 3G. Tenho apenas 1 chip que uso no celular e no modem e pago R$ 119,00 pelo plano.

Muito obrigado pela sua opinião. Realmente estarei considerando usar o 3G da Vivo sim, até porque já é minha operadora de Celular. Me explica uma coisa: você disse que tem um chip apenas que usa no celular e no modem. O mesmo chip você usa para navegar no celular e no modem 3G? Quando o celular tem acesso a redes 3G consigo navegar por ele? Como faço neste caso?

Obrigado pela atenção.

Sim, como meu celular não tem wi-fi, pedi para cadastrarem meu plano de dados de acesso a internet, ao chip da minha linha de celular que eu já tinha. Com isso, quando o chip tá no celular, acesso a internet e quando tá no modem, plugo no notebook e uso a internet. Mas se eu estiver usando o chip no modem, obviamente meu celular estará desligado. Na maioria das vezes quando navego pelo notebook, estou em casa e meu celular não precisa estar ligado. Um dia ainda vou tentar colocar o chip no celular e plugar o celular direto no notebook pra ver se consigo acessar a internet. Assim, o celular ficará ligado. Ainda não sei se dá certo...
Usuário GNU/Linux #478164

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Internet 3G no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2011, 23:12 »
Léo Pinto:

Muito obrigado pela sua atenção e resposta. Realmente esclareceu minha dúvida. Valeu.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/