Ubuntu 10.10 - como instalar

Iniciado por mkleber, 30 de Dezembro de 2010, 19:47

tópico anterior - próximo tópico

mkleber

Tópico atualizado em: 05/01/2011 - alterações em Laranja

Bom, muita gente gostaria de usar o Ubuntu, ou já usa outras versões mais antigas. O presente tutorial tem a finalidade de ajudar a fazer uma instalação limpa e dinâmica, com um particionamento inteligente.
O mesmo está sujeito a alterações.

Pegando a imagem
site: http://www.ubuntu.com/desktop
Aqui é possível escolher a imagem que melhor lhe sirva. Se você tem um processador que rode a 64bits, pegue a versão de 64, se você tem um computador que rode a 32, pegue o de 32.
Só lembrando que Um computador de 64 bits pode rodar a imagem de 32, já um de 32 não rodará a de 64 apresentando uma mensagem de erro.

A imagem (ISO) pode ser instalada de um pendrive ou de uma mídia virgem (CD para imagens de 700 Megas ou um DVD para imagens de 4.1 GB). A imagem do DVD e a do CD contém os mesmos aplicativos, o que muda entre elas é que no DVD ele já vem com pacotesde de diversas linguagens adicionais (coreano, russo, malaio, etc). Para o português_br a maior parte já está inclusa, o que falta ele baixa depois. Na minha opinião, na relação de tempo / benefício, vale mais baixar a imagem CD-Desktop.

Salvando a Imagem
Para gravar a imagem se você está dentro do Linux basta usar o Brasero ou outro aplicativo de sua preferência na opção abrir / salvar imagem. No Windows basta usar o Nero ou outro programa de sua preferência para abrir / salvar imagem.

Instalando
É necessário colocar a midia para pronto uso no leitor. Supondo que você gravou em CD e colocou o mesmo no leitor, dê o boot por ele. Essas configurações podem ser alteradas na BIOS do seu micro.

Ao iniciar ele mostrará a tela padrão de carregamento
http://img843.imageshack.us/i/82627032.png/

Agora role a barra (1) e escolha o idioma, depois clique no instalar o Ubuntu (2). A opção "experimentar o ubuntu" apenas vai carregar o sistema na RAM (as vezes fica bem demorado), e ao desligar o sistema terá ido embora. A única vantagem é para verificar se todos os drivers carregam direitinho, como uma placa wireless, som, mouse, impressora, etc. Sendo que o procedimento para instalação será bem parecido, pois depois de carregar ele cria um ícone no Desktop (área de trabalho) com a opção instalar Ubuntu, sendo os demais passos idênticos.

O sistema irá verificar se os requisitos mínimos estão presentes (1), como "opcionais" é possível na hora da instalação fazer as atualizações (2) e colocar codecs para mp3 entre outros (3). Recomendo escolher as duas opções. Avançar.
http://img820.imageshack.us/f/80858026.png/

Particionando o disco
Esse passo é um dos mais importantes. Particionar é dividir o disco em partes. Se a divisão for mal feita, provavelmente surgirão problemas futuramente. Portanto se possível a melhor coisa seria começar um disco do ZERO. Se não for possível é interessante manter o padrão de formatação que apresentaremos a seguir. Qualquer que seja o caso escolha "especificar particionamento manual"

http://img836.imageshack.us/i/97702382.png/

Se o disco estiver VAZIO escolha a opção adicionar nova tabela de partição, ele vai pegar e deixar o disco presente montado (será mostrado e estará pronto para uso).
http://img820.imageshack.us/i/58159530.png/



Recomendo a leitura do tópico: Tunando o ext4 para Desempenho! - Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro! http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,71611.0.html

mkleber

#1
Vai surgir uma advertência para ver se você deseja continuar com o procedimento e usar o disco inteiro, continue.
http://img602.imageshack.us/f/69515527.png/

Será mostrado então o disco já com o espaço disponível e o nome que ele receberá para o sistema. Esse nome no Windows é tradicional como "C:" "D:", etc. No Linux ele nomeia como o tipo de disco (um disco rígido IDE "hd" hard-disk recebe o nome de hd) um disco rígido SATA recebe o nome SD (sata disk). Este nome é seguido pelo indicativo da partição (a,b,c, - quantos forem os discos), para um único disco sata ele mostrará "sda". PAra se referir a uma partição criada ele indicar o número da partição, ex.: sda1 (significa o disco SATA A na partição 1), sdb3 (significa um disco SATA B na partição 3).

Logo abaixo do disco, ele mostra o espaço livre, clique nele, e clique no adicionar. Ele vai te permitir pegar o espaço livre e moldar como você quiser para a instalação.

http://img251.imageshack.us/f/73843562.png/

Agora vamos montar TRÊS partições diferentes.
A primeira será para o SWAP ou área de troca de memória, ela funciona carregando informações para ajudar a memória RAM. Não vamos nos aprofundar nesse momento de quanto seria o necessário. Muitos dizem que o dobro do que temos de RAM é suficiente e mais do que 2GB não seria útil, portanto para ficar "bom" eu aconselho deixar como 2GB.

http://img43.imageshack.us/f/31873439.png

Deixe como partição primária, no início do disco, mude o tamanho para 2000 (2GB), na opção "use as" escolha aŕea de troca SWAP, clique ok.

http://img713.imageshack.us/f/34159657.png/

Ele mostrará como o disco (sda) está atualmente, ou seja, o espaço livre existente, e as partições existentes. No nosso exemplo temos um partição SWAP criada apenas (sda1 - swap).

http://img3.imageshack.us/f/80762430.png/

A segunda partição é aonde vamos instalar o sistema operacional. Nesta partição é que ficarão armazenados os programas, games, etc. Desse modo é importante um tamanho razoável segundo a sua necessidade. Acho que para um usuário comum que não pretende instalar muita coisa nem muitos jogos, deixar com 10GB é um ótimo tamanho. Clique em espaço livre para pegarmos uma parte dele, clique em adicionar.

Ele vai criar a partição como lógica, clique no tamanho e coloque o que você achar melhor, eu sugiro 10000 (10GB). Deixar no início, ou seja ele vai colocar no início do espaço vazio, bem ao lado de onde terminou a partição anterior, ficando tudo junto e na sequÊncia. Vamos escolher no "use as" o sistema de arquivos "ext4" que é o mais moderno e seguro. O "mount point" é aonde ele vai montar essa partição e seus arquivos, aqui vamos colocar o "/" ou seja, é o root (raiz), é o diretório a partir do qual todos os outros serão montados. OK.

http://img714.imageshack.us/f/78461539.png/

Agora ele vai voltar e mostrar que ao lado da sda1 (swap) temos a sda2 (partição raiz). Em seguida vamos clica em cima do espaço livre e clicar no adicionar.

http://img710.imageshack.us/f/26003025.png/

A terceira partição é o PULO DO GATO. Os usuários de Windows, possuem uma pasta chamada Meus Documentos (Documents Settings), o linux possui um diretório (pasta) chamada HOME (lar / casa). Tanto no Windows quanto no  Linux, se esta "pasta" estiver na mesma partição que o sistema operacional, eventualmente quando você tiver que formatar o sistema para correção ou para atualização, terá que efetuar backup às pressas para não perder seus dados. Aqui nós vamos criar essa pasta HOME em outra partição, assim todos os seus dados e configurações estarão salvos se você precisar formatar o micro.

Aqui vamos deixar no início, ou seja ele vai colocar no início do espaço vazio, bem ao lado de onde terminou a partição anterior, ficando tudo junto e na sequÊncia. Vamos escolher no "use as" o sistema de arquivos "ext4" que é o mais moderno e seguro. O "mount point" é aonde ele vai montar essa partição e seus arquivos, aqui vamos colocar o "/home" ou seja, é o lar / casa dos usuários.

Ao terminar esta fase ele ficará com essa aparência:
http://img87.imageshack.us/f/98124853.png/

É só clicar no instalar agora.

mkleber

Agora que o disco está pronto o Ubuntu vai começar a criar a estrutura de arquivos e copiar os arquivos para ela. Você deve escolher uma timezone (fuso horário) clicando em cima do País / Estado. Clicando no avançar depois.
http://img191.imageshack.us/f/69812593.png/

Agora devemos escolher o teclado. A maioria dos teclados de micros de mesa (desktops) utilizam o padrão ABNT2 que no linux é visto como Brazil - Brazil, para testar se está funcionando digite os caracteres especiais "ç" "é" "ó" para ver se aparecem direitinho. Para teclados de notebooks, geralmente é usado o padrão EUA - International, EXCETO se o seu notebbok for nacional e vier com a tecla "ç" direto nele, dai vc usa o padrão Brazil nativo for USA keyboards. Depois de escolher clica no avançar.

http://img689.imageshack.us/f/29379271.png/

Agora serão preenchidos: o nome do usuário, o nome do computador, o nome do seu usuário. PAra a senha tem uma dica importante: se você for usar em um ambiente com outras pessoas e precisa de privacidade faça uma senha forte usando ao menos uma letra maiúscula e uma minúscula, números e caracteres com shift. Agora saiba que: toda vez que o Ubuntu for instalar um programa ou altarar uma permissão ele vai te pedir essa senha, portanto senha muito grandes ou complicadas podem atrapalhar a sua vida. Se o micro for usado com outras pessoas é interessante deixar a opção de "solicitar minha senha para entrar", caso só você use, escolha a opção "iniciar sessão automaticamente". Ok, e se hoje só vc usa, mas amanhã precisar criar outro usuário? é bem simples, e em outro tutorial mostraremos como fazer.

http://img689.imageshack.us/f/48618959.png/

Nesse meio tempo os arquivos foram copiados. A demora varia conforme capacidade da sua máquina e CONEXÃO com a internet, isso mesmo! Lembra que pedimos para fazer as atualizações e instalar pacotes adicionais que não estavam no disco? Bom de qualquer modo, a hora que acabar ele vai mostrar a seguinte mensagem.

http://img502.imageshack.us/f/38088487.png/

Agora que ele terminou não vai ter uma tela bonita igual a do windows, vai ter uma tela "contando" o que está fazendo em texto e vai aparecer um discreto pressionete ENTER. Você aperta, ele ejeta o disco, você guarda o cd para emprestar para um amigo e pronto... ele vai reiniciar.

Ao voltar, se você escolheu a opção de solicitar a senha será necessário clicar no seu usuário e digitar a senha

http://img535.imageshack.us/f/79812256.png/

Neste primeiro login alguns problemas serão "caguetados", como por exemplo: aqui ele avisou que não tem uma placa de video com suporte a 3D, portanto não será possível utilizar efeitos 3d de softwares como o compiz. Note que isso não diminui a utilidade do micro para qualquer coisa exceto jogos que usam 3D, efeitos para deixar o micro bonitinho ou aplicativos gráficos que usam 3D. PAra o resto funcionará perfeito e rápido como textos, jogos 2D, desenhos vetoriais, músicas, filmes, etc.

http://img840.imageshack.us/f/86621647.png/

O segundo exemplo aqui é a falta de espaço em disco. Aqui eu usei um disco virtual com míseros 10GB para fazer uma SWAP, um ROOT e um HOME. Mas supondo que você só tivesse isso, ainda assim seria possível limpar diversos arquivos para ganhar espaço, desinstalar alguns softwares que você não usa e outras artimanhas que dariam um ganho no disco.

Bom aqui ficam duas observações:
1. a instalação por si, traz muitos programas: gravador de cd/dvd (Brasero - estilo nero mais simples); suíte de escritório (Openoffice - similar ao Office); correio eletrônico (evolution - outlook express); gerenciador de fotos (shotwell); navegador de internet (firefox - estilo internet explorer); alguns jogos meia-boca; reprodutor de filmes (totem - tipo windows media player); reprodutor de áudio (rythmbox - que inclusive lê e sincroniza iphone / ipod).

2. leia o tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76400.0.html que ensina como dar um "talento" no micro Dá umas dicas de como ganhar mais velocidade, sugere alguns softwares que podem ser instalados, etc.



mkleber

Tópicos relacionados

Instalação ubuntu 10.10 Erro partição não alocada
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76991.0.html

imagem do ubuntu 10.10 não inicia live cd - dá erro
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76969.0.html

Instalacao do ubuntu 10.10 Maverick
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76810.0.html

toso51

Ubuntu 13.04 - Chromium !