Mas se quiser editar o fstab:
Primeiro passo, criar uma cópia de segurança, caso a gente faça kagada:
sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.original
Depois, abrimos ele com um bloco de notas:
sudo gedit /etc/fstab
O meu está assim:
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
proc /proc proc nodev,noexec,nosuid 0 0
/dev/sda6 / ext4 errors=remount-ro 0 1
UUID=a42d1d04-310c-4948-a943-9854d49b28a6 /media/INTERNO ext4 errors=remount-ro 1 0
# swap was on /dev/sda5 during installation
UUID=8cef79f9-298f-469e-8a07-5450dd44fe5b none swap sw 0 0
Não tem nada montado em NTFS.
Dai, devemos adicionar a seguinte linha:
<sua/partição> /media/<ponto/de/montagem> ntfs-3g defaults,user,locale=en_US.utf8 0 0
Sua partição, você deve trocar pelo nome da partição que você quer.
Por exemplo, hipoteticamente falando, se sua partição NTFS está em /dev/sdc2 (pra isso serve o comando fdisk -l), você coloca:
/dev/sdc2 /media/windows ntfs-3g defaults,user,locale=en_US.utf8 2 2
o "2 2" no final significa: disco 3 (contagem de 0 a 2 = 3 (que equivale ao /dev/sdc)) e partição 2 (contagem de 0 a 1 = 2 (que equivale a partição ao /dev/sdc2)).
Ao invés de fazer pela montagem e sim pelo ID da partição, usa o comando blkid:
sudo blkid <sua/partição>
Vai te retornar algo parecido com:
fred@desktop:~$ sudo blkid /dev/sdb1
/dev/sdb1: LABEL="INTERNO" UUID="a42d1d04-310c-4948-a943-9854d49b28a6" TYPE="ext4"
Repare que no meu fstab, o UUID que está aqui em cima se refere ao disco /dev/sdb1 (disco 2, partição 1).
Antes que fique confuso, eu uso o esquema de partições lógicas. A segunda partição do meu disco é /dev/sda6 (uma partição lógica começa pelo /dev/sda5 sempre), visto que um disco só aceita 4 partições físicas (que no linux vão de /dev/sda1 até /dev/sda4) e infinitas lógicas (que começam depois do /dev/sda5, por "convenção" (na verdade não sei se é convenção, mas ajuda a entender)). Minha partição /dev/sda5 é a de swap.
Eu prefiro usar o blkid pois, se por algum motivo o número da partição trocar (nunca aconteceu comigo, mas é uma segurança a mais), eu estou colocando isso com o ponto de montagem do nome do disco e não o seu número, entedeu?
Após isso, só precisamos criar a pasta de montagem:
sudo mkdir /media/windows
Se não entendeu direito, dá uma olhada aqui:
https://help.ubuntu.com/community/MountingWindowsPartitions?action=show&redirect=MountingWindowsPartitions%2FThirdPartyNTFS3G