Autor Tópico: Ao desligar o sistema, aparece a mensagem end_request I/O error  (Lida 1927 vezes)

Offline christiankiss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
    • Conta no GameSpot
Ao desligar o sistema, aparece a mensagem end_request I/O error
« Online: 20 de Dezembro de 2010, 13:58 »
Olá a todos. Antes de mais nada, quero dizer que este é um problema que já resolvi. Estou apenas postando aqui no fórum para o pessoal saber.

Utilizei o LiveCD do Maverick (10.10) para testar a nova versão e, ao desligar/reiniciar o sistema, tive várias mensagens no seguinte padrão:

615641 end_request: I/O error, dev sr0, sector 533976

A mensagem se repetia várias vezes, mudando apenas os códigos 615641 e 533976 para outras sequências de números. Depois desta mensagem, o computador não desliga/reinicia (apenas manualmente, pelo gabitene).

Pensei ser um problema de checksum/md5 do download do ISO, ou algum erro de gravação. Depois de realizado todos os testes e baixado e gravado o sistema novamente, o erro persistiu. Pesquisei nos fórums e esta mensagem vem aparecendo desde a versão 8.10 do Ubuntu, e curiosamente também ocorreu em outras distros.

Pensei ser um erro apenas do LiveCD mas também ocorreu após instalar a versão 10.10 no H.D.

Depois de pesquisar um pouquinho na net, descobri que é um erro que o Ubuntu dá quando o H.D. e o DVD-ROM estão configurados como Master. Em um dos sites que pesquisei o cara falou para utilizar cabos flat diferentes, mas isso só se aplica, é claro, quando ambos os dispositivos são IDE. No meu caso, o H.D. é SATA e o DVD-ROM é IDE. Então eu simplesmente mudei o jumper do DVD-ROM para Slave e o erro parou definitivamente.

A única coisa que fiz questionável foi reinstalar o Ubuntu com o DVD-ROM como Slave, pois eu acho que não havia necessidade de formatar e instalar novamente o sistema. Mas acabei fazendo por desencargo de consciência. =)

OBS.: Fiz o teste também com o LiveCD, e não tive mais problemas.
« Última modificação: 19 de Julho de 2011, 16:48 por christiankiss »