Instalar Ubuntu é opensuse?

Iniciado por livre1, 19 de Dezembro de 2010, 01:19

tópico anterior - próximo tópico

livre1

Estou criando uma iso personalisada no Susestudio é percebi que ele usa a versão do Grub 0.97-171.1  

O Ubuntu usar a versão 1.98-1 existe alguem problema para instalar junto com o Ubuntu?

No susestudio ele me da a opção de configurar a swap, mais eu já tenho a swap do Ubuntu posso ter 2 swap?

Eu gostaria de instalar de um jeito que o Ubuntu não tenha alteração que ira deixar sem funcionar

Qual é melhor instalar primeiro o ubuntu ou Opensuse?

Mesmo usando diferentes versões do grub não tera problema?

Andreson Goveia

Um grub vai sobrepor o outro, pois ambos ficam na MBR, ou seja, se instalar o suse e depois ubuntu seria a melhor opção

não precisa ter duas swap's é só apontar para que ambos usem a mesma partição swap.

livre1

Então vou instalar desinstalar o Ubuntu, é instalar o Opensuse depois instalo o Ubuntu, assim vou ficar com o Grub mais novo que é o do Ubuntu.

No Ubuntu acho que existe uma opção para não instalar o Grub, no Opensuse eu ainda não sei...

Se tiver 2 partição Swap não da problema?

E que não sei se vai ter como ativar a Swap no Opensuse que estou personalisando, ainda não achei um editor de partições grafico no susestudio  :'(

Andreson Goveia

Citação de: livre1 online 19 de Dezembro de 2010, 02:56
Então vou instalar desinstalar o Ubuntu, é instalar o Opensuse depois instalo o Ubuntu, assim vou ficar com o Grub mais novo que é o do Ubuntu.

No Ubuntu acho que existe uma opção para não instalar o Grub, no Opensuse eu ainda não sei...

E que não sei se vai ter como ativar a Swap no Opensuse que estou personalisando, ainda não achei um editor de partições grafico no susestudio  :'(

Problema não tem mais vai estar desperdiçando espaço, deve haver alguma opção,
Como você vai instalar o Ubuntu por ultimo é só ir em editar partição manualmente e usar a swap (que você já vai ter criado) do opensuse, no Ubuntu.

Tota

Não irá dar certo.

Quando instalar o OpenSuse, o diretório /grub do sistema irá ter componentes do grub dele, não do Grub2 do Ubuntu, logo, ao instalar o Ubuntu com Gub2 o OpenSuse não irá dar boot.

http://www.vivaolinux.com.br/perguntas/verPergunta.php?codigo=17036

Qualquer Linux é igual, se não tiver o Grub2 no Suse, basta baixar o pacote binário e compilar.

Se deseja não instalar o Grub, e sem bootloader o sistema não inicia, voce pode instalar o LiLo nos dois ( outro bootloader para Linux )

http://www.xs4all.nl/~lennartb/bootloaders/

http://www.dedoimedo.com/computers/grub.html

Não irá funcionar. Voce só vai usar uma swap.

A partição swap nada mais é que uma parte do disco com um arquivo gigante e vazio.

Se tiver 10 sistemas Linux instalados, todos vão utilizar a mesma swap. Tanto faz. Porisso é uma partição separada do sistema.

[Ler o artigo citado acima]

E que não sei se vai ter como ativar a Swap no Opensuse

Em qualquer sistema Linux, o comando => swap ativa => swapon e desativa => swapoff a partição swap.

Isto é feito automaticamente através do arquivo fstab na pasta /etc

http://www.gdhpress.com.br/etdl/leia/index.php?p=cap1-7

ainda não achei um editor de partições grafico no susestudio

Voce pode usar o cfdisk ( é grafico mas em terminal ), o qtparted ( usa as bibliotecas qt ) e outros que independem de ambiente gráfico.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_disk_partitioning_software

Para maiores informações, baixe o guia foca linux disponivel gratuitamente na rede.

[]'s

livre1

No Susestudio tem o Grub2 versão sem as aspas "1.98-3.1" com esse daria certo?

Eu não sei se vou conseguir remover o Grub versão antiga parece que o Susestudio não aceita.

Vou terminar a criação da iso depois pode ser que eu baixe  a iso, se ele vier com o Grub versão antiga não vou instalar ele.

Obrigado Tota é Andreson.

Se alguem estiver com duvida do que é Susestudio, é um serviço via internet para criar uma iso com seleção de programas que vem por padrão etc.

Tota

Citação de: livre1 online 19 de Dezembro de 2010, 09:19
No Susestudio tem o Grub2 versão sem as aspas "1.98-3.1" com esse daria certo?

Se no Ubuntu for a mesma sim.

Citação de: livre1 online 19 de Dezembro de 2010, 09:19
Eu não sei se vou conseguir remover o Grub versão antiga parece que o Susestudio não aceita.

Se on line não aceitar, instale ele como desejar, modifique da forma que for mais  conveniente, crie uma distro com o remastersys com as modificações e guarde para futuras reinstalações.

[]'s

livre1

Mais o remastersys funciona no Opensuse?

Eu não entendi sobre o Remastersys.

Eu tentei remover o Grub no susestudio mais não da, se for remover ele remove junto muitas coisas como o Gnome, etc.

Eu vou baixar com o Grub2 e ver se tem algum jeito dele instalar junto com o Grub2, ou esperar o Opensuse colocar o Grub2 como padrão.

Tota

Para instalar o Gub2 no Suse, basta ir no site do grub, baixar o pacote e instalar.

o Grub independe de distribuição, ele fica antes da distro entrar em cena, ou seja, ele verifica quais são e onde estão as midias de dados, onde estão os kernels, gerencia, descompacta o kernel, entrega o hardware a este kernel e sai de cena para o sistema ser carregado.

Intale o Suse, instale o Ubuntu, ou na ordem que quiser, pois não é necessário reinstalar nada, com o cd do Ubuntu ou do Suse ou de qualquer distro instale os Gub nos dois sistemas e fim.

O remastersys é apenas um modo de voce individualizar e criar sua propria distribuição personalizada. Vale a pena ler sobre o assunto.

[]'s

livre1

No Susestudio eu já coloquei o Grub2.

No entanto o Grub versão mais antiga se removido, leva um monte de pacotes juntos inclusive o Gnome.

Eu só fico imaginando se duas versões do Grub em um sistema não ira ter problema, e se ele vai usar o Grub2 por padrão.

Eu não encontrei nenhum jeito de remover o Grub sem remover outras coisas do Opensuse.

O remasterys eu conheço, o motivo de eu querer usar o Susestudio e que eu posso já baixar a distribuição com o que vou usar, neste caso vou usar principalmente para conhecer o Yast2 que tem interface grafica  para o Apparmor e outras coisas.

Se eu fosse baixar o Opensuse sem os pacotes que já preciso, eu iria ficar um bom tempo para fazer isso na internet que uso (para baixar cerca de 500 MB de programas no Ubuntu, se foram uns 5 meses...)

Tota

Bem, eu nunca usei o susestudio, mas continuo não entendendo o porque do suse remover o Gnome ao remover o Grub. Um não tem nada a ver com outro.

Deve ser um problema de gerenciamento de pacotes on line.

Instalar dentro do virtual box não é uma opção para voce?

[]'s

livre1

Como por enquanto quero usar o Opensuse só para aprendizado o Virtualbox pode funcionar.

Vou tentar descobrir se ele roda em um computador com 512 Mb de ram e processador Intel Celeron D 1.6 Ghz.

Vou tentar entrar em contato pelo forum do Opensuse para pedir para verem se liberam a opção de remover o Grub sem remover o Gnome e outros programas.