Funcionamento de Placas Wi-fi Mini-PCI em portáteis Toshiba (e outros)

Iniciado por mo7ard, 18 de Dezembro de 2010, 10:26

tópico anterior - próximo tópico

mo7ard

Boas,

Tenho um Toshiba Satellite 1900-305 a correr o Ubuntu 10.10 e até recentemente utilizava uma pen wireless SMC para me ligar a redes sem fios. O meu portátil vinha preparado para posteriormente inserir uma placa Wi-fi numa slot Mini-PCI, e eis que através de um portátil Toshiba para reciclagem, aproveitei a placa que o mesmo trazia, uma Toshiba M35X Wireless (part number G86C0000X510).

Inseri no meu portátil a mesma, e embora o Ubuntu reconhece-se que a placa estava instalada, não me mostrava nenhuma rede disponível... estranho! Experimentei o botão (hardware) para ligar e desligar a placa, mas não surtia nenhum efeito. Experimentei depois o botão Fn + F(wireless) e o mesmo resultado... nada!

Após alguma pesquisa, e de saber que a Toshiba solicita aos devidos proprietários para que a instalação da placa seja feita através dos seus serviços de assistência, e nunca pelo próprio cliente final, descobri um site que para além de fornecer um software relativo a este mesmo assunto para através de software funcionar como um softswitch, ensinavam também um truque de nome "mascarando o pin 13". Basicamente é colocado um autocolante não condutor por cima do contacto 13 da placa (somente deste pin), recolocar a mesma no portátil e... esperar que funcione! E não é que funcionou no meu portátil como uma luva?! ;)

Fica a dica para quem tem um portátil sem a placa wireless pré-instalada, que este pequeno truque poderá ajudar!

O site de onde obtive esta informação:

E como se contam os contactos para saber qual é o número 13? Simples... vejam este exemplo:

Na verdade, o contacto que indicam ser o número 7 é o número 13, e isto porque também temos de contar com os contactos que estão no verso da placa... ou seja:

frente 1 (espaço)  3   5  7   9   11  13
         |               |   |   |   |     |   
verso 2 (espaço)  4   6   8  10  12

Espero conseguir ajudar alguém que se tenha deparado com esta mesma situação!

Como nota final, o hardswitch (botão wireless) do portátil não surte qualquer efeito... ON ou OFF, a placa mantém-se ligada.

Fiquem bem!

platao

Otima dica mo7ard, estou movendo entao para a area apropriada, para que tenha maior visibilidade.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

agnporto

Olá1
Segui os procedimentos (meu teclado parou e uso outro pela USB), citados, mas não obtive sucesso. Minha placa é uma Broadcom - BCM94306MPSG ou WL-352GH (ident q consegui notar nesta placa), Poderia dar-me uma ajuda? obrigado.