Ubuntu 10.04 no Note Firstline FL 187

Iniciado por kennedy, 18 de Dezembro de 2010, 10:25

tópico anterior - próximo tópico

kennedy

Bom dia a todos, meu nome é Kennedy, sou novato no fórum, mas já fazem alguns anos que eu utilizo o Ubuntu...
Estou com um problema ao instalar o Ubuntu 10.04 (escolhi por ser LTS), o meu notebook é um Firstline FL 187 da Positivo, ele é aquele que tem o chipset sis 671/2
Pois bem, quando eu tentei rodar o livecd, o ubuntu ficava com um cursor no lado superior esquerdo da tela e não ia pra frente nem pra trás, ficava travado, então fiz o seguinte:
- Selecionei a linguagem;
- Apertei F6, selecionei NOAPIC NOLAPIC;
- adicionei após o "quiet splash" VGA=773
- Instalei o Ubuntu normalmente....

Porém,após ele instalado, quando vou iniciar, fica novamente aquele cursor do lado esquerdo acima ele fica travadinho....
Já pesquisei na NET e sei que tenho que instalar o driver da sis, já baixei ele e tudo, porém o Ubuntu não inicia, dessa forma não consigo fazer nada...

O que vcs acham que devo fazer?

platao

Ola, verifique novamente no arquivo /etc/default/grub(gksu nautilus navegue e edite)se a alteração que vc fez ainda esta la, quando vc faz esse tipo de alteração ele nao fica permanente, ele persiste por apenas uma sessao, apos ele volta as configurações normais, entao no caso vc deu o comando com o live cd e intalou o sistema agora o proximo passo e colocar esse parametro definitivamente e para isso tera que editar esse arquivo citado veja;

GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"       -------> coloque o parametros desejados aqui
GRUB_CMDLINE_LINUX="quiet splash"                  

Faça os testes e se estiver tudo certo efetive a mudança(agora sera permanente)

sudo update-grub

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

kennedy

Eu posso fazer essa alteração com o live CD novamente? pois o sistema não inicia...
E após eu instalar o driver do chipset, tem que tirar o comando?

platao

Ola, pelo Live e so vc editar a chamada do kernel aperte f6 marque as opçoes que deseja e vera uma linha grande, nessa linha depois do quiet splah de um espaço e adicione --xforcevesa, isso vai fazer com que seja usado um driver generico que funciona com praticamente todas as placas de video, ate vc isntalar o driver apropriado.

APM - Advanced Power Management: Esse comando de inicialização do x86 desativa o Gerenciador Avançado
de Energia. É útil porque algumas BIOS têm erros no gerenciamento de energia e tendem a travar

ACPI - Advanced Configuration and Power Interface: Desliga o recurso, responsável pela configuração e
gerenciamento de energia no computador. É usado em notebooks e desktops para, por exemplo, colocar o
computador em estado de hibernação. Algumas placas simplesmente têm uma implementação furada da ACPI ou
precisam de configuração especial pra funcionar corretamente. Outras placas, por outro lado, precisam do
parâmetro acpi=force porque têm problemas se o ACPI não estiver ativado.

APIC - Advanced Programmable Interrupt Controller: É um controlador de interrupções integrado no processador.
Esse comando de inicialização do x86 diz ao kernel para não utilizar o chip APIC. Pode ser útil para algumas
placas-mãe com um APIC danificado (como o Abit BP6) ou com um BIOS cheio de erros. Sistemas baseados nos chips
nForce3 da NVIDIA (como o ASUS SK8N) foram conhecidos por caírem durante a detecção do IDE no momento da
inicialização ou por apresentarem outros problemas de interrupção.

PCMCIA - Esse comando ignora qualquer controlador PCMCIA no sistema, que geralmente são de notebook/laptop
pelo que sei

NOSMP - Desativa o suporte da placa mãe a multi-processamento e hyperthreading. Algumas placas sequer têm um
segundo processador, mas são esquizofrênicas, acreditam que têm e reclamam bem alto se você não concordar com
elas.

PNPBIOS=OFF - Desliga o recurso plug-and-play do barramento ISA. Isso resolve nos casos em que a placa-mãe
acha que é uma boa idéia reservar um monte de interrupções para dispositivos não existentes ou interrupções que
deveriam ficar com dispositivos on-board no barramento PCI.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

kennedy

Entendi o que vc falou, mas a minha dúvida é a seguinte, eu já estou com o 10.04 instalado, mas ele não inicia, tem como eu colocar os comandos: nolapic e --xforcevesa ou vga=773, que fazem ele funcionar, no meu grub sem inicializar o sistema?
Ou tem como eu entrar com o live cd e editar o arquivo /etc/default/grub que se encontra no meu HD?

libonati

Olá. Para ajudar:

sudo su (no terminal usando o livecd)
mount /dev/sda5 /mnt
chroot /mnt
Na pasta /mnt (ou qualquer pasta vazia e que exista) estarão todos os arquivos de configuração do sistema que você poderá modificar.
Substitua sda5 pela partição onde está instalado o linux no seu disco. Usando o live cd vire root
sudo su
fdisk -l
Vai mostrar todas as partições.