Autor Tópico: Iniciante - Como fazer o particionamento em HD com XP  (Lida 4538 vezes)

Fabio Carvalho

  • Visitante
Iniciante - Como fazer o particionamento em HD com XP
« Online: 27 de Junho de 2006, 16:54 »
Pessoal, boa tarde!
Sou iniciante em linux e queria instalar em minha máquina ( notebook Toshiba Satellite A75 ), porém estou com dúvidas com relação ao particionamento do HD... tenho 100 Gb e destes só utilizei 30 Gb já com o XP... Como particionar de forma a que não apague o Windows??? Outra coisa... tenho o CD Ubuntu 5.04.. o Live não roda na máquina... ele lista vários arquivos ou dlls, nao sei, e depois trava a tela completamente escura... nao adianta que não passa desta parte... Principalmente o particionamento, como fazer da forma correta, se puder ser passo a passo agradeço...

Forte abraço!!!  :)

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Iniciante - Como fazer o particionamento em HD com XP
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2006, 17:00 »
Em CPU ou no HD, uhauha, acho difícil caber em um CPU,mas enfim.Tem como instalar sim, procure Dual Boot na ferramenta de busca, tem muita coisa sobre, isso.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Fácil
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2006, 19:07 »
Sem problemas, durante a instalação e quando pergunta como quer particionar é só ter o cuidado de indicar que quer fazer manualmente.
Aí encolhe a partição NTFS para o tamanho que quer deixar no Windows e utiliza o resto para criar as partições Linux.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline rbione

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
particionamento
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2006, 19:56 »
eu nao sei como esta seiu hd. mas vou ter como base que tem apenas uma particao de 100gb e 30gb esta com o windows xp. vc usa o partition magic pra diminuir o tamanho da particao somente e durante a instalacao vc escolhe o sistema de aruivos que vai usar com o linux.

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Iniciante - Como fazer o particionamento em HD com XP
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2006, 20:12 »
Eu uso o Gparted Live CD, muito bom, rápido e leve, pois vem com o Fluxbox, com ele eu reparticiono direto e nunca tive problemas.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Não precisa
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2006, 05:57 »
Não precisa pegar um programa comercial como o o Partition Magic ou mesmo outro LiveCD, o do Ubuntu é mais que suficiente para reparticionar como você precisa para a instalação. Para quê complicar ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Fabio Carvalho

  • Visitante
Iniciante - Como fazer o particionamento em HD com XP
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2006, 07:48 »
Pessoal, ninguem tem um passo a passo ai pra mim não??? Agradeço as respostas... Forte abraço!!!
Obs.: Estou com o Gparted Live CD....

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Iniciante - Como fazer o particionamento em HD com XP
« Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2006, 11:13 »
Citação de: "Fabio Carvalho"
Pessoal, ninguem tem um passo a passo ai pra mim não??? Agradeço as respostas... Forte abraço!!!
Obs.: Estou com o Gparted Live CD....

Veja se isso ajuda:
http://www.guiadohardware.net/guias/03/index4.php  # teoria sobre particoes
http://www.guiadohardware.net/guias/03/index5.php  # particionando no linux