Autor Tópico: como faço para desinstalar o sistema Ubuntu??  (Lida 4382 vezes)

Offline inetmidia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
como faço para desinstalar o sistema Ubuntu??
« Online: 27 de Junho de 2006, 00:09 »
Como faço para desinstalar o sistema e tirar a informação do registro de inicialização?

Tenho dois HDs na maquina:
01 HD de 80GB que esta instalado o Windows XP (HD Master)
01 HD de 40GB que esta instalado o Linux Ubuntu versão 5.10.

Gostaria de tirar o sistema e reinstalar novamente, já tentei apagar toda a partição do linux mas não consigo tirar o registro de inicialização, onde ficou gravado este registro.
E quando apaguei a partição ai não entrou mas nada, tive que reinstalar o sistema para normalizar para poder entrar no windows.

Paulo César Prado

Offline carlosjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
como faço para desinstalar o sistema Ubuntu??
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2006, 01:02 »
se voce quiser retirar o grub voce podi fazer akela instalaçao de reparar do windows q eu axu q tira (nunca tentei) mais voce nao vai quere mais deixa o linux instalado é isso?

Offline inetmidia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
como faço para desinstalar o sistema Ubuntu??
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2006, 07:50 »
Citação de: carlosjunior
se voce quiser retirar o grub voce podi fazer akela instalaçao de reparar do windows q eu axu q tira (nunca tentei) mais voce nao vai quere mais deixa o linux instalado é isso?

Oi Carlos, obrigado pela dica, vou ver se dá certo entrando para reparar o Windows.
Quanto a pergunta se eu não vou deixar o linux instalado, eu quero desinstalar para instalar novamente porque deu pau nele e vou aproveitar e colocar a nova versão Dapper, se eu apagar a particição eu não consigo mais entrar nem no Linux que deu pau nem no Windows por causa desta tela de boot que o linux criou na partição do HD onde esta instalado o Windows.

Se esse processo de entrar para reparar o Windows conseguir tirar esse registro ignorando o HD que esta instalado o Linux ai sim eu consigo apagar todo o Linux e instalar a nova versão.

veja como esta a minha situação: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=7646

Abraço
Paulo
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 19:32 por KubLin »
Paulo César Prado

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
como faço para desinstalar o sistema Ubuntu??
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2006, 11:55 »
No boot com CD de instalacao do WindowsXP tem a opcao de "Console de recureparao" ou algo parecido.
Vai entrar num "DOS capado", mas tem um tal de fixboot, fixmbr (nao lembro direito) que reescreve a MBR do HD, apagando o grub

Offline house

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
como faço para desinstalar o sistema Ubuntu??
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2006, 08:19 »
Mas fazemos o fixmbr ou fixboot depois de termos formatado a partição?

Ou fazemos com o linux ainda instalado lá?
http://iPlay.pt.to O melhor blog português de música electrónica

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
como faço para desinstalar o sistema Ubuntu??
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2006, 11:09 »
Citação de: "house"
Mas fazemos o fixmbr ou fixboot depois de termos formatado a partição?

Ou fazemos com o linux ainda instalado lá?

fixmbr ou fixboot apenas reescreve a mbr (apaga o grub)
para apagar a particao do linux, da pra usar o proprio windows mesmo

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
como faço para desinstalar o sistema Ubuntu??
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2006, 21:30 »
É possível apagar a partição Linux pelo Windows, mas se fizer isso, nem o Windows entrará porque não tem mais a pasta Grub na partição do Linux. Mas acho que se fizer o boot pelo CD (para reinstalar o Ubuntu), o próprio programa de instalação deve consertar o boot do disco. É arriscado, mas eu acho que é possível.

Uma questão que tenho é: o CD de instalação do Ubuntu não oferece a possibilidade de formatar a partição já existente, mesmo que seja um Ubuntu antigo? Isso tornaria as coisas muito mais fáceis. Estou baixando a versão em DVD do Kubuntu e gostaria de saber isso, para me facilitar na reinstalação.