Autor Tópico: Aumentar tamanho da partição?  (Lida 2555 vezes)

Offline vallard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Aumentar tamanho da partição?
« Online: 05 de Dezembro de 2010, 04:22 »
Olá!

Eu tenho um HD de 2TB, e particionei o mesmo, tem uma partição de 1,6TB e outra de 300GB.
A de 1,6TB está vazia(antes eu usava o windows 7 nela), e a de 300GB o Ubuntu.

Na época eu havia instalado o Ubuntu somente para testes, e aloquei somente 300GB de HD para o mesmo. Hoje uso-o como main OS, e gostaria de utilizar o restante do HD no mesmo. O problema é que eu não sei fazer isso sem usar o processo de formatação. Existe algum meio de aumentar o tamanho da partição sem ter que formatar? Há várias configurações pessoais importantes no Ubuntu, muitas trabalhosas que eu fiz. Formatar é algo que queria recorrer só como última opção mesmo. Obrigado pela atenção.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, 04:25 por vallard »

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Aumentar tamanho da partição?
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2010, 05:44 »
É bem simples até.
Você precisa apenas do cd de instalação do ubuntu ou de um livecd com o gparted.

Faz o boot pelo cd, entra no gparted e lá você redimensiona/cria/exclui as partições do jeito que quer, apenas com uns cliques do mouse (literalmente).

Lembrando apenas que toda operação que mexe com mbr e partições, sempre existe uma chance mínima de dar algo errado e você perder tudo... então sempre faça backup.

Além disso, o espaço que o gparted vai mover precisa estar limpo. Como você disse que a partição de 1.6tb está vazia e que você vai apenas aumentar a outra, então pra você não haverá problema. Mas caso fosse o contrário, você teria que se certificar que não há nenhum arquivo na parte que será movida pra outra partição (no windows isso se resolve usando o desfragmentador várias vezes, no linux uma solução é copiar os dados pra um outro hd ou partição, depois copiar tudo de volta).

obs: eu pessoalmente deixaria do jeito que está... ou então eu diminuiria a partição do ubuntu pra "apenas" 100gb e deixaria todo o resto como uma partição apenas pra dados.
Googling since 1999.

Offline GustavoReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
  • Linux User desde set/2010
    • Ver perfil
Re: Aumentar tamanho da partição?
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2010, 10:45 »
Vallard, 2TB??!! Nossa, onde você comprou um HD de 2TB? Pois Meu padrasto tem um HD de 1TB.

Perdoem-me por esta pergunta!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Aumentar tamanho da partição?
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2010, 11:02 »
Vallard, 2TB??!! Nossa, onde você comprou um HD de 2TB? Pois Meu padrasto tem um HD de 1TB.

Perdoem-me por esta pergunta!

No Rio:   http://www.boadica.com.br/pesquisa/arm_hd/precos?ClasseProdutoX=4&CodCategoriaX=18&XT=7&XE=3&curpage=9&ord=P&preco_max=&preco_min=
Usuário Linux- 449417