Até onde eu consigo perceber, a situação continua a mesma.
Digo, se você pensar em pessoas que usavam o linux e voltaram pro windows depois do 7, eu sinceramente não conheço nenhum caso assim.
E se pensar em pessoas que poderiam usar o linux depois de encheram o saco do windows, mas que depois do 7 mudaram de idéia e continuaram firmes no sistema da microsoft, o que posso dizer é que o gráfico de adoção do linux continua mais ou menos o mesmo (pelo menos considerando os números que eu leio por aí em sites que falam sobre isso).
A única queda que houve foi em relação aos netbooks.
Fora isso, tudo continua a mesma coisa.
Linux popular nos servidores e nos desktops aquela turminha de sempre com a adoção entre 1% e 2% e crescendo.
Windows ficou mais sofisticado, no entanto ficou mais caro e com mais recursos anti-pirataria. É provável que as próximas versões sejam mais sofisticadas, mais caras e mais seguras (contra pirataria).
Linux ficou mais acessível e desde 2007 mais ou menos muitas empresas passaram a adotar (governo do brasil, dell, accer, hp, etc). é provável também que as próximas versões fiquem ainda mais acessíveis e portanto adotado por mais pessoas.
Com isso dá pra deduzir mais ou menos o futuro dele.