Autor Tópico: Brasero e K3b informam que CD foi gravado, mas ele continua "vazio". (Resolvido)  (Lida 2454 vezes)

Offline diego.weis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Olá Pessoal,

Conforme fala o título, estou com um problema um tanto esquisito.
Meu Notebook é um HP Compaq Presário CQ40-740BR. Minha leitora/gravadora de CD/DVD é uma HP CDDVDW TS-L633N. Uso Ubuntu 10.04 64bits e tenho XP em dual boot.

No meu trabalho precisei gravar um CD com dados, (arquivos .pdf). Tentei utilizar meu notebook (ubuntu) para fazer esta tarefa.
Para isto, inseri o Pen-drive que possuía os arquivos em pdf em uma das entradas, e a mídia virgem na leitora.

Ao todo, tentei fazer a gravação de três maneiras distintas, em todas ocorreu o mesmo problema:

1ª Tentativa: Ao inserir a mídia virgem, o ubuntu trouxe a opção de abrir a pasta do cd gravável, aonde segundo as mensagens da tela, bastaria arrastar/copiar os arquivos para serem gravados e depois clicar no botão "Gravar Arquivos". Então copiei os arquivos do pen-drive e colei na pasta do cd, clicando em seguida para gravar os arquivos no disco. Não foi apresentada nenhum mensagem de erro, ao contrário, a gravação passou por todos os passos, (geração de imagem, gravação, finalização, ejeção da mídia), ao final foi retornada a mensagem de que a gravação foi realizada com sucesso. No entanto, ao inserir a mídia novamente veio a surpresa, o sistema ainda entendia ela como vírgem, com todo o espaço disponível (700 MB). Retirei a mídia e constatei que as "marcas da gravação" não estavam presentes/não eram visíveis no verso do CD. Então inseri a mídia em outras máquinas com o windows, em todas o resultado foi o mesmo "mídia virgem".

2ª Tentativa: Tentei então utilizar o Brasero, segui os passos de criação de cd de dados, todas as etapas foram concluídas com sucesso, a mídia foi ejetada, e ao reinseri-la o problema voltou a ocorrer. Imaginei que pudesse haver algo errado com a mídia, então fiz todo o processo do brasero novamente com outro cd virgem. Nada de novo, novamente segundo as mensagens do Brasero, o processo havia sido concluído com sucesso, mas a mídia continuava virgem.

3º Tentativa: Instalei o K3B, segui os passos de criação do cd de dados, e da mesma forma que as duas tentativas anteriores, as mensagens foram de que o processo havia sido concluído com sucesso, no entanto, a mídia continuava virgem. Tentei em vão mais um cd novo no K3B com os mesmos resultados.

Achei então que o problema pudesse ser físico na minha leitora (hardware). Então, inicializei pelo XP (dual boot), e consegui gravar normalmente copiando os arquivos do pen drive e colando na pasta do cd gravável, mas para isto tive que utilizar mais um cd virgem, pois nenhum dos 3 utilizados nas tentativas anteriores concluía a gravação, o windows informava que a mídia estava corrompida. Por curiosidade, gravei os mesmos dados em mais de uma mídia virgem, para ver se não era uma coincidência em que as três primeiras mídias tivessem apresentado problemas de fabricação, todas as gravações no windows foram concluídas com sucesso.

Reiniciei novamente minha máquina, inicializando o Ubuntu e testei os Cds gravados no windows. Todos foram montados automaticamente e possuíam o conteúdo gravado de maneira compatível com o Ubuntu.

Não sei mais o que fazer. O Curioso é que hoje mesmo, utilizando o Brasero, gerei um DVD com arquivos Mp3 onde ficaram visíveis as marcas de gravação (verso do CD) e ao reinseri-lo o ubuntu reconheceu, montou e podia acessar estes arquivos.

Alguém tem alguma idéia/dica do que pode estar acontecendo com meu note, e como faço para resolver isto???

Grato.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2010, 20:20 por diego.weis »
We can be free.
Ubuntu 10.04 LTS 64bits.

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Brasero e K3b informam que CD foi gravado, mas a midia continua "em branco".
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2010, 15:56 »
tudo leva a crer que é defeito de junta. junta o seu drive e lixo com ele ;D ;D ;D ;D ;D

descilpa a brincadeira é só pra descontrair. por acaso já passei por isso e cheguei a conclusão que era por causa da má qualidade dos cd's que comprei. talvez seja para vc também.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline diego.weis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Brasero e K3b informam que CD foi gravado, mas a midia continua "em branco".
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2010, 19:11 »
Pessoal,

Fico até meio sem jeito de comunicar. Mas o fato é que novamente após criar o tópico, encontrei a solução sozinho.
Desta vez no entanto, a dica do colega rruella acabou contribuindo para que eu encontrasse a solução.

rruella, não se tratava de baixa qualidade da mídia, afinal no windows ela funcionou com a mesma gravadora.
Tratava-se da velocidade da gravação, que em todos os softwares que usei estava selecionada como "Velocidade Máxima"

Eu imaginava que o termo "Velocidade Máxima", seria a seleção automática da maior velocidade compatível com o Disco. No entanto, em virtude do ocorrido, estou achando que o termo significa a maior velocidade suportada pela leitora, que nem sempre será a mesma do disco. Enfim, não sei explicar por quê, mas sei que funcionou. Como diria Chicó (personagem de Selton Melo em "O Auto da Compadecida") - ...Só sei que foi assim...

Se alguém souber por quê isto ocorre e quiser contribuir com o tópico. Com certeza será de grande valia.

Att.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2010, 20:20 por diego.weis »
We can be free.
Ubuntu 10.04 LTS 64bits.