Autor Tópico: Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....  (Lida 15849 vezes)

Offline SiMoN_FeNiX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....
« Online: 22 de Novembro de 2010, 10:51 »
Galera, eu tenho um notebook da DELL, um inspiron N4030, e no site da Dell não tem drivers para linux ubuntu.

Eu queria saber se é possível eu instalar o ubuntu e ele reconhecer automáticamente os drivers ou se não reconhecer como eu faço a instalação correta para que nenhum driver de problema?!?!?!?


Atenciosamente
Samuel Wenceslau

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2010, 11:18 »
os drives são módulos dentro kernel do linux, então é baixar o cd do site oficial do ubuntu, gravar da forma adequada, rodar, testar e instalar
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2010, 11:35 »
Galera, eu tenho um notebook da DELL, um inspiron N4030, e no site da Dell não tem drivers para linux ubuntu.

Eu queria saber se é possível eu instalar o ubuntu e ele reconhecer automáticamente os drivers ou se não reconhecer como eu faço a instalação correta para que nenhum driver de problema?!?!?!?


Atenciosamente
Samuel Wenceslau

Até a versão 10.04 tive um problema pra instalar no DELL Vostro 1310 mas a questão se resolvia com um parâmetro na tela de boot.
Hoje na versão 10.10, nem isso.

Creio que você não terá problema algum na instalação. Normalmente o Ubuntu reconhece todos os dispositivos, ainda mais se tratando de uma marca reconhecida em todo mundo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2010, 12:24 »
O que eu posso dizer é que meu Dell Inspiron 15 está completando 01 ano de Ubuntu e não tive nenhum problema. Trabalham super bem. Lembrem-se que a Dell nos EUA recomendou Ubuntu (era mais seguro que Windows) e até pouco tempo atras fornecia Ubuntu nos produtos Dell. Então, mãos à obra...

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2010, 16:47 »
SiMoN_FeNiX :

Só tome cuidado com o dual boot.( tenho Windows 7 com o Ubuntu 10.04 )

Até hoje estou penando por conta do grub. Acredito que é um programa da Dell, o Dell Data Safe, mas nem os próprios caras do suporte conseguiram me ajudar a desintalá-lo !


Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2010, 01:54 »
Tanto o Ubuntu 10.10 quanto outras distribuições funcionaram redondo aqui no meu Vostro 1320.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline nvnbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....
« Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 14:18 »
Bom, no meu PC ainda não está funcionando os botões de funções (troca de tela, wireless, bateria, brilho, volume e touchpad on/off), entrei em contato com o Suporte Técnico da DELL eles dizem que o N4030 não tem suporte ao Ubuntu Linux por se tratar de um computador homologado, assim deve ser instalado por conta propria e por risco.

Registro:
Citar
02/01/2011 11:11:23AM - Bruno Cardoso: "Existe algum driver especifico para o Linux para os laptop DELL Inspiron N4030?"
02/01/2011 11:20:18AM - Agente (BRZL_CS_Carlos_P_216054): "ok, então não tem os drivers para este sistema desse modelo até mesmo ele não é homologado"
02/01/2011 11:20:41AM - Agente (BRZL_CS_Carlos_P_216054): "isso quer dizer que algum componente não vai funcionar corretamente"

Se tentar entrar em contato com eles nao adianta nada, eles vão querer que vc volte para o Windows 7.

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....
« Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 19:36 »
Bom, no meu PC ainda não está funcionando os botões de funções (troca de tela, wireless, bateria, brilho, volume e touchpad on/off), entrei em contato com o Suporte Técnico da DELL eles dizem que o N4030 não tem suporte ao Ubuntu Linux por se tratar de um computador homologado, assim deve ser instalado por conta propria e por risco.

Registro:
Citar
02/01/2011 11:11:23AM - Bruno Cardoso: "Existe algum driver especifico para o Linux para os laptop DELL Inspiron N4030?"
02/01/2011 11:20:18AM - Agente (BRZL_CS_Carlos_P_216054): "ok, então não tem os drivers para este sistema desse modelo até mesmo ele não é homologado"
02/01/2011 11:20:41AM - Agente (BRZL_CS_Carlos_P_216054): "isso quer dizer que algum componente não vai funcionar corretamente"

Se tentar entrar em contato com eles nao adianta nada, eles vão querer que vc volte para o Windows 7.

Tenho um Dell Inspiron 1545 funcionando numa boa em dual boot com o 10.04 LTS.
Depois de muito incomodar os atendentes da Dell fui atendido por um cara gente boa, que me deu a dica para resolver o problema que eu tive com o Dell Data Safe.



Offline garruda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....
« Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2011, 07:54 »
SiMoN_FeNiX :

Só tome cuidado com o dual boot.( tenho Windows 7 com o Ubuntu 10.04 )

Até hoje estou penando por conta do grub. Acredito que é um programa da Dell, o Dell Data Safe, mas nem os próprios caras do suporte conseguiram me ajudar a desintalá-lo !



Estou com esse mesmo problema!
Tenho um DELL Inspirion N4050. E não consigo instalar as partiçoes do Ubuntu. Aparece um aviso de que não posso criar + do que 4 partiçoẽs.
Comigo seria assim:
Windows 7 + Partição de dados  aí tem também esse tal de "data safe" + Recovery data system do Windows.
Quando vc tenta instalar o Ubuntu, só aparece a opção: "apagar o windos e instalar o Ubuntu.

Acho que a saída é pegar o Hiren's boot e "matar" o HD e colocar apenas o Ubuntu.
Só que tenho duvidas e "medo" ja que o DELL é Zero bala ( 2 dias de uso) aí eu perco a garantia, será?

Aguardo ajuda!

Obrigado
Ubuntu 20.04
Notebook DELL Inspiron N4050
Core i5 - 4Gb RAM - HD 500Gb

Offline garruda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....
« Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2011, 08:04 »
Bom, no meu PC ainda não está funcionando os botões de funções (troca de tela, wireless, bateria, brilho, volume e touchpad on/off), entrei em contato com o Suporte Técnico da DELL eles dizem que o N4030 não tem suporte ao Ubuntu Linux por se tratar de um computador homologado, assim deve ser instalado por conta propria e por risco.

Registro:
Citar
02/01/2011 11:11:23AM - Bruno Cardoso: "Existe algum driver especifico para o Linux para os laptop DELL Inspiron N4030?"
02/01/2011 11:20:18AM - Agente (BRZL_CS_Carlos_P_216054): "ok, então não tem os drivers para este sistema desse modelo até mesmo ele não é homologado"
02/01/2011 11:20:41AM - Agente (BRZL_CS_Carlos_P_216054): "isso quer dizer que algum componente não vai funcionar corretamente"

Se tentar entrar em contato com eles nao adianta nada, eles vão querer que vc volte para o Windows 7.

Tenho um Dell Inspiron 1545 funcionando numa boa em dual boot com o 10.04 LTS.
Depois de muito incomodar os atendentes da Dell fui atendido por um cara gente boa, que me deu a dica para resolver o problema que eu tive com o Dell Data Safe.




Como se faz?
Para resolver o "Data Safe"?
Aguardo,
Ubuntu 20.04
Notebook DELL Inspiron N4050
Core i5 - 4Gb RAM - HD 500Gb

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....
« Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2011, 13:32 »
Tenho um DELL Inspirion N4050. E não consigo instalar as partiçoes do Ubuntu. Aparece um aviso de que não posso criar + do que 4 partiçoẽs.
Comigo seria assim:
Windows 7 + Partição de dados  aí tem também esse tal de "data safe" + Recovery data system do Windows.
Quando vc tenta instalar o Ubuntu, só aparece a opção: "apagar o windos e instalar o Ubuntu.

Ola

Em nenhum sistema operacional, seja ele qual for, que utilize o mbr ( master boot record) voce conseguirá colocar mais de 4 partições primárias devido a arquitetura da mbr.

Seu problema não é do GNU/Linux, nem da Dell nem do Windows, mas do sistema de arquivos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Master_Boot_Record

Para resolver, a decisão deverá ser exclusivamente sua. Uma das partições primárias deverá ser removida, e no espaço resultante ser criada uma partição extendida com as unidades lógicas de sua preferência.

[]'s

Offline garruda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Quero instalar o Ubuntu no meu notebook DELL... mas....
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2011, 13:39 »
Tenho um DELL Inspirion N4050. E não consigo instalar as partiçoes do Ubuntu. Aparece um aviso de que não posso criar + do que 4 partiçoẽs.
Comigo seria assim:
Windows 7 + Partição de dados  aí tem também esse tal de "data safe" + Recovery data system do Windows.
Quando vc tenta instalar o Ubuntu, só aparece a opção: "apagar o windos e instalar o Ubuntu.

Ola

Em nenhum sistema operacional, seja ele qual for, que utilize o mbr ( master boot record) voce conseguirá colocar mais de 4 partições primárias devido a arquitetura da mbr.

Seu problema não é do GNU/Linux, nem da Dell nem do Windows, mas do sistema de arquivos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Master_Boot_Record

Para resolver, a decisão deverá ser exclusivamente sua. Uma das partições primárias deverá ser removida, e no espaço resultante ser criada uma partição extendida com as unidades lógicas de sua preferência.

[]'s

Resolvido!
Retirei a partição de "dados", deixei-a com "ntfs" do Win7 e então entrei com o CD Ubuntu 11.10.
A instalação correu normalmente e agora tenho os 2 SO's rodando como uma manteiga!
Aliás, é bom que não precisei tirar o windows - faz parte da garantia da Dell.

Obrigado!
Ubuntu 20.04
Notebook DELL Inspiron N4050
Core i5 - 4Gb RAM - HD 500Gb