Autor Tópico: Problemas em todos editores de vídeo [Resolvido]  (Lida 11153 vezes)

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Problemas em todos editores de vídeo [Resolvido]
« Online: 20 de Novembro de 2010, 01:45 »
PITIVI, OpenShot, KdenLive, e vários e vários travam na pré-visualização dos vídeos.
Dos poucos que tem para tarefas mais simples, o único que atendeu às minhas necessidades, funcionou melhor e gostei muito, foi o OpenShot, mas mesmo assim o OpenShot trava na pre-visualização.
Testando, quando a trilha sai do video, e fica só o áudio, o travamento pára, mas é só juntar com o vídeo que o clipe fica arrastado, com áudio pulando e travamento constante.

Para tarefas mais avançadas os únicos e excelentes que encontrei foram o KdenLive e LiVES. O Kdenlive não funcionou aqui no Gnome pro ser feito mais para KDE, ou seja, é só recortar que fecha um trabalho que mal começa, mas fecha na hora. O LiVes é um exelente editor, podendo ser usado até profissionalmente, e foi o único perfeito na pré-visualização, mas demora MUITO para importar, renderizar e salvar (30 minutos OU MAIS para cada tarefa). Ficou impossível trabalhar com LiVES com essa demora.

O Cinecutie é que pode salvar a minha pele para tarefas mais avançadas, e importa rápido os arquivos. Mesmo sendo para uso profissional, explorarei de forma amadora mesmo. Ainda estou estudando, por isso não deu pra testar ainda.

Só não consigo entender é que o VirtualDub (que eu usava em conjunto com o Movie Maker quando eu usava Windows) roda perfeitamente aqui no Ubuntu através do CrossOver. O VirtualDub é para tarefas mais avançadas.

Por que o VirtualDub SENDO UMA EMULAÇÃO funciona perfeitamente, com pre-visualização sem travas, importação e exportação muito rápidas, e os programas nativos não?
« Última modificação: 22 de Novembro de 2010, 18:10 por ElMago »

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2010, 01:46 »
Eu preciso de um OpenShot para tarefas comuns e de um Cinecutie (ou um pouco inferior à ele) para tarefas mais avançadas. Poderia ficar no VirtualDub, mas quero ter o gosto de rodar sem problemas um à altura ou melhor de forma nativa.
Sim, esses editores de vídeo para Linux são tão bons quanto os editores para Windows, e eu vi isso pelos recursos, desde os mais simples e intermediários até os profissionais.
O Linux tem poucos, é verdade, mas esses poucos já não devem nada aos muitos feitos para Windows.

Mas voltando ao assunto; O que está acontecendo pra ter esses problemas na pre-visualização? Tem jeito?
Acho que tem, mas não sei como, por isso peço a ajuda de vocês.

Offline darksneasel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2010, 14:53 »
Talvez seja sua placa de vídeo, o "Xorg" que gerencia gráficos no Linux, ficou instável comigo durante a versão 9.04, porque estavam fazendo uma reforma nele.
dai fiquei usando o 8.10, até lançarem um Build estável...

mas talvez seja culpa dos programas mesmo, eu também estou tendo um monte de problemas pra editar vídeos no Linux, e nem é com a pré-visualização, é depois que termina o vídeo mesmo, na pré visualização fica perfeito...

faça o seguinte, renderize o vídeo, pra ver se o resultado final vai ficar mal feito, ou é só a pre-visualização que tá com problemas.
se o resultado final ficar perfeito, deve ser problema no preview mesmo, dai resta eliminar se é sua placa de vídeo e/ou som, ou é problema no programa mesmo.

« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 14:55 por darksneasel »
Pinguins dominaram o mundo!

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2010, 17:23 »
Acabei de achar nesta madruga um programa que faça o trabalho mais avançado (não profissional) para Linux, é o Avidemux. Olha que louco, por falta de uma divulgação melhor dele, acabei por não me interessar, onde havia instalado uma vez, e ter aberto sem entender o propósito do programa, já que haviam falado dele mais à respeito de conversão ou decodificação (algo assim), daí acabei na época desinstalando e ficando com o WinFF ou Mencoder.
Tenho visto comentário do Avidemux à respeito de edição de vídeo...Achei estranho, busquei novamente sobre suas funções e baixei denovo no repositório.
Abri e comecei realmente à testar, e pronto, realmente funciona do jeito que eu queria. Se falavam de decodificação, alem de eu ver uma conversão do jeitão de um editor (o que não entendi na época), e ser um editor de vídeo e áudio, daí pensei, é esse o programa equivalente ao VirtualDub.

O que acontece é o seguinte: Quando falam que ele faz coisas simples, é porque além de facilitar, ele faz é o grosso, ou seja, é o que faz os trabalhos mais específicos no vídeo, deixando o restante para um segundo programa que faz o trabalho final para certas tarefas com juntar outros vídeos, transições, como exemplo o PITIVI, OpenShot, etc....
Para se fazer trabalhos simples e amadores em edição de vídeo são necessários dois programas, e no Windows não é diferente. Eu usava o VirtualDub em conjunto com o Windows Movie Maker.
Aqui no Ubuntu eu já sei que usarei o Avidemux com o Openshot.
Quais são os trabalhos tanto no VirtualDub quanto no Avidemux? Editar os FPS (frames por segundo), cortes da imagem horizontal ou altura, lateral (o que não tem nos Movie Maker ou Openshot, tendo só o vertical), legendas, etc....

O que eu disse sobre trabalho avançado, foi na verdade esse trabalho mais específico, o que não deixa de ser simples de um modo geral se comparado ao trabalho de editor profissional. É como se fosse o trabalho mais básico de um editor profissional como Cinecutie, SonyVegas, Adobe Premiere etc.... Como falam que o Avidemux é mais para inexperientes e simples ou básico, acabou me confundindo e achando que seria algo basicão, diminuindo o meu interesse. Me atrapalhou um pouco, mas normal, a culpa foi minha também.
Mas não é para trampo simples assim não como falam, e depende do usuário, já que ele oferece SIM esses  recursos.
Sobre o Cinecutie, deixarei de lado por enquanto, já que encontrei os programas ideais pra mim. A não ser que um dia precise de uma edição mais profissa, daí farei um curso dele ou pagar para um profissional da área pra depois não ficar metendo o pau injustamente como muitos fazem com os programas livres como Cinelerra (Cinecutie) por não acertarem a mexer.

« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 18:04 por ElMago »

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2010, 17:36 »
darksneasel , obrigado por responder.

Não é problema na placa não, já que eu usava na época do Windows no Movie Maker e rodava sem problemas a pré-visualização. Inclusive o VirtualDub funciona perfeitamente através do CrossOver aqui. Como eu descobri o Avidemux para essas mesmas tarefas, vou querer ficar com ele mesmo.
O resultado é excelente, tanto no OpenShot, quanto no Avidemux, mas a pré-visualização é uma m********.
Assim fica impossível de editar o FPS (frames por segundo), já que depende da pré-visualização pra ver se o vídeo está no mesmo andamento e/ou sincronia com o áudio.

No Avidemux já conseguir melhorar uns 90% a qualidade da pré-visualização, mas com um porém; Tive que ir em configuração e alterar o áudio para o driver OSS, além de ter que deixar a tela com o menor tamanho possível.
Sobre o OSS eu achei estranho por ser mais antigo. Agora pre-visualizar em tela pequena, as minhas vistas vão para o espaço rsrs.
Como faço pra melhorar isso?
E no OpenShot, como melhorar como melhorei no Avidemux?
Abraço.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 17:38 por ElMago »

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2010, 17:46 »
O único editor q eu consigo usar no linux é o avidemux, os outros ou são muito bugados ou muito limitados pra mim. Clica na área de pre-visualização do avidemux pra ver se tem como aumentar a área do vídeo.

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2010, 17:57 »
minho

Realmente os editores tem uns bugs mesmo, mas pelo menos agente acha uns 2 bons que conseguem ficar estáveis. Mas aí tem que procurar pra caramba mesmo até acertar, e esse é o problema principalmente quem está migrando do Windows pra GNU/Linux. De alguns meses apos ter migrado, só agora estou  descobrindo e usando os certos, e configurá-los para um uso perfeito.
Também depois que aprende, o negócio é bom rsrrs, porque temos mais opções com os poucos programas que temos para as tarefas, e, também liberdade.

Sobre a área de pre-visualização, ele não altera. Somente indo em View e clicar em Zoom 1:4 pra funcionar bem.
Abraço.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2010, 18:34 por ElMago »

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2010, 18:01 »
Pois é, o avidemux tem muitas opções. Inclusive editei nele o mp4 q eu n]ão conseguia editar com programa nenhum no window$ xp. No entento, os programas para linux nessa área de edição de vídeos ainda precisam melhorar muito em matéria de estabilidade.

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2010, 18:14 »
Isso é verdade.
Será então que a questão de pre-visualização não tem jeito?
É estranho, porque acontece com todos os programas (exceto o excelente LiVES, mas por motivos que já citei, fica impossível ficar com ele). No Avidemux deu pra resolver o problema uns 90% ou mais, porém a tela tem que ficar pequena pra não travar.
Ok, no Avidemux até que aceitarei com tela pequena assim mesmo (funcionando bem?! rsrs), mas será que tem jeito no OpenShot?   >:(

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2010, 18:19 »
Quando eu tinha o ubuntu maverick achei bugs grosseiros no openshot em poucos minutos de uso e inclusive a prévia não funcionava pra mim também e, se não me engano, nem nos outros q eu testei funcionava. Aliás, nem em editores do windows funciona bem, pois o meu vídeo é limitado mesmo. Veja se no site do openshot tem alguma versão mais nova q essa q vc tem aí, talvez seja algum bug já corrigido.

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2010, 18:42 »
Eu uso o mais recente que achei, a versão 1.2.2. No repositório a versão é mais antiga.
Eu uso o Ubuntu 10.4.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #11 Online: 20 de Novembro de 2010, 18:47 »
Já deu uma olhada no fórum do programa? Se é q existe.

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2010, 18:53 »
minho

Olha o que encontrei... https://launchpad.net/openshot/1.3

Será de desenvolvimento?

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2010, 18:56 »
No link q vc passou, a data esperada para esse lançamento é 17/12, então aguenta firme aí, hehehe. A descrição no link promete: "This will be the most usable, beautiful, and themable version of OpenShot yet!".

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Problemas em todos editores de vídeo
« Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2010, 18:57 »
Hehehe, tomara.