Autor Tópico: (Resolvido) 32 bits ou 64 bits?  (Lida 4003 vezes)

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
(Resolvido) 32 bits ou 64 bits?
« Online: 16 de Novembro de 2010, 00:28 »
Tenho um computador Semp Toshiba muito bom, todo hardware sempre foi reconhecido pelo Ubuntu. Eu o tenho há dois anos e sempre me atendeu bem, mas agora vou comprar uma máquina mais potente, por que ele é fraquinho. Tenho dificuldade em rodar o Compiz por exemplo. Eu peço um esclarecimento aos amigos: o que quer dizer 32 e 64 bits? Um é melhor que o outro? Um amigo diz que vale à pena investir num de 64 bits, pois o de 32 está com os dias contados. É procedente esta informação? Eu sempre achei que o meu é de 32 bits; como terei certeza disso? Configurar o computador é diferente nos dois casos? Vejo no fórum várias opiniões e me parece que o de 64 bits é mais problemático. Estou enganado? Não costumo jogar, entretanto queria ver todo o potencial do Compiz. Qual seria o melhor?
« Última modificação: 16 de Novembro de 2010, 20:40 por marcelo faria »

Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2010, 01:30 »
A diferença básica entre um e outro é que um trabalha com 64 bits de informação por vez enquanto o outro trabalha com a metade disso.
Vendo por esse lado fica óbvio que o 64 bits é melhor, pra rodar mais de 3GB de RAM você vai precisar dele(a não ser que use o kernel BigMem).

Alguns dizem que a compatibilidade do 32 é melhor, porem acho que isso é um pensamento preconceituoso e depreciado.

Verifique antes se o seu novo processador suporta essa arquitetura, na dúvida o 32 bits roda nos dois.

http://pt.wikipedia.org/wiki/64-bit
http://pt.wikipedia.org/wiki/32-bit

Um abraço.
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

bawlaw

  • Visitante
Re: 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2010, 08:35 »
a diferença para o usuario final é minima,
um pouco de melhoria de desempenha para determinados tipos de programas, mas nada muito relevante.

verifique se seu processador suporta primeiro,
e se for possivel, aconselho ja migrar.

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2010, 19:57 »
Meus planos são de um computador com 4g de ram e 1 também de hd. No meu orçamento pretendo o processador i3 da intel. Ele é de 64 bits ou 32? Não tendo muita diferença em velocidade ou desempenho, é um retrocesso escolher um de 32?

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2010, 20:07 »
Meus planos são de um computador com 4g de ram e 1 também de hd. No meu orçamento pretendo o processador i3 da intel. Ele é de 64 bits ou 32? Não tendo muita diferença em velocidade ou desempenho, é um retrocesso escolher um de 32?
O processador é de 64 bits.
Eu estava vendo um comparativo em que o teste era feito em um sistema de 4gb e foi o seguinte:
Um sistema de 32 bits (reconhecendo 3.2gb) era normal.
Um sistema de 32 bits com um kernel modificado (big mem ou outros que existem), era um pouco mais lento, mas reconhecia os 800mb a mais.
Um sistema de 64 bits era o quadruplo (nos testes de menor desempenho) mais rápido que o sistema de 32 bits.
Mas, você sabe aquele desempenho aonde abre em 1 nano segundo ao invés de 4 nano segundos?

Se for pra usar, tanto faz, até aconselho você a usar o de 32bits ainda, pois alguns poucos programas ainda só existem para 32 (por exemplo: emulador de mega-drive, se não for o Kega-Fusion, não existe na plataforma 64).
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2010, 20:39 »
@bred81 valeu a dica! Estou sempre recorrendo ao fórum para tirar dúvidas e acredito que para minha necessidade o de 32 bits é o ideal. Devo avaliar um pouco mais, para entender bem, mas acredito que com as explicações dadas, vejo luz no fim do túnel. Se alguém mais comentar também seria legal, mais informações, menos dúvidas. Abraços e obrigado.

Offline luizjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
Re: (Resolvido) 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2011, 21:10 »
Boa noite pessoal,
Estou baixando Ubuntu 11.10 64 bits.
Informações do meu note:
Processador Intel Intel 2 Duo T5670
(2M Cache, 1.80 GHz, 800 MHz FSB), 100 gb na partição do Linux, e 3gb de memória RAM. Vi alguém dizendo em um fórum que a versão 64 bits precisa de mais de 3gb de ram para rodar legal, alguém confirma isso?
Até agora usei apenas versões 32 bits do Linux.
Gostaria de sanar esta dúvida antes de instalar..

Desde já Agradeço a todos.
"Amar e mudar as coisas me interessa mais..." (Engenheiros do Hawaii)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: (Resolvido) 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2011, 09:58 »
A grande diferença é a quantidade de dados que cada um consegue processar ao mesmo tempo, ou seja:

32 bits: 2^32 = 4294967296
64 bits: 2^64 = 18446744073709551616

Essa diferença será vista principalmente em programas profissionais de edição de imagens, áudio, vídeo, renderizações 3D, projetos CAD, etc... Para uso comum, é praticamente a mesma coisa...!!!!


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: (Resolvido) 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2011, 10:01 »
Boa noite pessoal,
Estou baixando Ubuntu 11.10 64 bits.
Informações do meu note:
Processador Intel Intel 2 Duo T5670
(2M Cache, 1.80 GHz, 800 MHz FSB), 100 gb na partição do Linux, e 3gb de memória RAM. Vi alguém dizendo em um fórum que a versão 64 bits precisa de mais de 3gb de ram para rodar legal, alguém confirma isso?
Até agora usei apenas versões 32 bits do Linux.
Gostaria de sanar esta dúvida antes de instalar..

Desde já Agradeço a todos.

S.O. de 64 bits rodão melhor em processadores com maior quantidade de memória Cache, ou seja, quanto mais memória Cache melhor será o desempenho...
Quanto a memória RAM, o sistema operacional de 64 bits consegue reconhecer mais de 3 Giga até 128 Giga de RAM...


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline luizjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
Re: (Resolvido) 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2011, 10:20 »
Ok, e no meu caso, lembrando que este processador suporta 64 bits, qual versão do S.O. fiicará mais rápida?
"Amar e mudar as coisas me interessa mais..." (Engenheiros do Hawaii)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: (Resolvido) 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2011, 10:30 »
Ok, e no meu caso, lembrando que este processador suporta 64 bits, qual versão do S.O. fiicará mais rápida?

EU e minha esposa utilizamos o Ubuntu em um computador de uso contínuo (sou professor e também) uma versão de 64 bits e nunca tivemos problemas. Acesso conta do banco, faço compras on-line, vejo vídeos do YouTube e correlacionados, digito, faço planilhas, slides de apresentação, faço edições simples de música e vídeos (de trabalhos de alunos da escola onde eu e minha esposa ensinamos), desenho no Inkscape, faço DPT no Scribus, uso um pouco o Gimp, ouço músicas, assisto vídeos... tudo isso e muito mais normalmente numa versão de 64 bits. Agora, é claro, não uso o Ubuntu para jogos, porque não gosto muito de jogos, portanto a versão de 64 bits me satisfaz plenamente... aconselho a utilizar também a de 64 bits...!!!


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline luizjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
Re: (Resolvido) 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2011, 10:35 »
Obrigado jkmsjq! Esta noite baixei a versão 64 bits e vou instalá-la então. Mas, e os jogos, alguns não rodam em 64 bits?
"Amar e mudar as coisas me interessa mais..." (Engenheiros do Hawaii)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: (Resolvido) 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2011, 11:26 »
Obrigado jkmsjq! Esta noite baixei a versão 64 bits e vou instalá-la então. Mas, e os jogos, alguns não rodam em 64 bits?


Os nativos para o Ubuntu sim... os direcionados para Windows rodando pelo Play On Linux acredito que funcione, desde que sejam compatível... mas os demais emuladores, tipo Mega, Super Nintendo, Nintendo, etc... não sei te informar agora, justamente porque não uso jogos... malmente uma paciência ou um xadrez...!!!


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline luizjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
Re: (Resolvido) 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2011, 12:45 »
Ok, novamente agradeço os esclarecimentos jkmsjq!
Hoje a noite farei a instalação.

Valeu,

Abraço!
"Amar e mudar as coisas me interessa mais..." (Engenheiros do Hawaii)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: (Resolvido) 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2011, 12:49 »
Ola agregando ao que ja foi reportado,

pros;

-Possibilidade de usar mais de 3g por processo, ou seja, maior quantidade de memoria por processo em comparação com o 32bit.

-Melhor performance em aplicativos que exigem alto poder de processamento e decodificação, como encodar videos, compressao, compilar programas e games com ganhos significativos em tempo, na compilação.

-Compativel com aplicaçoes 32bit e 64bit

-Flash player nativo e funcionando bem sem tantos problemas quanto nas versoes anteriores. http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66098.msg370033.html#msg370033

-Tem praticamente os mesmos programas dos repositorios para ambas arquiteturas.

-Ha ganho de performance no sistema de um modo geral, endereçamento maior de memoria.

Contras;

-Necessario por algumas vezes a instalação de bibliotecas de 32bits.

-Em algumas circunstancias e necessario criar links para bibliotecas 32bit no sistema, que por algum motivo nao sejam criadas automaticamente.

-Menor tempo de desenvolvimento em comparação com o 32bits

-Pode consumir mais memoria para um aplicativo 32bits que nao tem o seu codigo customizado, inclusive rodando mais lento ou igual a versao 32bits.

-Tem uma base instalada menor que o 32bits

-Alguns drivers de dispostivos serem melhores nas versoes 32 como wifi, algumas impressoras e modems de internet discada que na versao 64bit.

-Pode exigir alguns passos a mais na instalação de programas de terceiros ou ate mesmo nao existir versao para arquitetura 64bit de um determinado programa, o que e raro mas pode ocorrer.

Que eu me lembre e isso.....eu uso o 64bit desde o Ubuntu 7.10 quando começei a fazer os testes passando a usar definitivamente na ver 9.10 e posteriormente na versao 10.04 e 11.04 nao tenho do que reclamar, alem de uma evolução natural eu vou de 64 bit novamente na proxima LTS sem duvida alguma.

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997