Problema ao ativar placa wireless no Ubuntu 10.10

Iniciado por mr.danielfsch, 14 de Novembro de 2010, 20:34

tópico anterior - próximo tópico

mr.danielfsch

Boa noite.

Eu tenho um Asus EeePC 1005PE e atualizei recentemente o sistema operacional para o Ubuntu 10.10.
O fato é que a instalação padrão deixa alguns problemas de funcionamento no brilho do meu LCD.
Para resolver esses problemas, nas versões anteriores do Ubuntu, eu simplesmente executava os passos abaixo:

1 - Adicionava "acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor" na linha que contém GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT no arquivo /etc/default/grub
A linha ficava assim: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor"
2 - update-grub

Isso resolve o meu problema de brilho no monitor, agora, depois dessas modificações eu não consigo mais ativar e nem desativar a minha placa wireless com Fn+F2 no Ubuntu 10.10 apenas.
Já atualizei a BIOS do netbook para a ultima versão pois a ASUS andou trabalhando no brilho do monitor e no sistema de resfriamento do computador, mas mesmo assim os problemas continuam. Eu realmente preciso dessas modificações no arquivo descrito acima para poder ler o meu monitor facilmente.

Se alguém tiver alguma idéia do que pode ser feito para tentar resolver esse problema eu agradeço desde já.

Obrigado.

Daniel.

zekkerj

Execute os comandos abaixo, pra gente saber mais informações sobre seu hardware.

lspci
lsusb

sudo lshw -C network

iwconfig wlan0

ifconfig

nm-tool
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

mr.danielfsch

Ok, é bastante coisa. Mas, como eu não sei exatamente o que você quer ver, vou colocar aqui mesmo as saídas dos respectivos comandos.
Apenas para constar, eu estava desconectado quando rodei esses códigos, visto que o wi-fi não funciona como deveria e o meu outro PC não deve ficar sem internet.

--------------------------------------------
lspci

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation N10 Family DMI Bridge
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation N10 Family Integrated Graphics Controller
00:02.1 Display controller: Intel Corporation N10 Family Integrated Graphics Controller
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation N10/ICH 7 Family High Definition Audio Controller (rev 02)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 1 (rev 02)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 2 (rev 02)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 4 (rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #3 (rev 02)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #4 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB2 EHCI Controller (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev e2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation NM10 Family LPC Controller (rev 02)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation N10/ICH7 Family SATA AHCI Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation N10/ICH 7 Family SMBus Controller (rev 02)
01:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications AR8132 Fast Ethernet (rev c0)
02:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR9285 Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)

lsusb

Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 002: ID 13d3:5111 IMC Networks Integrated Webcam
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

sudo lshw -C network

PCI (sysfs)

iwconfig wlan0

wlan0     IEEE 802.11bgn  ESSID:off/any 
          Mode:Managed  Access Point: Not-Associated   Tx-Power=off   
          Retry  long limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:on

ifconfig

eth0      Link encap:Ethernet  HWaddr e0:cb:4e:9b:c8:1e 
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B)  TX bytes:0 (0.0 B)
          Interrupt:44

lo        Link encap:Local Loopback 
          inet addr:127.0.0.1  Mask:255.0.0.0
          inet6 addr: ::1/128 Scope:Host
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Metric:1
          RX packets:12 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:12 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:0
          RX bytes:720 (720.0 B)  TX bytes:720 (720.0 B)

NetworkManager Tool

State: disconnected

- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            atl1c
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        E0:CB:4E:9B:C8:1E

Capabilities:
    Carrier Detect:  yes

Wired Properties
    Carrier:         off

- Device: wlan0 ----------------------------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            ath9k
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        00:25:D3:F6:22:D6

Capabilities:

Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes

Wireless Access Points

Acho que era isso.
Obrigado pela atenção,

Daniel.

mr.danielfsch

Mais algumas informações...

Eu andei trabalhando um pouco no assunto e o wi-fi funciona perfeitamente se eu ativá-lo e desativá-lo diretamente pela BIOS, mesmo com as modificações feitas no arquivo "grub". Isso é realmente incoveniente, mas funciona.
No mais, não é apenas a tecla Fn+F2 que não funciona. Na verdade, algumas outras, que não me atrapalham tanto, também não funcionam, como a tecla que desativa o touchpad por exemplo.
De qualquer forma, se eu conseguir fazer o Fn+F2 funcionar será ótimo.

Valeu.

Daniel.

zekkerj

Execute os comandos abaixo, e diga se sua placa wireless funciona.

sudo rfkill block all
sudo rfkill unblock all
sudo rfkill unblock wifi
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

mr.danielfsch

Bom dia.

Sim, o wifi foi ativado depois desses comandos, mas a combinação Fn+F2 continua não funcionando.
Agora, eu posso ativar e desativar o wifi executando os comandos sudo rfkill unblock wifi e sudo rfkill block wifi?
Se isso não me resultar em nenhum problema, posso deixar assim mesmo.

Obrigado.