Autor Tópico: [RESOLVIDO] Prolema permissões ao criar ficheiros  (Lida 1152 vezes)

Offline pedroazenham

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Prolema permissões ao criar ficheiros
« Online: 14 de Novembro de 2010, 16:58 »
Viva,

Tenho uma pequena rede com 4 computadores dispostos da seguinte maneira:
O Pcprincipal – Ubuntu10.4 com um UTILIZADOR criado, com uma pasta PARTILHA onde é partilhada informação via samba com os restantes pc's
2 Pcwindows – portateis que funcionam como terminais de trabalho quando ligados á rede
1 Pclinux – Ubuntu10.4

Sempre que crio ou edito um ficheiro na pasta PARTILHA através dos Pcwindows, este fica com permissões de leitura e escrita para todos os utilizadores de todos os Pc's
Sempre que crio ou edito um ficheiro na pasta PARTILHA atrvés do Pcprincipal, este ficheiro fica com permissão de leitura e escrita somente para o UTILIZADOR deste pc. Pretendia, que o ficheiro editado ficasse com permissões de leitura e escrita para todos os utilizadores de todos os Pc's.

Já efectuei procuras acerca do chmod e este comando só funciona para os ficheiros que existem no pc e não para os que são criados depois de digitar o comando...
Agradeço toda a ajuda que me possam fornecer!

Obrigada  
« Última modificação: 17 de Novembro de 2010, 10:06 por pedroazenham »

Offline J4P0N315

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
  • # J4P0N315 #
    • Ver perfil
Re: Prolema permissões ao criar ficheiros
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2010, 20:17 »
Olá,

Bem...
Sinceramente, não entendi muito bem a sua dúvida.
O que acontece quando você tenta editar um arquivo do Pcprincipal em outro computador?
Você já fez o que para tentar resolver este problema? O que acontece se você dar um "chmod 777" no arquivo?

Ficaremos no aguardo.
Por enquanto, um mero iniciante...

Offline pedroazenham

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Prolema permissões ao criar ficheiros
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2010, 23:48 »
Olá,

Se der um "chmod -R 777" na pasta PARTILHA, (todos os arquivos dessa pasta ficam com permissão de leitura e escrita para todos os usuários e grupos) posso abrir e editar o arquivo sem qualquer problema em outro pc.
Contudo, se depois o voltar a editar o arquivo no Pcprincipal, este perde os privilégios de leitura e escrita para todos os usuários e só o posso abrir como modo de leitura em outro pc...

Obrigado pela ajuda que está prestando

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Prolema permissões ao criar ficheiros
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2010, 09:31 »
Toda vez que você criar um arquivo, ele vai atribuir o usuário que o criou como seu dono. Por isso que toda vez que você criar um arquivo novo tem que usar o chmod ou graficamente pelas propriedades dele.
T+.
Ubuntu 12.04

Offline pedroazenham

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Prolema permissões ao criar ficheiros
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2010, 18:52 »
Viva Ronaldo,
Vou estudar com mais pormenor o assunto, pois já tive todo o sistema a funcionar sem problema.
Assim que tiver novidades ou resoluções, actualizarei o post pois tenho certeza que este problema é comum a quem quer criar uma rede mista win/linux.

Obrigada

Offline pedroazenham

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Prolema permissões ao criar ficheiros
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2010, 10:05 »
Boas Malta,
O problema foi resolvido com o umask.
Por defeito o linux quando cria um documento só dá permissões rwx ao dono do documento, o que fiz foi alterar essas definições para que sempre que crio ou edito um documento em linux, este ter as seguintes permissões por defeito:
dono=rwx
grupo=rwx
outros=rw

Editei o ficheiro /etc/Pam.d/common_session
e adicionei a seguinte linha que define as permissões que pretendo atribuir
session optional pam_umask.so umask=001
com uma pesquisa no google facilmente obtêm informação acerca dos valores e permissões possíveis do umask

em seguida editei o ficheiro /etc/profile
e comentei (#) a linha:
umask=022
para que a definição ao criar ficheiros definido no profile de cada user não se sobreponha á definição que eu defini anteriormente

Numa rede com pcs linux e windows este pode ser um problema frequente. Espero ter ajudado e contribuído para resolver este tipo de problemas.

Mais cabeças a pensar, pensam melhor e mais rápido. Obrigado pela ajuda que prontamente prestaram...