Autor Tópico: Como instalar certos programas? (tar.gz etc.)  (Lida 1626 vezes)

Offline Hjik

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Como instalar certos programas? (tar.gz etc.)
« Online: 09 de Novembro de 2010, 14:26 »
Bom galera, eu baixei o programa "Emesene" e veio em uma pasta com formato tar.gz, mas acontece que eu não sei o que fazer para instalar ele dentro do ubuntu, quando extraio, vem uma pasta com vários arquivos. se alguem puder me ajudar, agradeço.
----------
Sistema: Ubuntu Lucid Lynx 10.04

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como instalar certos programas? (tar.gz etc.)
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2010, 14:40 »
vai ser mais prático e seguro instalar, assim:
menu aplicativos > central de programas ubuntu
lá procure o emessene

obs: aqui no linux se baixa programas são dos repositórios oficiais e ñ de qualquer lugar, isso além de botar em risco a estabilidade, também coloca em risco a segurança do sisema
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Hjik

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2010, 20:53 »
Obrigado, mas eu queria mesmo aprender à como instalar esses tipos de programa pelo terminal, em alguns casos diz que precisa digitar "cd" + local que o arquivo está baixado, eu coloco Desktop mas não acha o arquivo, às vezes eu fico com a impressão que o sistema está com bugs.

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2010, 20:57 »
Ola,

Eu poderia sugerir a leitura do Guia Foca Linux disponivel gratuitamente na rede.

Após a leitura do mesmo, voce poderia ler este excelente tutorial, que descobri usando a pesquisa do forum=> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

[]'s e bons estudos

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2010, 21:04 »
... eu coloco Desktop mas não acha o arquivo, às vezes eu fico com a impressão que o sistema está com bugs....

Evite ao máximo baixar pacotes para a area de trabalho ( desktop ).

Ela é um link simbólico e deve ser usado o texto entre aspas ( guia foca linux )

Prefira sempre baixar seus arquivos para dentro de sua pasta pessoal ( ou /home/usuario )

Com isto voce não terá dificuldades com permissões e saberá sempre onde estão seus arquivos.

[]'s

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2010, 21:05 »
coloca o arquivo na sua home (por exemplo /home/fulano), depois leia o read me ou outro documento que contenha as instruções (você vai precisar principalmente as bibliotecas necessárias para compilar o programa). va para a pasta do programa com o comando cd (cd /home/fulano/programa) e rode os comandos necessários:
Código: [Selecionar]
configure
make
make install (esse ultimo normalmente como root).
essa é uma receita genérica, cada caso é um caso, como exemplo de uma olhada nesse tema para o gnome http://gnome-look.org/content/show.php/Equinox+GTK+Engine?content=121881

a melhor forma de otimizar o desempenho de programas em distros debian é usar o apt-build, ou partir para distros como o gentoo ou arch.