Autor Tópico: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!  (Lida 20280 vezes)


Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2010, 09:46 »
cada vez que leio sobre esses tipos de mudanças, fico mais convicto a permanecer nas versões lts.
acho, que o 10.04lts foi a grd versão do ubuntu até hj, e a próxima versão de longa duração, a 12.04 deverá ser ainda mais extraordinária, c/ todas essas inovações já bem amadurecidas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2010, 09:55 »
cada vez que leio sobre esses tipos de mudanças, fico mais convicto a permanecer nas versões lts.
acho, que o 10.04lts foi a grd versão do ubuntu até hj, e a próxima versão de longa duração, a 12.04 deverá ser ainda mais extraordinária, c/ todas essas inovações já bem amadurecidas.

por isso só sai da 8.04 para a 10.04

acho difícil sair da 10.04 até a 12.04 ser lançada. Se eu quiser bleeding-edge, eu rodo o arch linux ou então o chakra project, apanho feito um condenado e volto pro ubuntu 10.04   :D


e a mudança do X. Desejo toda a sorte do mundo para a canonical na mudança, pq eu odeio o X  ;D
« Última modificação: 05 de Novembro de 2010, 10:04 por Gunss »

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2010, 10:22 »
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Aliadam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2010, 11:27 »
Correto, vem aos poucos.

Talvez seja default no 11.10, mas muito gente aposta que só na 12.10, como o pessoal do Phoronix, pois envolve muita preparação, inclusive vencer as pré-históricas fabricantes de placas/drivers proprietários de vídeo.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=ODc1Ng

Mas até que enfim uma grande se mexeu, caso contrário teríamos "X" até 2.050...

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2010, 12:57 »
Correto, vem aos poucos.

Talvez seja default no 11.10, mas muito gente aposta que só na 12.10, como o pessoal do Phoronix, pois envolve muita preparação, inclusive vencer as pré-históricas fabricantes de placas/drivers proprietários de vídeo.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=ODc1Ng

Mas até que enfim uma grande se mexeu, caso contrário teríamos "X" até 2.050...

A canonical é a única que pode fazer isso. Mas ela precisa de uma fonte de renda, pq se não até ela cai.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2010, 22:37 »
Correto, vem aos poucos.

Talvez seja default no 11.10, mas muito gente aposta que só na 12.10, como o pessoal do Phoronix, pois envolve muita preparação, inclusive vencer as pré-históricas fabricantes de placas/drivers proprietários de vídeo.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=ODc1Ng

Mas até que enfim uma grande se mexeu, caso contrário teríamos "X" até 2.050...

A canonical é a única que pode fazer isso. Mas ela precisa de uma fonte de renda, pq se não até ela cai.

pelo que li no 2º link do início do tópico, a engenharia é de responsabilidade de funcionário da RedHat, que vai ser incorporada futura/ ao Ubuntu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2010, 22:57 »
Correto, vem aos poucos.

Talvez seja default no 11.10, mas muito gente aposta que só na 12.10, como o pessoal do Phoronix, pois envolve muita preparação, inclusive vencer as pré-históricas fabricantes de placas/drivers proprietários de vídeo.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=ODc1Ng

Mas até que enfim uma grande se mexeu, caso contrário teríamos "X" até 2.050...

A canonical é a única que pode fazer isso. Mas ela precisa de uma fonte de renda, pq se não até ela cai.

pelo que li no 2º link do início do tópico, a engenharia é de responsabilidade de funcionário da RedHat, que vai ser incorporada futura/ ao Ubuntu.

mas como a Canonical vai incorporar isso ao Ubuntu ela com certeza vai ajudar ($$ e mão de obra) o projeto.

E outra, até hoje o Ubuntu não deu lucro. No máximo ele não da prejuízo.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2010, 07:25 »
O interessante de ver isso implementado no Ubuntu, é que essa é uma distro com um base de usuários suficientes para mostrar que é viável "out-of-box" (ou não).

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2010, 15:08 »
putz, esse projeto é melhor do q o x mas só um cara desenvolve, como um só desenvolvedor vai deixar isso estável de verdade? talvez seja mais um de tantos projetos q nunca vinga pq ngm pode se dedicar integralmente, só nas horas vagas. Como desenvolver software é uma coisa complexa, exige tempo e dedicação pra sair coisa boa.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2010, 15:57 »
putz, esse projeto é melhor do q o x mas só um cara desenvolve, como um só desenvolvedor vai deixar isso estável de verdade? talvez seja mais um de tantos projetos q nunca vinga pq ngm pode se dedicar integralmente, só nas horas vagas. Como desenvolver software é uma coisa complexa, exige tempo e dedicação pra sair coisa boa.
Certamente, a Canonical vai entrar no desenvolvimento e a comunidade também.
Usuário Linux- 449417

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2010, 16:00 »
Se esse projeto é tão melhor, bem q poderiam largar de mão o x q é tão limitado e trabalharem pra valer nesse. Quer dizer q aquela coisa chata q acontece às vezes de vermos a janela se desenhando na tela é por causa do x?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2010, 16:24 »
Se esse projeto é tão melhor, bem q poderiam largar de mão o x q é tão limitado e trabalharem pra valer nesse. Quer dizer q aquela coisa chata q acontece às vezes de vermos a janela se desenhando na tela é por causa do x?
Veja:   http://www.vivaolinux.com.br/dica/Wayland-um-servidor-grafico-naoX-muito-interessante/
Usuário Linux- 449417

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2010, 16:44 »
Se esse projeto é tão melhor, bem q poderiam largar de mão o x q é tão limitado e trabalharem pra valer nesse. Quer dizer q aquela coisa chata q acontece às vezes de vermos a janela se desenhando na tela é por causa do x?
Veja:   http://www.vivaolinux.com.br/dica/Wayland-um-servidor-grafico-naoX-muito-interessante/
eu já tinha lido, e eu achando q era a minha placa de vídeo, eu acho um problema bem grosseiro, ainda bem q estao dando atenção a isso.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: 11.04: Adeus "X", bem-vindo "Wayland", finalmente!
« Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2010, 12:52 »
O ponto alto de tudo isso é a coragem da Canonical de mudar os paradigmas pré-estabecidos e romper com soluções previamente ofertadas como foi o caso do Gnome shell. Eu particularmente vejo isso com bons olhos pois não ficamos presos a soluções formatadas e presas a tecnologias limitadas. Acho o Gnome Shell um grande erro de engenharia, e não vejo praticidade alguma na sua forma de trabalho e usabilidade. Quando eu vi aquilo pela primeira vez ao testar no meu Ubuntu eu fiquei frustrado e torcia para que a Canonical não adotasse aquilo. E graças a Deus ela não adotou. Talvez o uso do Unity seja precoce para a versão principal do sistema, mais de todo modo não deixa de ser algo estingante. Acho que a próxima versão do Ubuntu poderia usar o Gnome 2d mesmo, como já conhecemos, e a Canonical amadurecer o desenvolvimento do Unity na sua versão para Netbooks. A implementação do Wayland no lugar do X é outra decisão acerta que mostra o espirito vanguardista e coragem dos desenvolvedores da Canonical. Essa decisão será implementa aos poucos e com certeza será um divisor de águas no mundo do software livre. Acredito que na versão 12.04 já teremos um Unity forte, um amadurecimento mais consistente e não tão experimental do Wayland. O futuro é bem promissor. Não podemos deixar de ressaltar que a Canonical está sendo bem ousada e rompendo em partes com parceiros como os desenvolvedores do Gnome.

Não posso nem estar ansioso em ver essas implementações, pois as mesmas estarão amadurecidas e prontas para uso bem provavelmente na próxima versão LTS.

É aguarda para ver. Quem viver verá....
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.