Autor Tópico: Ubuntu 10.10 não reconhecendo 4096 MB memória  (Lida 3082 vezes)

Offline Neill

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Ubuntu 10.10 não reconhecendo 4096 MB memória
« Online: 01 de Novembro de 2010, 15:16 »
Boas, já algum tempo que uso o Ubuntu, ou seja desde a versão 8.04 mas é desde a versão 9.04 que uso a versão de 64 bits e é desde dai que continuo sem saber o porquê e como conseguir usar os 4096 MB de memória porque só me aparece os 3.9 GB. Na BIOS tenho activado "Memory Remap" e instalei Physical Address Extension e não funcionou. Alguem me pode me dar outras dicas ou mais informações? ???
« Última modificação: 01 de Novembro de 2010, 15:18 por Neill »

Offline akhilleos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.10 não reconhecendo 4096 MB memória
« Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2010, 16:52 »
Olá.

Eu tenho 16gb no Ubuntu 10.10 64 bits sem nenhum problema.

minha sugestão:

1 - você possui a última atualização da BIOS da sua placa mãe?
(posta o fabricante + modelo da placa mãe).

2 - A sua placa de vídeo é on-board?
Na maioria dos casos, parte da memória RAM é compartilhada com a placa de vídeo on-board (essa configuração fica na BIOS).

3 - Na configuração da BIOS, carregue os valores default (na minha BIOS a tecla é F5 para carregar os valores default e F10 para salvar).

4 - Já tentou remover as memórias e encaixar novamente (com o micro desligado)?

[ ]'s

Akhilleos.
Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat (64 bits).

jubuntux

• Visitante
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2010, 10:17 »
A propósito, isso também se passa comigo, tenho 4 GB no total de memória e o Ubuntu vai só até aos 3 GB.

Aproveito para perguntar o que poderá estar a acontecer (isto desde ontem apenas, porque antes não acontecia), posso ter 4 ou 5 ligações à net em simultâneo em que uma delas é no YouTube, antes a carga de memória utilizada andava na ordem dos 30%, não sei o que pode ter acontecido que desde ontem tudo parecia funcionar com níveis de memória sem picos de consumo desde que não me ligue ao YouTube; assim que me ligo a ele, o consumo de memória sobe a níveis bem altos e chega a passar dos 60%, mais uma vez sublinho que não acontecia.
Já testei fazendo o mesmo no vizinho Windows7 e a memória apesar de subir também um pouco (o que é natural) mantém-se bem mais estável e não sobe acima dos 40%!
Ah, um outro pormenor é que quando o consumo de memória está elevado no Ubuntu, uma das coisas que noto é o cursor do mouse que fica tremendo e lento, claro que é um sinal de fraco desempenho por excesso de recursos em consumo.

Poderão me ajudar a saber o que se poderá estar a passar agora?
Obrigado

Offline RonaldoRG

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2010, 12:10 »
Quanto ao reconhecimento de memória é devido a limitação da arquitetura de 32bits, comigo acontece a mesma coisa. Pra reconhecer mais de 4GB tem que instalar o ubuntu 64bits.

Quanto ao consumo de memória, tem que monitorar pelo Monitor do Sistema pra ver quais aplicativos estão consumindo muita memória.
T+.
Ubuntu 12.04

jubuntux

• Visitante
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2010, 14:33 »
Confesso que de uma forma rápida cheguei a ver a lista de execuções naquele momento, irei ver de forma mais calma e tentar detectar algo fora do normal, mas fico com receio se ao ter a possibilidade de desligar alguma daquelas tarefas que não consiga identificar e que esteja em execução e desligue erradamente!
De qualquer forma gostaria de saber se já sucedeu o mesmo com alguém por aqui em relação ao YouTube, porque se tal sucedesse desde o início talvez o problema até se detectasse mas surgiu só agora e isso é que acho estranho!

Entretanto irei ver ainda hoje se no meu portátil o problema também sucede.

jubuntux

• Visitante
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2010, 22:33 »
Tal como referi, verifiquei que o pc fixo mantém o problema que mencionei anteriormente, ou seja, ao ligar ao youtube a memória assinala uma baixa na ordem dos 60% com tendência a subir esse valor!
Verifiquei também no meu portátil, com o mesmo número de páginas da net abertas e buscar no youtube o vídeo X, ao fazer esta busca no pc fixo, esse vídeo X não abre e acusa erro, ao tentar abrir esse mesmo vídeo no portátil não só a memória consome apenas entre os 20 e os 30% de recursos, ou seja o que sempre sucedeu sem alteração significativa, como permite visualizar esse vídeo normalmente!

A que conclusão poderei eu chegar?
Uma forte hipótese é (sem os associados termos técnicos que à partida não domino) uma possível anomalia a nível de gestão de recursos do sistema que surgiu de forma repentina onde algum elemento possivelmente bugado esteja a impedir o normal funcionamento da gestão desses recursos sobrecarregando a memória RAM.

Alguma sugestão que possa ser útil?
Ou então numa atitude mais radical melhor seria reinstalar o Ubuntu? Obrigado...

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2010, 22:50 »
Tal como referi, verifiquei que o pc fixo mantém o problema que mencionei anteriormente, ou seja, ao ligar ao youtube a memória assinala uma baixa na ordem dos 60% com tendência a subir esse valor!
Verifiquei também no meu portátil, com o mesmo número de páginas da net abertas e buscar no youtube o vídeo X, ao fazer esta busca no pc fixo, esse vídeo X não abre e acusa erro, ao tentar abrir esse mesmo vídeo no portátil não só a memória consome apenas entre os 20 e os 30% de recursos, ou seja o que sempre sucedeu sem alteração significativa, como permite visualizar esse vídeo normalmente!

A que conclusão poderei eu chegar?
Uma forte hipótese é (sem os associados termos técnicos que à partida não domino) uma possível anomalia a nível de gestão de recursos do sistema que surgiu de forma repentina onde algum elemento possivelmente bugado esteja a impedir o normal funcionamento da gestão desses recursos sobrecarregando a memória RAM.

Alguma sugestão que possa ser útil?
Ou então numa atitude mais radical melhor seria reinstalar o Ubuntu? Obrigado...
Isso ta com cara de ser o flash, você atualizou recentemente???
Tente remover e instalar novamente.
Como você mesmo disse é quando você abre o youtube ou seja

youtube==flash.

Offline vinicius_aleao

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2010, 23:05 »
3.9GB, 4GB... Isso não tem a ver com arredondamento não? Já li em algum lugar que isso não era problema nenhum, apenas havia uma diferença entre arredondamento decimal e arredondamento... binário? Sei lá, era uma coisa assim.

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2010, 23:09 »
3.9GB, 4GB... Isso não tem a ver com arredondamento não? Já li em algum lugar que isso não era problema nenhum, apenas havia uma diferença entre arredondamento decimal e arredondamento... binário? Sei lá, era uma coisa assim.
Ou também é o desconto que tem para a memória de video onboard, muitas bios já destinam automaticamente uma certa quantidade de memória.
O meu por exemplo mostra 3.7, e a placa de video (intel onboard) usa 256 Mb.
Aredondando dá isso mesmo (3.7).

jubuntux

• Visitante
« Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2010, 01:34 »
Agradeço desde já os vossos comentários; intuitivamente cada vez mais me convenço que foi algum "componente" ou alguma dependência que quebrou e não conseguiu recuperar!
Uma pista: Se utilizo praticamente o mesmo número de horas por dia tanto o pc fixo como o portátil, se os dois têm as últimas actualizações (pensei que poderia ter sido alguma actualização que por algum motivo contribuísse para causar o problema), mas se no portátil está tudo normal, isto leva-me a crer na hipótese de anomalia em algo que deixou de dar resposta em termos de gestão de recursos.
Ora no pc tenho win7 + ubuntu 10.10; no portátil tenho win7 + ubuntu 10.10; ora se o único que revelou ter esse problema foi o 2º sistema que mencionei, que outra hipótese poderá ter surgido se não a do tipo que referi acima?!

Bom, decidi fazer uma reinstalação do Ubuntu seguida de actualização.
O sistema responde tal como antes de ter surgido o problema, normalmente funcional; níveis de consumo de RAM estabilizados, isto é o resultado de ter feito o mesmo que fiz quando verifiquei que havia problema, ou seja o ubuntu está de novo a dar cartas! Espero agora que assim permaneça.

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2010, 01:58 »
Agradeço desde já os vossos comentários; intuitivamente cada vez mais me convenço que foi algum "componente" ou alguma dependência que quebrou e não conseguiu recuperar!
Uma pista: Se utilizo praticamente o mesmo número de horas por dia tanto o pc fixo como o portátil, se os dois têm as últimas actualizações (pensei que poderia ter sido alguma actualização que por algum motivo contribuísse para causar o problema), mas se no portátil está tudo normal, isto leva-me a crer na hipótese de anomalia em algo que deixou de dar resposta em termos de gestão de recursos.
Ora no pc tenho win7 + ubuntu 10.10; no portátil tenho win7 + ubuntu 10.10; ora se o único que revelou ter esse problema foi o 2º sistema que mencionei, que outra hipótese poderá ter surgido se não a do tipo que referi acima?!

Bom, decidi fazer uma reinstalação do Ubuntu seguida de actualização.
O sistema responde tal como antes de ter surgido o problema, normalmente funcional; níveis de consumo de RAM estabilizados, isto é o resultado de ter feito o mesmo que fiz quando verifiquei que havia problema, ou seja o ubuntu está de novo a dar cartas! Espero agora que assim permaneça.

Só não acho que esta seja a melhor maneira de se resolver as coisas no Ubuntu, isso é tipico de Windows (Tudo tem que formatar).

Mas...

jubuntux

• Visitante
« Resposta #11 Online: 09 de Novembro de 2010, 16:38 »

Só não acho que esta seja a melhor maneira de se resolver as coisas no Ubuntu, isso é tipico de Windows (Tudo tem que formatar).

Mas...

[/quote]

Sim, não o referi antes porque estaria fora de contexto, mas percebo onde quer chegar e não o faria se:

Como o HD onde por acaso está instalado o Ubuntu já não é nada novo, já havia sido alvo de várias experiências com o windows e como obviamente o pouco tempo que ainda uso este novo sistema, estou ainda a tactear o mundo do Linux; ora, não acharia sensato estrear-me neste novo mundo com um disco novo, vou dar mais algum tempo para experiência e em breve colocar uma ordem mais definitiva no uso do pc, daí que até esta reinstalação do Ubuntu também visava observar de que forma ele responderia a esta anomalia após ter sido reinstalado e detectar se também poderia ser algo relacionado com o hardware que estaria a ser gerido nesta nova plataforma e que poderia não estar a funcionar devidamente!
Falou por acaso no Flash, penso também que não era de descartar essa hipótese!
Enfim, como disse vamos ver como se comporta daqui para a frente.