problemas com placas de vídeo no ubuntu 10.10

Iniciado por jordanofreitas, 29 de Outubro de 2010, 21:51

tópico anterior - próximo tópico

jordanofreitas

Olá pessoal,
o problema é o seguinte, na empresa em que trabalho existe um pc com 2 placas de vídeo (uma pci express nvidia e outra pci-simples- ati radeon 7000) com duas saídas cada, para 4 monitores, que é utilizado para monitorar a rede, nele rodava o windows XP, então resolvi instalar o ubuntu 10.10; após vários testes...... 1ª situação - não consegui fazer a instalação com as duas placas instaladas ao mesmo tempo, 2ª situação - depois de instalado, ele reconhece qualquer uma das placas, tanto a pci express, quanto a pci, porém apenas uma de cada vez, se coloco somente a pci express (nvidia), exibe normalmente em dois monitores, se coloco somente a pci (ATI7000), exibe normalmente em dois monitores, quando coloco as duas placas ele exibe somente nos monitores da pci express, e quando coloco duas placas pci ATI, exibe nos monitores da placa que está no slot pci mais perto da fonte...alguém já teve um experiência semelhante, estou determinado a largar de vez o win XP.
Linux User 518856

jordanofreitas

de acordo com o que descrevi, o problema não está em reconhecer os drivers das placas de vídeo e sim em algum conflito de IRQ ou algo parecido... concordam?
Linux User 518856

niquelnausea

já vi aqui no fórum algumas pessoas descrevendo um problema parecido, todos diziam que somente editando o xorg.conf para configurar as saídas corretamente.

jordanofreitas

ok niquelnausea, eu também andei pesquisando e todas as soluções me levam a acreditar que a solução é essa mesmo, mas no ubuntu 10.10 não existe o "xorg.conf", eu posso criá-lo? vou tentar....
Linux User 518856

niquelnausea

estranho, como você usa uma nvidia e uma ati era para ter o xorg, ele fica em /etc/X11/xorg.conf, se estiver rodando com a nvidia rode o comando nvidia-xconfig como root que sera criado um novo. no caso da ati não sei muita coisa.

RonaldoRG

Ubuntu 12.04

jordanofreitas

Ronaldo RG,
obrigado pela dica,
vejam agora em que pé está a minha situação; seguindo algumas dicas que encontrei pela internet fiz o seguinte:
1º instalei o SO Ubuntu 10.10, sem as duas placas gráficas, utilizando a placa de video on board;
2º após a instalação, coloquei as duas placas gráficas, e no terminal digitei:
/etc/init.d/gdm stop (parei o serviço);
Xorg -configure (foi gerado um arquivo xorg.conf.new no diretorio /root) porém foi exibido também uma mensagem de erro, nã orecordo bem o que dizia;
copiei para /etc/X11 e renomei para xorg.conf, e reiniciei o gdm /etc/init.d/gdm start
aparentemente estaria funcionando tudo, porém ficou meio esquizito, dois monitores funcionaram, o terceiro ficou intermitente, e bastava abrir uma janela que o negócio ficava feio, irei postar aqui o xorg.conf que foi gerado:
ah, talvez possa interfirir, são 3 monitores 19" e um de 42"
Linux User 518856

RonaldoRG

Citar2º após a instalação, coloquei as duas placas gráficas, e no terminal digitei:(...)
Quando você instalou as placas e antes de usar o comando, o que aconteceu? Elas funcionaram?
Era melhor você ter instalado o sistema com as placas no lugar e depois tentar criar o xorg.conf para tentar configurar as placas pelo por ele.
T+.
Ubuntu 12.04

jordanofreitas

ok Ronaldo, eu também tentei fazer a instalação com as placas no lugar, mas o pc nem conseguia dar boot, e aí em outro site, se não me falha a memória o GDHpress, li um artigo que dizia para instalar sem as placas e depois editar o arquivo xorg.conf....
Linux User 518856

novacriatura

Citação de: jordanofreitas online 30 de Outubro de 2010, 15:17
Ronaldo RG,
obrigado pela dica,
vejam agora em que pé está a minha situação; seguindo algumas dicas que encontrei pela internet fiz o seguinte:
1º instalei o SO Ubuntu 10.10, sem as duas placas gráficas, utilizando a placa de video on board;
2º após a instalação, coloquei as duas placas gráficas, e no terminal digitei:
/etc/init.d/gdm stop (parei o serviço);
Xorg -configure (foi gerado um arquivo xorg.conf.new no diretorio /root) porém foi exibido também uma mensagem de erro, nã orecordo bem o que dizia;
copiei para /etc/X11 e renomei para xorg.conf, e reiniciei o gdm /etc/init.d/gdm start
aparentemente estaria funcionando tudo, porém ficou meio esquizito, dois monitores funcionaram, o terceiro ficou intermitente, e bastava abrir uma janela que o negócio ficava feio, irei postar aqui o xorg.conf que foi gerado:
ah, talvez possa interfirir, são 3 monitores 19" e um de 42"

Obrigado Ronaldo, estava com o mesmo problema aqui e sua dica funcionou perfeitamente.
Fiquem na Sombra do Altíssimo;

Anderson Souza Cruz