Toshiba M505D-S4930 - Problemas com o Ubuntu 10.10 - Realmente ele está melhor?

Iniciado por edsonlopes, 21 de Outubro de 2010, 11:14

tópico anterior - próximo tópico

edsonlopes

Pessoal, conforme relatei em outro tópico ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,73686.msg413378.html#msg413378 ), estou com vários "probleminhas" ao efetuar o upgrade para o Ubuntu 10.10.

A uma semana eu usava o 10.04, e não tinha problema alguma, simplesmente funcionava tudo corretamente. Durante a instalação do 10.10, ele me avisava que vários pacotes estavam sendo retirados do sistema, pois não havia mais necessidade dos mesmos, então eu assinalava SIM para todas as perguntas.

Os problemas que estou tendo, e algumas soluções imediatas que fiz para poder ao menos usar o notebook:

Aquecimento:
Problema: O computador funciona alguns minutos até desligar com problema de super aquecimento. O cooler não funciona.
Breve Solução (gambiarra): Em "/etc/default/grub" eu alterei a configuração para:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi.power_nocheck=0 noapic nolapic acpi=off acpi_osi=Linux vga=769"
O computador funciona corretamente apenas ligado na energia. Assim que ele inicia, e está na bateria, simplesmente frita o processador novamente. Problema ainda sem solução definitiva, e muito importante que eu encontre uma solução.

Mouse:
Problema: O mouse nativo do notebook, o mousetracker não desliga quando pressionado o botão logo acima do periférico.
Breve Solução (gambiarra): Basta ter cuidado ao digitar, caso contrário, ele irá atrapalhar ao movimentar o mouse com o contato pelo corpo, mesmo que use um outro mouse USB. Problema ainda sem solução, além de consumir mais bateria, já que fica uma luz ligada assinalando que o mesmo está operante.

Desligamento:
Problema: Assim que mando o Ubuntu 10.10 desligar corretamente pelo menu superior, ele fecha tudo, mas fica esperando mais alguma coisa em tela preta, e simplesmente não desliga.
Breve Solução (gambiarra): Tenho que pressionar o botão de Power 3 segundos para efetuar um Hard-ShutDown, o que todo mundo sabe que causa problemas de hardware em certos casos, mas esta é a única saída. (problema ainda sem solução)

Teclado:
Problema: Mesmo eu selecionando o teclado "USA Alternative Internacional (former usintl)", ele me lista o teclado "USA", e em certos momentos, o cedilha sai com o "rabinho para cima" como em ć.
Breve Solução (gambiarra): Não tenho ideia alguma o pq ocorre ito, mas simplesmente efetuo um CTRL+C e CTRL+V em alguma palavra do Google para usar em meus documentos. "Sei, é uma comédia, mas não tenho outra saída" ???

Enfim, por hora, são apenas esses problemas que são causados, e que estão me incomodando mais. tenho sim outros pequenos, e sem relevância no meu dia-a-dia, como os botões da parte superior do notebook (de mídia), que simplesmente não funcionam.

De fato, tudo isso funcionava no 10.04. Alguém também possui esses problemas no 10.10 ou em alguma versão anterior? Ou então já encontrou uma solução mais apropriada?
Abraços, Edson

edsonlopes

edsonlopes

O Ubuntu não tem muitos usuários Toshiba? Ou pode ser que não estão enfrentando esses problemas de aquecimento?

edsonlopes

Até o momento não encontrei nenhuma solução para esses problemas... Me parece que não há muitas pessoas usando o 10.10 nesta máquina, ou tendo esses tipos de problemas... Fui "sorteado".

Até agora nada... O que o pessoal acha do OpenSuse ou o Fedora? Já estão maduros nos notebooks?

bcat

Utilizo o ubuntu 10.10 e não tenho problemas nenhuns... tirando a qualidade de som que deixa um pouco a desejar... Tenho um compaq...

Charles T.

Olá, o meu notebook é um Toshiba Satellite A305-S6905, e estou tendo problemas com o cooler e com o som.
O cooler só funciona durante algum tempo, e sempre que começa a esquentar, tenho que reinicia-lo, pois, o cooler voltar a rodar com o boot.Tenho use problema, desde que comecei com Ubuntu.
Já o problema com o som, começou com o 10.10, só consigo aumentar ou abaixar o volume usando "alsamixer" no terminal.

Estarei acompanho os posts aqui,
Fico grato com a ajuda.

Abraço,
Charles T.

maxsql

Olá Pessoal, tenho um notebook STI IS 1462, o único problema q enfrento é sem dúvida com o desligamento do computador, quando mando desligar ele simplesmente retorna a tela de login, acontece isso duas ou  três vezes seguidas, não mais q isso, criei um lançador para o terminal desligar o computador e não tive mais problemas, q me lembro, de qualquer modo ainda falta algumas coisas para o 10.10 melhorar, abraços!!!