Autor Tópico: Ubuntu 9.04 + Roteador Cisco WRT54GH com dhcp server desativado  (Lida 2992 vezes)

Offline dca_sonic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Ubuntu 9.04 + Roteador Cisco WRT54GH com dhcp server desativado
« Online: 20 de Outubro de 2010, 14:10 »
Boa tarde pessoal.
Instalei o Cisco WRT54GH na minha casa, mas desabilitei a função DHCP Server e deixei ele somente como uma switch (hub) de rede (além de permitir conexão wireless também).
Ou seja, o cabo que sai do modem não está conectado na porta Wan do roteador. Mas numa das outras 4 portas.

Acontece que o desktop está dual boot (windows e Ubuntu) ligado via cabo de rede. Quando entro pelo Windows a internet conecta de primeira sem problemas.
Mas quando entro pelo Ubuntu, eu fico sem internet. Aí eu tento de tudo para fazer internet funcionar e nada dá certo. Depois de um tempão reiniciando o modem, o roteador e nada dando certo, o Ubuntu resolve conectar. Mas nunca sei qual é a solução correta para o problema, pois se eu reiniciar e entrar pelo Ubuntu de novo, é sempre uma nova luta. (da última vez tive que conectar o cabo que sai do modem direto na CPU, pois passando pelo roteador num conectava por nada).

O que devo fazer para o Ubuntu conectar automaticamente toda vez que entro por ele assim como acontece no windows?

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 9.04 + Roteador Cisco WRT54GH com dhcp server desativado
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2010, 16:31 »
Qual é a sua conexão internet?

E o seu modem, qual é a marca/modelo dele? Está roteado?
« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 16:33 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline dca_sonic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 + Roteador Cisco WRT54GH com dhcp server desativado
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2010, 16:59 »
Qual é a sua conexão internet?

E o seu modem, qual é a marca/modelo dele? Está roteado?

Olá zekkerj

Minha conexão é GVT 10MB

Meu modem é um tal de Huawei (fornecido gratuitamente pela GVT) e está roteado sim. Antes de comprar o roteador wireless, tanto o windows quanto o ubuntu já entravam com a internet funcionando normalmente.
Agora, depois que instalei o roteador Cisco conforme explicado, só o Windows está entrando com a internet funcionando automaticamente.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 17:06 por dca_sonic »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 9.04 + Roteador Cisco WRT54GH com dhcp server desativado
« Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2010, 18:23 »
Você deveria estar recebendo a cessão DHCP normalmente a partir do modem.

Verifique se há alguma configuração de filtro de MACs no roteador --- apesar de que se a máquina está em dual boot, ela deveria estar usando o mesmo MAC tanto no windows quanto no Linux.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline dca_sonic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 + Roteador Cisco WRT54GH com dhcp server desativado
« Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2010, 08:09 »
Olá Zekkerj

Consegui resolver de uma forma que estava na minha cara o tempo todo.

O IP de configuração do modem e do roteador eram os mesmos (192.168.1.1), bastou eu alterar o IP de configuração do Cisco para um diferente que deu certo.

Só não sei porque no Windows funcionava normalmente mesmo antes desta alteração.

Fica aí a lição para quem passar pelo mesmo problema.

Grande abraço.