Autor Tópico: Instalação de Driver video ATI hp-pavilion-dv4 Ubuntu 10.10 maverick  (Lida 7286 vezes)

Offline mouratri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ola a todos!
galera  meu primeiro post ai no fórum depois de ficar usando um tempo o slackware vim para a facilidade e praticidade que o ubuntu oferece mas fiquei com um pequeno problema não consigo instalar o driver da minha placa de video ATI Mobility Randeon 4550 quando vou em administração -> Drivers Adicionais ele diz que instalou o driver para suporte a 3D mas basta eu reiniciar para a GUI do Gnome não rodar mais tentei fazer com os passos que o pessoal tem descrito baixando a ultima atualização do driver e gerando os *.deb com o comando buildpkg mas na hora de instalar já não rola por que tem dependências e fica uma zona gostei muito do ubuntu mas sem ter o driver de vídeo instalado, aquece demais o note ficando com a temperatura de 60° com picos de 78° e isso é complicado, gostaria de saber se alguém conseguiu fazer funcionar esse driver da ati na versão 10.10 e se sabe algo para não aquecer tanto o processador??

Agradeço desde de já a colaboração!

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
mais um com esse pro :)
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2010, 21:10 »
ola amigo, primeiro, se o seu note é da linha core-i (o meu é e acho que o seu também)) o problema nao esta no driver que vc instala, e sim no fato de que seu note so da boot pela placa de video onbord (o processador core-i). por quando o sistema boot nao aparece imagem , ja que ele tenta usar o driver proprietario ati na placa onbord.

a questao é que no windows, pra fazer esse gerenciamento de placa, ha um software, ja no ubuntu o modulo que pode fazer isso so sai no 10.10, e mesmo assim sem uma interface ou forma mais pratica de utiliza-lo (so o modulo mesmo). tenho o mesmo problema aqui, e a soluçao (que ainda nao apliquei) é compilar o kernel 2.6.34 com esse modulo (vga switcheroo) e depois criar um script pra fazer a mudança de placa fazendo assim o note iniciar no on com o driver dela e depois vc mudar pra off com o respectivo driver.

quanto ao super aquecimento, o kernel (nao sei se é o seu driver ou nao) 2.6.35 do ubuntu 10.10 veio com um bug que aquece processadores, perigoso pra processador que é muito potente como a linha core-i.

outra soluçao que vc pode tentar é instalar o ubuntu control center, um software de um brasileiro que tem uma interface pra mudar de placa. ele funcionou bem pra mim ate a ultima atualizaçao do 10.10, depois morreu, mas vc pode ter mais sorte que eu.
Ubuntu Linux 10.10

Offline mouratri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Instalação de Driver video ATI hp-pavilion-dv4 Ubuntu 10.10 maverick
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2010, 09:30 »
Muito Obrigado Kriador pela sua resposta. eu ja havia instalado o ucc no ubuntu 10.10 só não estava conseguindo utilizar mesmo a potencia do meu driver de video, a questão do super aquecimento que aconte me parece ser por causa do gerenciamento de video mesmo pois quando eu deixo a interface bem simples sem nenhuma frescura :D, o processador fica na temperatura de 50° mas vou tentar fazer isso que vc me passou para ver se o video rola legal
vlw.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Instalação de Driver video ATI hp-pavilion-dv4 Ubuntu 10.10 maverick
« Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2010, 21:08 »
andei analisando o script do UCC (no processo pra criar o meu proprio) e descobri que ele nao desliga a placa de video que nao esta sendo usada quando vc muda de placa, com as duas ativas o aumento de calor é instantaneo, estou tentando desligar a placa ao mudar mas ate agora nao tive sucesso com o meu script pois apesar dele mudar normalmente (e super aquecer normalmente, ahahah) ao adicionar a linha que desliga a placa que nao vai ser usada ele nao inicia a outra. vou tentar resolver isso, caso consiga posto aqui o script para ajudar o pessoal.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
terminei meu script
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2010, 20:36 »
nao sei se melhorará a temperatura ou nao, pq nao testei ainda forçando desempenho, mas nao custa tentar, postei no seguinte topico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74231.msg414586.html#msg414586
Ubuntu Linux 10.10

Offline mouratri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Instalação de Driver video ATI hp-pavilion-dv4 Ubuntu 10.10 maverick
« Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2010, 17:43 »
bah eu ja tinha executado esse script com a placa grafica, troca no ubuntu 10.10 para a placa ati, mas o aquecimento ficou ainda, dai optei em instalar o ubuntu 10.4.1 LTS que ta funcionando muito bem com a temperatura entre 48° normal e 70° rodando jogos só não consegui usar esse script no ubuntu 10.4 pois não tem o vgaswitcheroo no kernel e eu não achei onde baixar e instalar ainda, mas por enquanto vou ficar no 10.4 até esse problema de aquecimento do kernel for resolvido pra não detonar a vida do util do meu NoteBook.

vlw!

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Instalação de Driver video ATI hp-pavilion-dv4 Ubuntu 10.10 maverick
« Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2010, 13:37 »
apos a instalaçao do kernel 2.6.35-23 no lugar do -22 percebi uma sensivel diferença na temperatura media, antes usando o sistema moderadamente (vendo um video) ela ficava por volta de 70º, agora fica por volta de 60º, ja é uma evoluçao... isso indica que aparentemente o problema do aquecimento esta no kernel mesmo...
Ubuntu Linux 10.10

Offline mouratri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Instalação de Driver video ATI hp-pavilion-dv4 Ubuntu 10.10 maverick
« Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2010, 22:36 »
depois de ter instalado o ubuntu 10.04 eu usei a atualização para o 10.10 maverick e agora a temperatura inicia nos 40º e fica na media de 60º com alguns processos  rodando, mas em compensação esta acontecendo algo bem estranho com o Som na hora de rodar jogos meu som fica aumentando e diminuindo alguem ja passou por isso??