RESOLVIDO !--Notebook Toshiba nao carrega imagem após instalação nova do Ubuntu.

Iniciado por Rafazan, 16 de Outubro de 2010, 20:02

tópico anterior - próximo tópico

Rafazan

Boa noite pessoal.

Gostaria de uma informação, recentemente adquiri um notebook  Toshiba L505 Gs 5039 - Intel I5 -2.26ghz /4gb/500gb.

Problema:

Quando vou iniciar pelo live cd do ubuntu versao 10.04 ele carrega os arquivos  até ao menu de opçoes do cd live ,dai  eu mando instalar ,quando ele termina a instalaçao , ele reinicia o notebook, e quando vai para inicializar pela primeira vez o Ubuntu depois de instalado, ele trava na tela onde carrega os arquivos de inicializacao e nao vai pra frente.

Eu to achando que é o driver da placa de video do meu laptop que nao está carregando , a principio a controladora do chipset de video é  da intel, se alguem puder me ajudar agradeço.

Abraços.

sidtj

Amigão, também tenho esse maquinão chamado toshiba (adoro esse note, excelente demais!) e tive o mesmo problema...
Vc deve ter uma placa de video ATI certo?

Bom, pra resolver faz o seguinte:

Na hora do boot, escolha a opção do linux no grub (geralmente a primeira) mas não dê enter, pressione a tecla "e" pra exibir a linha de comando da opcao que vc selecionou.

Ela termina, se nao me engano, com a palavra --splash  e um hífen... ou algo parecido... mas enfim, o que vc deve fazer é ir até o final da linha, final mesmo, e acrescentar "pci=use_crs".

Depois é só dar o boot (nao lembro a tecla mas leia na tela que ele vai te informar).
Dando o boot assim vc consegue fazer ele iniciar.

Depois pesquise na net sobre como deixar isso fixo pois no próximo boot já nao vai mais funcionar.
Nao lembro como fixar mas fiz no meu e é bem simples.

Caso não funcione, poste novamente que pego a minha linha e te passo inteira pra vc testar aí ok?

Abraço e espero que ajude.
--
[sidtj]

sidtj

Pra ficar completo,
Só pra constar, se nao funcionar, acrescente também "nomodeset" (sem aspas) após o pci=use_crs
--
[sidtj]

Rafazan

ok , vou fazer este procedimento e te retorno pra ver se deu certo.
Valeu.

sidtj

E aí amigo, conseguiu resolver a questão?
Não esquece de postar aí pra gente saber pois pode ser útil pra outros.

Boa semana, t+
--
[sidtj]

Rafazan

Antes de instalar, estou baixando a nova versao do ubuntu 10.10 , aguarde mais um pouco.
Abraço.

Rafazan

Pessoal, boa noite.

Ainda nao consegui fazer o ubuntu rodar no meu note

Obs: Eu consegui instalar o fedora 13 nele acrescentando  no modo texto de inicializacao do grub  a linha "acpi=off", dai ele foi embora

segue a configuracao que peguei no meu grub de inicializacao com o ubuntu instalado ja , mas nao inicializando.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Record fail
insmod ext2
set root='(hd0,7)'
search –no-floppy –fs-uuid –set
linux /boot/vmlinuz-2.6.32-21-generic root =uuid quiet splash
initrd /boot/initrd.img

---------------------------------------------------
ja tentei incluir no final na linha acpi=off, mais um monte de coisa , eu so nao sei se realmente ele esta gravando a alteracao, pois na tela do  grub eu aperto "e" dai ele vai pra tela texto do grub, onde dai eu acrescento essa linha e aperto crt+x para iniciar direto no boot, nao sei se é a maneria correta, se alguem puder  me ajudar agradeço.
Abraços !

sidtj

Se você alterar na hora do boot, só vai funcionar naquele boot. No próximo volta ao que estava antes.

Pra alterar de maneira fixa você precisa editar este arquivo:

sudo gedit /etc/default/grub

Nele você coloca as opções desejadas na linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT. Veja a minha por exemplo:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash pci=use_crs nomodeset video=uvesafb:mode_option=1280x1024-24,mtrr=3,scroll=ywrap"

Depois salve, feche e execute este comando para atualizar o grub:

sudo update-grub

Como eu te disse, aqui só funciona se eu colocar o "pci=use_crs" que você pode observar na linha acima. E o meu é toshiba satellite também. É uma pena que não tenha te servido, já que você disse que tentou várias opções (suponho que esta também) e não funcionou.

T+
--
[sidtj]

Rafazan

Resolvido  amigo, era so editar a linha dentro do caminho : gedit /etc/default/grub

No meu caso ficou assim: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi=off"

depois é claro que tive que rodar update-grub para ele atualizar o grub.cfg.

Espero que esse tópico ajude os próximos amigos que forem pegar uma situação assim para resolver.

Abraços, e muito obrigado mesmo !

Até a próxima. valeu !

sidtj

--
[sidtj]