Ao inicializar como montar e dar permição de escrita em partição reiserFS?

Iniciado por marcos_santana, 15 de Outubro de 2010, 03:08

tópico anterior - próximo tópico

marcos_santana

Olá, estou testando uma nova maneira de usar o ubuntu e fiz algo diferente(diferente pra mim pelo menos =P)!
Criei uma partição ext4 para o sitema e uma reiserFS para guardar os arquivos, mas não a coloquei em nenhum ponto de montagem.
Só que ao criar as partições, acho que fiz besteira(na verdade acho que isso não tem nada haver no linux), criei primeiro a partição reiserFS, depois a swap e por ultimo ext4.

Vamos ao que interessa.

A partição reiserFS não monta e depois de montada, não tem permissão de escrita!

Então gente me ajuda ai, me mostrem como eu posso colocar a partição reiserFS pra ser montada e com permição de escrita ja na inicialização.
Lembrando que meu sda1 é a partição reiserFS (arquivo), sda2 swap, sda3 ext4 (sistema).

sistematico

Não ficou bem claro qual comando você está usando para montar a partição, pode explicar melhor?

sudo mkdir -p /mnt/arquivos
sudo mount -t reiserfs /dev/sda1 /mnt/arquivos -o users,rw

Assim não dá?
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

marcos_santana

não estou usando nenhum comando.
Assim, eu tenho uma partição no sda1 em formato reiserFS e eu não a coloquei em um ponto de montagem (/home , etc...)
Então por exemplo, sei que pra fazer a partição ja seja montada quando se inicializa o ubuntu agente tem que editar o /etc/fstab, mas eu não coloquei fiz nada ainda.
Essa partição quando agente vai em locais e acessa ela ela é montada, mas não tenho permição de escrita.
Quero saber duas coisas:

1 - como que edito para a partição reiserFS ja seja montada na inicialização (como agente edita o fstab pra partição netfs ja começe montada)?
2 - sei como colocar as permições de escrita com o chmod, mas como colocar adicionar essa permição de escrita desde quando o ubuntu é inciado?

marcos_santana

gente eu falei uma bobagem, não preciso adicionar o comando de escrever em nenhum lugar, tava colocando o comando errado, foi só da um chmod 777 na partição reiserFS que ela ta escrevendo agora, todas vezes que inicio.

agora quetr saber como edito o /etc/fstab pra essa partição já fique montada quando o ubuntu iniciar.

marcos_santana

zekkerj

Citartava colocando o comando errado, foi só da um chmod 777 na partição reiserFS que ela ta escrevendo agora, todas vezes que inicio.
Resolveu? Resolveu. Mas do jeito errado... vc deveria ter mudado o usuário que montou a partição, ou então criar um diretório dentro dela com seu nome, e usar o root pra tornar seu usuário proprietário desse diretório.

Além do quê... ReiserFS está obsoleto...

Mas, o que importa é que resolveu, né? ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D