Qual seria a velocidade ideal para se gravar uma ISO do sistema?

Iniciado por FABRÍCIO SOUZA, 14 de Outubro de 2010, 20:23

tópico anterior - próximo tópico

FABRÍCIO SOUZA

Olá a todos da comunidade,

Sou usuário do Ubuntu desde junho deste ano (como costumo dizer, sou um "ubuntuario"), comecei utilizando a versão 10.04 em minha casa e depois em meu trabalho (local onde consegui "ubuntuzar" quase todos os departamentos, faltam apenas três!), mas desde o início tive alguns problemas com as ISO's.

Na primeira vez havia gravado um LiveCD da versão 10.04 LTS Desktop-i386 e um da versão 10.04 LTS Desktop-amd64, ambos na velocidade máxima. Resultado: A instalação falhava na cópia dos arquivos do CD para o HD.

Na segunda vez gravei novamente as duas versões, só que na velocidade mais baixa possível. Resultado: vários computadores demoravam muito, mas muito mesmo para chegar até a tela de instalação. A instalação conseguia ser feita após muita demora, mas conseguia ser feita.

Com o lançamento do Ubuntu 10.10 gravei uma ISO da versão Desktop-amd64 na velocidade máxima (dessa vez foi por falta de atenção) e ao tentar instalar em meu PC do trabalho dava erro durante a cópia dos arquivos do CD para o HD. Fiz uma nova gravação da ISO só que em velocidade baixa (4X) e o LiveCD funcionou perfeitamente.

Baixei a ISO da versão netbook do Ubuntu 10.10 e criei um pen drive "bootável". Durante a tentativa de instalação em um netbook, após escolher o idioma e selecionar a opção "Instalar", o Ubuntu retornou um erro logo após o logo do Ubuntu (aquela parte em que têm cinco bolinhas em baixo do nome e que ficam carregando), a mensagem falava sobre erro no dispositivo de entrada/saída.

Resolvi gravar a ISO em um CD e utilizar um gravador externo de DVD/CD. Nesta tentativa consegui "sair de lugar nenhum e chegar aonde já estava", ou seja, o erro se repetiu novamente. Procurei, então, um DVD em que tinha gravado a ISO da versão netbook do Ubuntu 10.04 e depois de certa demora conseguir utilizar o LiveCD normalmente, só que não instalei, pois quero "ubuntuzar" o netbook com a versão 10.10.

Um detalhe: lançando mão do gravador externo também experimentei a versão 10.04 LTS Desktop-i386 no netbook e para minha surpresa rodou perfeitamente, inclusive o touchpad sem ser necessário instalar nada além do que estava no CD.

Depois de todo esse falatório fica a pergunta: Existe uma velocidade ideal para gravação de ISO em CD e DVD? Versões desktops e netbooks ganham ou perdem desempenho quando grava ou num CD ou num DVD?  :-\

Em todo caso baixarei mais uma vez a imagem da versão netbook do Ubuntu 10.10, mas gostaria de ouvir a opinião/sugestão de vocês.

Ah, tirem-me uma dúvida: qual é a pronúncia correta de Ubuntu? Seria "Ubuntú" ou "Ubúntu"? Ouço ambas as formas e pronuncio a primeira delas, mas como vivo fazendo propaganda do sistema não posso errar o nome.

Desde já agradeço a todos.
Para quem não tem nada, um é o dobro!

niquelnausea

Quanto a velocidade, depende. Velocidades mais baixas costumam dar menos erros de escrita, enquanto em velocidades mais altas isso é mais comum (depende do processador, hd, velocidade de i/o e por ai vai). Costumo gravar cd entre 8~16x e dvd entre 4~8x.
Quanto a demora pra iniciar a instalação em algumas maquinas, pode ser problema do leitor de cd/dvd.

Uma maneira de saber se o erro esta na imagem baixada ou na mídia gravada, é testar o md5 da imagem baixada (no caso de download atraves de link direto), se for por torrent o arquivo é verificado automaticamente.