O que é Ubuntu ?

Iniciado por Jarmison, 10 de Outubro de 2010, 10:29

tópico anterior - próximo tópico

Jarmison

Pessoal, eu queria saber o que é o Ubuntu, o que o diferencia das outras distros Linux.
Eu sei que Linux é um kernel, mais o que é o Ubuntu, é um kernel Linux mais uns programas/aplicativos ?
Ou seria apenas o Kernel Linux modificado ?
Se for só modificado, o que eles modificam ?

Abraços..
Pense ao invés de ter pensamentos

Dark_Earth

Ubuntu é uma Distribuição Linux voltada para a facilidade de uso. Resumindo. É um sistema operacional.

Certamente é a mais recomendada para iniciantes.

Basicamente, ubuntu junta todas as ferramentas necessárias para que você possa utilizar o computador normalmente (kernel, ambiente gráfico, aplicativos de escritório, navegadores web, etc...)

Além de possuir bons repositórios para instalação de outros programas.

dtomadon

Primeiramente!!!

CitarEu sei que Linux é um kernel, mais o que é o Ubuntu, é um kernel Linux mais uns programas/aplicativos ?

Linux não é um kernel!!! Linux é um sistema operacional como o rwindows só que muito melhor ( minha opinião pode não ser a sua )
é baseado em Unix , kernel é o coração do sistema operacional!! , Ubuntu é um entre muitas derivações do Linux , para iniciantes considero a opção mais recomendada , pois se assemelha muito ao rwindows , aplicativos e programas igualmente a outros sistemas operacionais.!!

Segundo !!!

Ou seria apenas o Kernel Linux modificado ?
Se for só modificado, o que eles modificam ?

Kernel do linux modificado é algo mais avançado , recomendo primeiramente usar o ubuntu com o kernel padrão da instalação, se habituar entender o sistema ler bastante a respeito desse maravilhoso sistema, depois com o tempo passe a ler sobre a otimização de kernel, nesse mesmo fórum temos o omnislash , um kernel modificado, mas pra frente instale e usufrua do mesmo!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

irtigor

O Linux é um kernel, mas também é o nome "genérico" dado aos sistemas operacionais Unix-like que o usam de base.

O Ubuntu é uma distribuição Linux (normalmente abreviado para distro linux). Isso significa que ele é formado pelo kernel linux, ferramentas GNU (por isso você vai encontrar GNU/Linux como forma de mostrar a importância das ferramentas usadas junto com o kernel) e aplicativos variados (ambientes gráficos, tocadores de vídeo, etc).

Eles não são, necessariamente, usados de forma "pura" e os motivos das modificações variam.

zeroday

Citação de: irtigor online 10 de Outubro de 2010, 13:33
O Linux é um kernel, mas também é o nome "genérico" dado aos sistemas operacionais Unix-like que o usam de base.
Exatamente.

As pessoas tendem a confundir as coisas . Linux é o kernel de tds as distribuições chamadas de Linux.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

dtomadon

Hehehehe, adoro ser livre, caros colegas de fórum irtigor e zeroday no que já li e muito devido a facu, kernel é o núcleo ou cerne do sistema operacional tanto linux como outro qualquer, ele interage entre o sistema operacioal ( linux ) e o hardware , dá a ao sistema operacional a capacidade de acessá-los e gerenciá-los.

Em várias fontes que li todos falam a mesma coisa acredito que não estou confundindo a definição de kernel :

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-kernel-e-distribuicoes/

O kernel
Você já deve ter encontrado diversas vezes a palavra kernel quando lê sobre Linux. O que vem a ser isso? O kernel é o núcleo do sistema operacional e dá aos softwares a capacidade de acessar o hardware.

Por isso o kernel do Linux é atualizado constantemente, acrescentando suporte a novas tecnologias. Usa módulos para adicionar suporte ou para melhorar no suporte a itens já existentes.

Os módulos são muito úteis, pois desobrigam o administrador da mudança do kernel inteiro, sendo necessário apenas a instalação do novo módulo. Mas às vezes você pode sentir a necessidade de recompilar o kernel inteiro, talvez para ganhar mais estabilidade, performance ou aumentar o suporte ao seu hardware como um todo. Por usar um sistema de numeração simples, os usuários do Linux podem identificar sua versão em uso.

No livro Universidade Hacker algo bem parecido!!

Mas uma coisa ,se buscar a definição de kernel vai achar em alguns lugares a expressão Kernel Linux ,devido ao fao de Linus Torvald ter se inspirado no código fonte do minix e após terminar seu trabalho dar o nome de seu código final de programaçaõ de kernel linux ou seja coração do linux, centro do sistema operacional linux.

Para sintetizar tudo que escrevi ( coisa pacas hehehe ) veja a definição de núcleo :

Núcleo

O termo Linux refere-se ao núcleo (em inglês: "kernel") do sistema operativo. O termo também é usado pelos meios de comunicação e usuários para referir-se aos sistemas operacionais baseados no núcleo Linux agregado a outros programas. Segundo Tanenbaum e Silberschatz, um núcleo pode ser considerado o próprio sistema operativo, quando este é definido como um gerenciador de recursos de hardware.

Mais em que Morimoto disse em seu livro e disponível aqui:

http://www.gdhpress.com.br/entendendo/leia/index.php?p=cap1-17

Se viajei me avisem!!!

Adriano R.N.

Camarada dtomadon, boa tarde!
Acredito que a confusão surgiu porque no seu primeiro comentário você afirma que;
"Linux não é um kernel!!!"
Neste seu último comentário, com base nas fontes, fica evidente que Linux é o kernel.
No centro do nosso querido Ubuntu, bate um "coração" o kernel GNU/Linux.
Para ajudar o autor do tópico, o kenel GNU/Linux pode ser usado em vários sistemas embarcado (relógios, Urnas eletrônicas do Brasil :D, robôs, celulares, andróide...).
Recomendo esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=qvIUSIjZ4Ok
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

dtomadon

É realmente me expressei mau!! (hehehe) , mas o que importa é isso mesmo o que um entende o outro discorda e mostra qu erramos ou acertamos , ser livre é isso !!!

O que quis dizer é que muitos se referenciam a linux como kernel e em tudo que já estudei entendo kernel como sendo o coração do sistema e linux um sistema operacional com um kernel baseado nas bases do unix!!!

Espero ter sido mais claro agora!!!

irtigor

Como já disse, são as duas coisas. O Linux é o kernel, da mesma forma que se pode chamar o sistema de Linux.

Um exemplo um pouco de fora (é mais claro).

O nome do kernel do sistema operacional FreeBSD é FreeBSD. Então, dependendo da conversa, FreeBSD pode ser o sistema ou pode ser só o kernel (que pode estar rodando no Gentoo GNU/FreeBSD, Debian GNU/kFreeBSD ou no próprio S.O. FreeBSD).

----
A definição do Augusto Campos não deixa duvidas
Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência.
http://br-linux.org/faq-linux/

Jarmison

Obrigado pela ajuda pessoal, só mais uma coisa...

Quer dizer que existe a possibilidade de eu reeditar o meu Ubuntu, ou o kernel dele, da maneira que eu quiser ?
Se isso for possível, e eu o distribuísse, estaria criando o meu próprio SO ?  :D
E como faço para editar o linux ?

Dark_Earth

Citação de: Jarmison online 10 de Outubro de 2010, 22:21
Obrigado pela ajuda pessoal, só mais uma coisa...

Quer dizer que existe a possibilidade de eu reeditar o meu Ubuntu, ou o kernel dele, da maneira que eu quiser ?
Se isso for possível, e eu o distribuísse, estaria criando o meu próprio SO ?  :D
E como faço para editar o linux ?

Sim... Mas a distribuição sempre deve ser gratuita...

Com relação a seu próprio SO, nem tanto né (a menos que as mudanças sejam realmente significativas)... iria ser uma modificação do ubuntu...

clcampos

Citação de: Dark_Earth online 10 de Outubro de 2010, 23:54
Sim... Mas a distribuição sempre deve ser gratuita...

Com relação a seu próprio SO, nem tanto né (a menos que as mudanças sejam realmente significativas)... iria ser uma modificação do ubuntu...

Só uma correção, a distribuição que ele criar não deverá ser sempre gratuita, deverá ser sempre livre, que é bem diferente de gratuita.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Nossile

O pessoal se confundiu um pouco.

"Linux" é o Kernel, é o centro do sistema operacional que formado por ele mais as ferramentas GNU. Juntos eles formam o sistema operacional GNU/Linux.

O Ubuntu, Debian, Fedora, Mandriva e outras são distribuições (ou distrôs) deste sistema operacional, onde o que muda são a seleção de ferramentas e aplicativos que cada uma adota.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Jarmison

Tá, mais se eu apagar umas 10 linhas de código do kernel, instalar uns programas e remover outros, ainda sim eu só estaria editando, ou já estaria criando um SO ?
E mais, qual a diferença entre um SO ser gratuito e ser livre ?

abçs

Adriano R.N.

Um software livre tem o código fonte livre/aberto, qualquer pessoa pode ler o código.

As 4 liberdades básicas associadas ao software livre são:
A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Todo software Livre pode ser pago ou gratuito, depende de quem o disponibiliza, o Ubuntu é gratuito, já o Mandriva e o Opensuse tem versões gratuitas e pagas.

Um software gratuito não é necessariamente um software livre, veja o exemplo do skype, você pode baixá-lo sem nenhum custo, porém, o código fonte dele é fechado. Só para comparar o Ekiga faz a mesma coisa que o Skype, no entanto, é software livre e gratuito.

Recomendo que você assista ao filme/documentário In-proprietário. Foi produzido por uns camaradas de comunicação e entusiastas do S.L. e Ubuntu.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!