Autor Tópico: Windows Vista não reconhecido pelo Grub após reinstalar Lucid Lynx.Resolvido  (Lida 2117 vezes)

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Meu Ubuntu 10.04 começou a dar muitos problemas, pois instalei coisas erradas.

Reinstalei 2 vezes pois na primeira não indiquei a partição home e ficou com uma partição a mais sem ser minha home antiga. Reinstalei de novo e editei inclusive a partição do windows vista sem formatar.

Já havia perdido o menu do grub  antes da reinstalação por ter mudado a splash imagem do grub que eu queria remover e aí começaram os problemas no grub, reinstalei e desinstalei o grub e o startup manager várias vezes e acabei tendo problemas para o grub achar a partição wndows.

Agora depois de reinstalado dou um sudo-update grub e não acha o windows. Será que tem como recuperar meu windows sem reinstalar.

Estou cansada de procurar no google, cada vez que tem um tópico que parece que vai ajudar, mais complicada minha situação fica.

Outro problema é que cada vez que reinicio o ubuntu (não aparece o menu do grub) tenho de reinstalar o driver da placa de vídeo pois somem os efeitos visuais e eu não queria instalar o compiz para arrumar isso, nem uso aqueles efeitos especiais.

Estou muito ansiosa por tanta porcaria que tenho feito no meu Ubuntu e agora perco o windows que minha irmã usa. :'(

Código: [Selecionar]
sudo update-grub

Found linux image: /boot/vmlinuz-2.6.32-25-generic
Found initrd image: /boot/initrd.img-2.6.32-25-generic
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.bin
ls: impossível acessar /window_vista/boot
Boot: Arquivo ou diretório não encontrado
done
« Última modificação: 10 de Outubro de 2010, 10:23 por isabelgobbo »
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Windows Vista não reconhecido pelo Grub após reinstalar Lucid Lynx.
« Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2010, 11:37 »
este tópico é de um colega nosso do qual admiro muito e tenho muito respeito. além do que esta sempre atualizado. leia e tenho certeza irá obter bons resultados. quando ao splash eu uso o burg onde a hipotese de troca-lo e fica muito bonito. ou então ainda para o splash use o ubuntu tweak.



http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61492.0.html
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Windows Vista não reconhecido pelo Grub após reinstalar Lucid Lynx.
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2010, 13:25 »
Obrigado pela ajuda.

Com o Cd do vista home premium eu dei o comando no terminal do windows:
Código: [Selecionar]
bootrec.exe /fixmbr
Recuperei o windows mas o grub foi perdido, daí entrei com o live Cd do lucid lynx e recuperei o Ubuntu, mas não aparece o menu do Grub, o ubuntu inicializa sem efeitos visuais normais e depois de um
Código: [Selecionar]
sudo update-grubnão acha o windows de novo.

Generating grub.cfg ...
Found linux image: /boot/vmlinuz-2.6.32-25-generic
Found initrd image: /boot/initrd.img-2.6.32-25-generic
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.bin
ls: impossível acessar /window_vista/boot
Boot: Arquivo ou diretório não encontrado
done

Que desastre.

Agora perdi de novo o windows e o ubuntu está com esse bug de driver da placa de vídeo que toda vez que reinicia tem de ativar o driver mais novo.

Como será que eu posso instalar o grub na partição do Ubuntu e usar o easy BCD no windows sem ter de reinstalar o ubuntu?
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Windows Vista não reconhecido pelo Grub após reinstalar Lucid Lynx.
« Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2010, 08:39 »
Agradeço ao pessoal do fórum pelas respostas.

A solução que encontrei está no link:
http://sourceforge.net/apps/mediawiki/bootinfoscript/index.php?title=Boot_Problems:Windows_Writes_To_MBR

Usei a solução 3 e como meu windows entrou no reboot, instalei o easy Bcd no windows para entrar no Ubuntu e funcionou.

" Solution 3 Install Grub2 to a partition and use a different boot loader in the MBR

  sudo grub-install --recheck --force /dev/sda2
  sudo apt-get install lilo
  sudo lilo -M /dev/sda ext
  echo "SET grub-pc/install_devices /dev/sda2" | sudo debconf-communicate

here /dev/sda2 needs to be your Ubuntu partition. If you use the Windows partition by accident, you won't be able to boot Window anymore. "

Mas eu gostaria de saber o que aconteceu para causar tanto problema. Não acho que tenha instalado um programa no windows que subscreveu a MBR, faz tempo que só entro no Ubuntu.

No gpartid depois da  segunda reinstalação do Ubuntu ficou um espaço não alocado de 1.35 MB entre a partição sda2 (ubuntu) e a sda3 (home) e agora não tem jeito de mudar sem reformatar a home e perder os dados ou reformatar a sda2 e perder o Ubuntu novamente. Não aparece mais o sistema de arquivos do windows  nem do Ubuntu no menu locais.

Mas o problema com o boot e o grub aconteceram antes de ficar esse espaço e não deve ter sido a causa do problema. Tudo começou quando quis tirar a imagem splash screen do grub e editei o arquivo 05_debian_theme. Não achei tutorial para fazer isso direito e não atualizava mais o grub 1.98. Dava erro de um arquivo faltando : ls: impossível acessar /var/lib/os-prober/mount/boot.

Meu driver de vídeo continua desativando após reiniciar. e agora pede para reiniciar para que os efeitos funcionem ???

Eu gostaria de entender melhor o grub (aqueles textos em inglês chatérrimos)  e o Ubuntu para solucionar  problemas sem utilizar ferramentas gráficas, porque sem saber o que aconteceu fica-se perdido para um futuro problema.

Estou com medo de adicionar  aplicativos de fontes nem sempre confiáveis,  que podem causar dano ao sistema num futuro update ou upgrade.

Não que eu não goste de usá-los pois facilitam algumas coisas,  contudo nem sempre resolvem e o distro fica com a source.lst bagunçada (fiz várias instalações por tutoriais da internet, desde ppa, pacotes deb, etc.), que o sistema ficou instável.

Não quero mais saber de splash imagem em, nem ficar trocando o tema plymouth.

Acabei instalando o que faltava do compiz para ver se resolve o problema de perda de efeitos visuais após reiniciar, verei se vai funcionar.

Obrigada e se alguém conseguir me dizer o que pode ter acontecido ou como posso descobrir, agradeceria muito.

Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Windows Vista não reconhecido pelo Grub após reinstalar Lucid Lynx.
« Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2010, 09:34 »
legal menina agora para que no futuro colegas façam do seu tópico uma referencia coloque "resolvido" à frente.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M