Autor Tópico: Como salvar, em pendrive de outro micro da rede, documento do ubuntu no meu pc?  (Lida 4117 vezes)

Offline xiloba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Tenho um note e um pc convencional. Os dois estão em rede.(samba) Como faço para salvar o documento que estou digitando no broffice( do note) no pendrive que está espetado no pc convencional?
Quando tento salvar o documento, abre-se uma caixa de diálogo e eu não sei qual o caminh.o.
Quando quero acessar os arquivos do pendrive no pc-convencional, uso o nautilus e digito smb://xp.  Porém não há, na caixa de diálogo que se abre o diretório smb. Como resolver isto?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como salvar, em pendrive de outro micro da rede, documento do ubuntu no meu pc?
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2010, 08:54 »
Montar o compartilhamento e usar o ponto de montagem não resolve isso?

Offline xiloba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como salvar, em pendrive de outro micro da rede, documento do ubuntu no meu pc?
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2010, 18:56 »
Irtigor, Eu montei o compartilhamento através do samba. Ele está funcionando normalmente. Consigo imprimir no note,  mesmo as impressoras estando, fisicamente, ligadas ao pc-convencional.
O problema é que ao tentar salvar um documento no Broffice, é aberta uma caixa de diálogo na qual não aparece o smb, ou outro ponto de acesso ao xp intalado no pc-convencional.
Quando quero abrir um documento que está salvo no pendrive que está espetado no pc-convencional, eu uso nautilus ou firefox e digito: smb://xp/
e o acesso está liberado.
Porém não há na caixa de diálogo aberta (por default, em /home/usuário) nada do tipo /samba, /smb etc.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como salvar, em pendrive de outro micro da rede, documento do ubuntu no meu pc?
« Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2010, 19:20 »
Então crie o ponto de montagem e veja se isso resolve.
https://help.ubuntu.com/community/ComprehensiveSambaGuide#Testing%20Your%20Shares
https://help.ubuntu.com/community/MountWindowsSharesPermanently

Ai você usa /seu/ponto/de/montagem/ no lugar de smb://blablabla

Offline xiloba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como salvar, em pendrive de outro micro da rede, documento do ubuntu no meu pc?
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2010, 22:06 »
Eu já tinha lido este primeiro link, inclusive, em português(http://wiki.ubuntu-br.org/Samba). Não achei nada .
Apenas isto:
$ sudo mount -t smbfs -o username=ubuntu,password=SenhaDeCompartilhamento,workgroup=MSHOME,gid=smb,uid=$USER,fmask=770,dmask=770,rw //MAQUINA/compartilhar /media/compartilharwin

Não existe um ponto, criado por default, pelo sistema ao instalar o samba?
 
« Última modificação: 09 de Outubro de 2010, 22:17 por xiloba »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como salvar, em pendrive de outro micro da rede, documento do ubuntu no meu pc?
« Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2010, 11:46 »
Sim é com o smbfs ou cifs (olhe o segundo link). Acho que não é criado um ponto padrão, mas como eu não perguntei como você fez...

Olhe o fstab ("cat /etc/fstab" por exemplo), se existir alguma linha falando do compartilhamento (linhas com cerquilha não contam), então você já tem um ponto de montagem permanente (tente usa-lo). Normalmente as pastas são criadas em /mnt ou /media.

Offline xiloba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como salvar, em pendrive de outro micro da rede, documento do ubuntu no meu pc?
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2010, 13:38 »
Olha o meu fstab:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=d42a795e-7b90-4a65-9a12-84de78fe8f70 /               reiserfs notail          0       1
# swap was on /dev/sda7 during installation
UUID=2a7e27ee-5577-41fa-a633-6ddd5ff98120 none            swap    sw              0       0

Cabe ressaltar que eu tenho o Ubuntu 10.10 no sda5 e o ubuntu 9.04 , no sda6. O sda7 e swap.

Eu instalei o samba através do synaptic.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2010, 13:51 por xiloba »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como salvar, em pendrive de outro micro da rede, documento do ubuntu no meu pc?
« Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2010, 13:59 »
Não tem, vai ter que criar um ponto de montagem pra ver ser funciona.