Autor Tópico: gerenciamento de energia ubuntu 10.04  (Lida 2739 vezes)

Offline cezum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
gerenciamento de energia ubuntu 10.04
« Online: 05 de Outubro de 2010, 01:01 »
Ola pessoal,

Sou usurio linux a quase 4 anos, porem, nao costumo postar em foruns, sempre resolvi meus problemas pesquisando. Porém, estou com um problema com o ubuntu 10.04 que não consigo resolver.

Recentemente comprei um dell vostro 3500 e instalei o ubuntu nele. So que o gerenciamento de energia esta apresentando um problema. Quando o lap esta ligado na tomada, o applet do gnome acusa que a bateria esta carregada. Quando eu solto da tomada, ele acusa a verdadeira porcentagem restante da bateria, que nunca é 100%. Parece que o SO esta impedindo que a bateria seja carregada.

Algumas vezes funcinou o gerenciamento, mostrando quanto tempo restava para ser completamente carregada e depois de carregada, acusava como 100%.

Alguem ja teve problema parecido?

Alguem sabe o modulo do kernel que gerencia a energia? hal?

Grato desde ja


Offline cezum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: gerenciamento de energia ubuntu 10.04
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2010, 01:50 »
Pessoal,

Apos reiniciar varias vezes meu lap, consegui  que a bateria fosse carregada. O problema é que quando chegou em 100%,  o applet do gnome dizia que ainda estava sendo carregada. Então desliguei e liguei da tomada. Agora ele acusa que falta 1:40 até carregar e esse tempo nao para de aumentar. Estou ficando com medo do ubuntu ferrar com a minha bateria.


Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: gerenciamento de energia ubuntu 10.04
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2010, 08:45 »
Eu acho que isso pode ser um desajuste dos sensores de voltagens do notebook que com o tempo desajusta.
No google tem artigos de como ajustar esses controles.
Todo mês eu faço o seguinte: Uso o notebook só na bateria até o ele desligar sozinho. Depois boto pra carregar até 100%.
Tenta pra ver se dá certo e depois posta o resultado. Abraço.
Ubuntu 12.04

Offline cezum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: gerenciamento de energia ubuntu 10.04
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2010, 20:47 »
vou testar isso depois posto aqui os resultados!!