Lucid não inicializa - problemas em eth

Iniciado por DaxK, 02 de Outubro de 2010, 10:14

tópico anterior - próximo tópico

DaxK

Bom dia!
Iniciante do Ubuntu há alguns dias, fui instalá-lo no PC da minha filha de 12 anos, a seu pedido. Assim fiz, ontem a noite, e tudo deu certo - inclusive com as atualizações. Entretanto, hoje, quando minha filha ligou sua máquina, o Lucid não inicializa. Aparece apenas uma série de intermináveis números entre colchetes, como: "[ 30.4555] eth1: Something Wicked happened! 0003." (no caso, os nºs entre colchetes variam, em sequência interminável).
Pesquisei aqui no Fórum e descobri que o "eth1" tem a ver com placa de rede, mas não entendo nada de hardware, e, como disse, sou iniciante no Ubuntu (instalei no meu PC há umas 2/3 semanas).
Não tenho como informar os dados do PC da minha filha (na verdade, não sei onde procurar...), mas sei que é bem melhor que a minha máquina.
Detalhes: a conexão dela e a minha são a mesma, em um hub (acho que se escreve assim), e o meu PC está funcionando normalmente; ambos os PCs não têm mais o outro SO, só o Lucid.
Por favor, se existe alguma informação aqui no Fórum, indiquem-me (apesar de ter pesquisado, sou meio distraído e posso ter pulado alguma coisa), ou me digam como proceder. Grato, desde já.

VB5

Sem dúvida é com a placa de rede, e esta deve ser "off-board" pela designação terminar em "1" e não em "0". Se possível, remova a placa de rede, limpe os contatos ( esfregue uma borracha de apagar lápis) e recoloque. Se o problema persistir, veja se pode testar uma outra placa de rede no lugar dessa, ou usar a placa de rede "on-board", se existir (deve ser "eth0").
Caso nada funcione, tente apertar CTRL+ALT+F1 durante o boot. Deve surgir uma tela preta pedindo seu login; digite o nome de usuário e depois a senha. Já logado, digite

lspci

e pressione <Enter>. Na resposta, procure uma linha ( deve estar perto do fim) parecida com

02:07.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)

Copie-a e poste-a aqui.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

DaxK

VB5, perdão pela demora, mas aconteceram umas coisas malucas aqui: meu outro PC pifou, hoje fiquei sem internet... Bom, ontem, fiz uma coisa 1/2 desesperada: reinstalei o Lucid na máquina e rodou normalmente (verifiquei que o indicador de rede -não sei bem o nome - estava dizendo "eth0"; a propósito, a máquina não tem placa off-board). Mas hoje, de manhã, ao ligar o PC... nem a tal sequência apareceu. Dei boot, mas nada aconteceu: só a tela negra, medonha, de apavorar!
Entretanto, descobri agora a pouco que o meu hub está com defeito (por isso, fiquei sem internet até agora; estou logado com o cabo original) - será que isso poderia ter alguma coisa a ver?
De qualquer forma, daqui a pouco irei reinstalar o Lucid na tal máquina, e ver o que acontece.
Abr.

VB5

......meu outro PC pifou, hoje fiquei sem internet...

Lei de Murphy...  ;D normal.

Dei boot, mas nada aconteceu: só a tela negra, medonha, de apavorar!

Aparece algo escrito na tela - masi especificamente, o 'prompt' pedindo que se logue? Ou é só uma tela preta sem nada?

Entretanto, descobri agora a pouco que o meu hub está com defeito (por isso, fiquei sem internet até agora; estou logado com o cabo original) - será que isso poderia ter alguma coisa a ver?

Poderia impedir que se conectasse, mas não causar a tela preta - esta parece ser sintoma de outro problema, possivelmente com a placa de video. Vamos esperar para ver o que acontece, então...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

DaxK

Citação de: VB5 online 04 de Outubro de 2010, 20:15

Aparece algo escrito na tela - masi especificamente, o 'prompt' pedindo que se logue? Ou é só uma tela preta sem nada?

VB5

Aparecer o prompt até que apareceu (eu sei que vc vai me gozar, mas é um tracinho luminoso piscando no meio daquela escuridão, né?), mas não manjo nada de comandos. E o tal comando crtl+alt+f1 não funcionou. Por via das dúvidas, não reinstalei: vou esperar sua alma caridosa (brincadeirinha...) me dizer o que devo fazer - entretanto, amanhã vou dar uma "garimpada" no Fórum, para ver se aprendo mais alguma coisa sobre os comandos.
Abr.

VB5

Não, o cursor piscando, apenas, não é o prompt; este seria algo como:

usuário@computador:~$

O cursor piscando, sem mais nada, indica que não está conseguindo carregar o Ubuntu - aí pode ser muita coisa, até problema de instalação ou de hardware. O comando CTRL+ALT+F1 deveria trazer uma tela preta mas com o prompt para que se logasse, digitando o nome de usuário e depois a senha. Então seria possível executar alguns comandos para tentar resolver. Se tem apenas o Ubuntu instalado, tente dar esse comando logo após o boot iniciar. Mantenha-nos informados para que poddamos ir tentando ajudar...

VB5

DaxK

Rapaz, a coisa pegou... No boot, fiz como vc disse e tasquei o ctrl+alt+f1 e... nada! 
Resumindo: o pc tinha o xp, mas instalei o Lucid em cima (quero dizer, formatei); instalado, fiz as atualizações e reiniciou normalmente - entretanto, no dia seguinte, ao inicializar, depois da tela de boot apareceu aquela tal sequência (a do eth1 - mas aqui não tem off-board). Então, coloquei o CD e reinstalei; funcionou normalmente, mas aí não fiz as atualizações. Na manhã seguinte, eis a tela preta.
Um detalhe: na primeira instalação, a tela estava configurada erroneamente (800X600) e mudei pro normal (tela LCD, acho que 1024X768, alguma coisa assim). Os efeitos estavam também normais (embora particularmente prefiro, no meu PC, sem firulas). A placa de vídeo é da Intel, verifiquei antes da instalação (porque no meu PC queimado era da tal problemática SiS).
Não seria o caso de reinstalar e fazer o que vc sugeriu (lspci)?
Obrigado pela atenção.

DaxK

VB5

Não seria o caso de reinstalar e fazer o que vc sugeriu (lspci)?

Se está assim, dê boot pelo LiveCD , escolha "testar sem instalar" ou coisa assim; abra o terminal e dê o comando. Poste aqui pra gente ver o que há.

VB5

DaxK

Desculpas pela demora.
Bom, hoje o tal PC inicializou corretamente (esteve off desde o dia 5) e pelo terminal deu isso:

02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 01)

Tem essa linha também, logo depois:

03:01.0 Ethernet controller: Sundance Technology Inc / IC Plus Corp IC Plus IPI00A Integrated 10/100 Ethernet MAC + PHY (rev 31)

No aguardo de suas considerações!

1º EDIT (dia 9): esqueci de mencionar: o PC está sem acesso à internet, porque estou com um problema no hub e devo levá-lo pro conserto. Não sei se isso tem algo a ver, mas hoje também o PC inicializou corretamente e assim está funcionando.
2º EDIT (dia 10): não sei se posso fazer isso, de colocar edits, mas precisava informar que o PC agora está funcionando bem, inclusive com acesso a internet (só desapareceu o ícone do "desligar", mas acho que vi isso em algum tópico, e irei pesquisar). Mas ficou a dúvida: o que aconteceu com o tal "eth"?
3º EDIT (dia 12): moderadores, perdoem-me se estou fazendo algo errado, nesses edits. Mas tinha que postar para dizer que, desde o dia 10, o PC agora está funcionando perfeitamente, uma beleza! Até o ícone do "desligar" reapareceu. Embora quisesse saber mais sobre o problema do "eth" (só para aprender), é o caso de finalizar este tópico?