Autor Tópico: Máquina Virtual  (Lida 1999 vezes)

Offline Xedoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Máquina Virtual
« Online: 28 de Setembro de 2010, 19:20 »
Boas...

Eu queria instalar o Windows numa partição à parte e ficar com 2 boots. Um para o windows w um para o Ubuntu, no entanto queria saber se é possível através de uma máquina virtual instalada no ubuntu aceder ao windows da partição que tem no disco. E instalar uma máquina virtual no windows para poder aceder à partição do ubuntu. É possível ?

Se for possível será que me podem aconselhar uma boa máquina virtual para o ubuntu ?

O que não quero é instalar através de uma máquina virtual o windows dentro de ubuntu ou vice versa. Só pretendo aceder de uma partição à outra.,

Cumpz

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Máquina Virtual
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2010, 20:12 »
Olá Xedoc td em paz?

Não entendi o que vc quis dizer com aceder de uma partição à outra.

Explica melhor para podermos lhe ajudar.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Xedoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Máquina Virtual
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2010, 20:45 »
Ok, não há problema, eu explico.

É o seguinte, eu tenho só tenho o Ubuntu instalado no meu netbook. O que significa que só tenho 1 partição no disco, ou seja, o Ubuntu está a ocupar o meu disco por inteiro.

E agora quero além da Partição A(Ubuntu) quero criar uma partição B( Windows). Irei ficar assim com duas partições. Uma para o Windows e uma para o Ubuntu o que também irei ter dois boots.

Mas vamos supôr que estou a trabalhar em Windows mas quero trabalhar ao mesmo tempo em Linux. Para isso uso uma máquina virtual tipo Vmware ou outra qualquer. Mas o VMware sempre me instalou o ubuntu dentro do windows.

O que eu quero mesmo é aceder da Partição B(Windows) à partição A(Ubuntu) sem ter que instalar o ubuntu dentro do windows. E ao contrário, da partição A( Ubuntu) à partição B(Windows). Porque quando estou a usar o windows e preciso de Linux, tenho de reiniciar o netbook e fazer boot pelo linux. Eu queria simplesmente usar os 2 ao mesmo tempo mas sem instalar um sistema operativo dentro de outro sistema operativo. Só quero aceder de uma partição à outra.

Entendem ?

Cumprimentos.

Offline JoseMelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 327
    • Ver perfil
Re: Máquina Virtual
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2010, 20:59 »
Citar
Mas o VMware sempre me instalou o ubuntu dentro do windows.
É isso que qualquer outra máquina virtual irá fazer.

Trabalhar com dois sistemas ao mesmo tempo, só virtualizando, instalando a máquina virtual dentro do host. Dessa forma o que você pode fazer é o compartilhamento de algumas pastas, desde que não seja do sistema.


Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Máquina Virtual
« Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2010, 21:13 »
No Ubuntu você pode acessar todos os dados do computador, incluindo os que estão na partição do windows.

No Windows você pode acessar apenas os dados que estão na partição do próprio windows.

Offline Xedoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Máquina Virtual
« Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2010, 21:15 »
E como é que posso aceder a outras pastas do sistema que está instalado na outra partição ? Existe algum tutorial que conhecam que explique direito como fazer ?

Offline JoseMelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 327
    • Ver perfil
Re: Máquina Virtual
« Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2010, 21:53 »
O Ubuntu, nativamente lê e escreve na partição NTFS, basta clicar em "Computador" que verá a partição do Windows.

Para o inverso, achei esta dica, mas não testei: http://www.soluvas.com/read-browse-explore-open-ext2-ext3-ext4-partition-filesystem-from-windows-7/

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Máquina Virtual
« Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2010, 22:50 »
Como o JoseMelo disso, é só clicar na partição que o Ubuntu abre ela normalmente.

O Ubuntu, nativamente lê e escreve na partição NTFS, basta clicar em "Computador" que verá a partição do Windows.

Para o inverso, achei esta dica, mas não testei: http://www.soluvas.com/read-browse-explore-open-ext2-ext3-ext4-partition-filesystem-from-windows-7/
Ouvi dizer, não sei se é um mito, que esses métodos de acessar partições ext(padrão do Ubuntu) pelo windows pode danificar essas partições.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2010, 22:52 por Falco90 »

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Máquina Virtual
« Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2010, 22:54 »
Cara uma solução para isto é instalar maquina virtual no windows e no ubuntu.

Instalando windows na máquina virtual do ubuntu e ubuntu na máquina virtual do ubuntu.

Digo esta solução pois do windows vc não vai ter acesso aos dados da partição do ubuntu.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."