Autor Tópico: Ubuntu para empresas vantagen ???  (Lida 2781 vezes)

Offline Juliana_Sp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu para empresas vantagen ???
« Online: 24 de Setembro de 2010, 21:05 »
Olá me chamo Juliana e estou no curso técnico de informática e redes de comunicações, estou próximo da conclusão do curso,  já recebi meu TCC, algo q quero fazer muito bem, analizar várias hipóteses.
Temos de desenvolver um projeto para uma empresa precisamente desenvolver tudo topologia , infra estrutura, projeto de um estádio de futebol este terá uma area onde háverá pronto socorro, bilheteria  e etc e precisar de uma rede.Vim a vcs pedir a opinião dos mais experientes em Linux, por que eu e meu grupo teremos de determinar o sitema operacional a ser utilizado pelo funcionário desde determinados locais, temos de visar várias questões inivalção e orçamento, linux tem uma grande vantajem de ser gratuito e é que tem chamado mais a atenção das grande empresas, temos de pensar como uma empresa neste projeto ,más temos uma duvida em relação a treinamento de suporte  será que é uma boa opção mesmo utilizarmos o ubuntu como sistema operacional para os pcs dos funcionários , já vi algumas reportagens e percebi que o ubuntu está cresecendo muito assim como o linux em geral principalmente em empresas, mais nossa duvida é em relação ao suporte o que vc acham ?? no Brasil há um bom suporte para ubuntu ?? Sou meio novata em linux, más já percebi q o linux cresce cada vez mais .
Este fórum e outros tipos de suporte que vi no próprio site do ubuntu são bons , mais gostaria muito de saber a opinião dos usuários de ubuntu =)
Agradeço pela atenção de todos e
aguardo respostas  anciosa

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para empresas vantagen ???
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2010, 21:28 »
Juliana,

seja bem-vinda!

É claro que ninguém aqui vai falar mal de Linux, afinal somos usuários dele...  :D e por boas razões. Além de grátis, é um SO robusto - em 4 anos de uso, jamais tive um travamento do sistema - e isso é importante para uma empresa, pois significa confiabilidade e menor custo de manutenção. É mais seguro, pois é imune a vírus e outras pragas: o sistema da empresa não será invadido facilmente.
Quanto a suporte, não há uma empresa por trás do Linux, mas ele existe em todos os foruns como este, e em muito mais locais, como os sites dos desenvolvedores de programas.

Administro uma rede de porte médio (~200 maquinas) e um de meus servidores roda Linux há três anos sem qualquer problema -  outro, da concorrente, já me deu muita dor de cabeça...

Ah, e é muito mais simples de usar, ao contrário do que se pensa. Se tiver alguma dúvida mais específica por favor poste!...

VB5




Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para empresas vantagen ???
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2010, 21:31 »
O ideal é acostumar os usuários leigos com aplicativos que funcionem nos dois sistemas. Exemplo BrOffice, Firefox, Chrome, vlc player, emesene ou pidgin.... Depois de um tempo que os usuários estiverem habituados com a maioria dos aplicativo pode fazer a migração que eles não terão muita dificuldades.
 Agora querer colocar do zero para usuários acostumados com windows, só se der treinamento ou tiver como requisito conhecimento básico de linux no currículo.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para empresas vantagen ???
« Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2010, 21:39 »
O ideal é acostumar os usuários leigos com aplicativos que funcionem nos dois sistemas. Exemplo BrOffice, Firefox, Chrome, vlc player, emesene ou pidgin.... Depois de um tempo que os usuários estiverem habituados com a maioria dos aplicativo pode fazer a migração que eles não terão muita dificuldades.
 Agora querer colocar do zero para usuários acostumados com windows, só se der treinamento ou tiver como requisito conhecimento básico de linux no currículo.

Concordo inteiramente - o fato é que algum treinamento deverá ser oferecido, de qualquer modo, e ele pode ser dirigido ao Linux da mesma foram. Mas falta a Juliana nos indicar se se refere aos "usuários finais" ou ao gerenciamento da rede.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Juliana_Sp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para empresas vantagen ???
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2010, 16:29 »
O sistemas operacional que me refiro seria para usuário final os funcionários da empresa, e tmbm para os servidores oq vai exigir do administrador da rede um conhecimento mais avançado em linux, sendo deste jeito em relação ao profissional teremos mais custos, mais pretendemos usar outra versão linux o Debian nos servidores, ja no usúario final isto nos preocupa mais devido ao terminamento e seporte . Mas parece uma ótima opção autilização do ubuntu para os usúario finais, pelo q tenho precebido as empresas estão preferindo investir em treinmamento a seus funcinários do que em comprar licença para sitema operacional .

alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu para empresas vantagen ???
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2010, 16:40 »
Veja este texto aqui do nobre colega clcampos que falou com muita propriedade sobre a Migração para Sofware livre:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,32651.msg193408.html#msg193408

Talvez possa ajudar você a se decidir sobre o assunto ou até mesmo ter uma espécie de roteiro (ou quase isso) de adaptação dos usuários finais.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2010, 16:52 por alarcon »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para empresas vantagen ???
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2010, 17:32 »
(...) Quanto a suporte, não há uma empresa por trás do Linux (...)

Tem certeza disso? A Redhat e a Mandriva não tem suporte pago no Brasil?

E mais especificamente sobre o Ubuntu tem a Solis que é certificada a oferecer suporte oficial dos produtos da Canonical no Brasil

http://www.solis.coop.br/handler.php?module=site&action=view#chFmf/ thkrdhbt +' `bibufsbDhisbrch + |%25dhcn`h%25%3D1z + dhisbrchNisbuihUbs + u .
« Última modificação: 25 de Setembro de 2010, 17:39 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para empresas vantagen ???
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2010, 23:06 »
(...) Quanto a suporte, não há uma empresa por trás do Linux (...)

Tem certeza disso? A Redhat e a Mandriva não tem suporte pago no Brasil?

E mais especificamente sobre o Ubuntu tem a Solis que é certificada a oferecer suporte oficial dos produtos da Canonical no Brasil

http://www.solis.coop.br/handler.php?module=site&action=view#chFmf/ thkrdhbt +' `bibufsbDhisbrch + |%25dhcn`h%25%3D1z + dhisbrchNisbuihUbs + u .

A Redhat tem suporte no Brasil, o Mandriva é por e-mail!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.