Portátil antigo - Ubuntu 8.04 ou 10.04 (resolvido)

Iniciado por taunus, 22 de Setembro de 2010, 07:36

tópico anterior - próximo tópico

taunus

Bom dia amigos

Depois de alguns dias a tentar instalar o Ubuntu 10.04.01 e ter conseguido graças à vossa ajuda http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,71883.0.html, acabou para mim o período de testes e chegou o momento de decidir qual a versão a instalar definitivamente  :-\, pois vou começar a universidade e trabalhar no linux mais a sério, para o qual preciso de um sistema fiável e seguro.

O meu portátil já vai fazer 7 anos só instalei nele uma ram de 1 Gb. http://pt.computers.toshiba-europe.com/innovation/jsp/SUPPORTSECTION/discontinuedProductPage.do?service=PT&com.broadvision.session.new=Yes&PRODUCT_ID=72707&printFriendly=true

E digo isto porquê? Porque apesar de ter conseguido instalar o 10.04.01 detectei certas situações que não me agradam  ???:

1 - Desde a dúvida que me assola em saber se o facto de ter desactivado algumas opções no menu de boot no acto de instalação do Ubuntu (ver tópico acima) poderão influenciar negativamente o seu desempenho no futuro.

2 - Quando utilizo o terminal tudo parece lento, algumas vezes demoram a aparecer no terminal os caracteres que vou digitando no teclado. Outras vezes só aparecem quando teclo o caracter seguinte.

3 - Tenho problemas na instalação de um simples flash/swf player http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,72654.0.html, pois embora tenha instalado os plugins a mensagem continua a ser a mesma (ainda não testei a solução que me foi proposta por um user, só logo à noite no meu portátil)

4 - Quando desligo o Ubuntu, ele muitas vezes trava na tela final, nas operações de unmounting e sei lá mais o quê, parece que o processador adormece e tenho que carregar nas teclas para ele acordar e continuar as operações de desligamento

5 - Quando desligo aparece no monitor assim uns pixeis com cores, parece como um outro user já aqui disse "um televisor velho a flipar"

Queria a vossa opinião, será melhor fazer downgrade para o 8.04, que já foi testado e funciona aparentemente melhor? Ou vale a pena deixar ficar o 10.04 com o risco de ter mais problemas no futuro?

O único problema que tenho com o 8.04 é o facto de estar a acabar o suporte. Acham que isso pode ser problemático?

Agradeço a vossa opinião

zeroday

Cara apesar de o 10.04 estar muito estável , se eu fosse vc faria o downgrade , pois ta rodando bem com ele.

Sua máquina tá bem velhinha já né , talvez por isso tantos problemas com o 10.04.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

platao

1 - Desde a dúvida que me assola em saber se o facto de ter desactivado algumas opções no menu de boot no acto de instalação do Ubuntu (ver tópico acima) poderão influenciar negativamente o seu desempenho no futuro.

R; Nao, nao tera problemas vc ja deve ter lido os link postado referente ao seu problema aqui (Ola taunus, leia essa apostila http://ubunteiro.wordpress.com/apostila-ubuntu-ygor-abreu/  embora seja para o Ubuntu 8.04 mas os conceitos se aplicam ainda, ha uma sessao que detalha os comandos e suas funçoes na bios, vale a pena conferir) Apos o sistema instalado e rodando bem fique atento ao log do dmesg em administração->visualizador dos arquivos de log la e onde deve procurar alguma imcompatibilidade posteriormente.

2- Quando utilizo o terminal tudo parece lento, algumas vezes demoram a aparecer no terminal os caracteres que vou digitando no teclado. Outras vezes só aparecem quando teclo o caracter seguinte.

R; De o comando lspci e cole nessa pagina;

Página de verificação de drivers de dispositivos para Debian(Ubuntu e GNU/Linux)---> http://kmuto.jp/debian/hcl/ e cole aqui o resultado.

Desative o compiz e veja se melhora em preferencia->aparencia->efeitos->nenhum. Pode ser tbm alguma coisa referente a swap, quanto o sistema esta reservando para a memoria virtual?

3-Tenho problemas na instalação de um simples flash/swf player http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,72654.0.html, pois embora tenha instalado os plugins a mensagem continua a ser a mesma (ainda não testei a solução que me foi proposta por um user, só logo à noite no meu portátil)

R;Se vc estiver com ubuntu 64 bits eu ja passei o topico embora essa versao 64 bit nao e recomendada para vc por causa da sua pouca memoria, so e recomendado para note que tenha 4gigas ou mais de memoria a versao 64bit, portanto vc deve isntalar a versao 32bit padrao.

4-Quando desligo o Ubuntu, ele muitas vezes trava na tela final, nas operações de unmounting e sei lá mais o quê, parece que o processador adormece e tenho que carregar nas teclas para ele acordar e continuar as operações de desligamento

R;Boa parte dos problemas se resolve com configurações e atualizaçoes do sistema, seu sistema esta atualizado? todos os repositorios em canais de software estao marcados? Tente focar em um problema por vez. Verifique o comportamento da ACPI, talvez esteja faltando passar algum parametro na ACPI para que ele desligue normalmente,na bios tente deixar o mais generico possivel.

5 - Quando desligo aparece no monitor assim uns pixeis com cores, parece como um outro user já aqui disse "um televisor velho a flipar"

R; aparentemente e problema com o seu video Intel, uma rapida pesquisa aqui nao retornou grandes problemas ou dificuldades relatados.
Vc esta fazendo uma atualização da versao 8.04 para a 10.04 ou fez uma instalação "limpa" com o cd do 10.04. Se fez upgrade aconselho instalação limpa. e sempre importante conferir a MD5 do seu cd antes de isntalar, para ter certeza que ele esta integro.

Acho que seu problema e com ACPI, talvez falte algum parametro para implementar faça uma busca detalhada no Oraculo sobre algum parametro complementar e o seu video se apos todas as atualizaçoes feitas tente remover o compiz totalmente e posteriormente reistala-lo depois que estiver tudo ok. Para vc ver o Ubuntu montando os dispositivos e ficar atento ao que se passa na inicialização tente remover o "quiet splash" em etc->default->grub deixando somente as aspas ""nao aparece mais o plymout aquela tela roxa, somente vao aparecer alguns textos e o sistema inicializando montando os dispositivos etc.

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=""       <----- vai iniciar em modo texto
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Em etc->default->grub
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Warhead

Saudações.
Encontrei também problemas com as versões 9.01 e 10.04, provavelmente por falta de adaptação, o que me fez ficar com o Jaunty Jackalope.
Pode ser mais vantajoso manter o sistema ao qual se está acostumado. Afinal é importante estar confiante em que podemos resolver qualquer problema que venha surgir.
Estar certo de que os arquivos importantes estão à salvo na máquina e que temos conhecimento suficiente para operar o sistema em qualquer circunstância não tem preço.
Quanto a adaptação aos novos recursos do ubuntu, tal como grub 2, prefiro ir fazendo testes em uma máquina virtual. Pelo menos até estar certo de que não vou ter surpresas desagradáveis.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

taunus

Boas
1- Já dei uma vista de olhos nessa apostila. Muito bom mesmo e muito elucidativo. Vou continuar a ler

2- Deixei 512mb para swap

3- É a versão x86 padrão

Quanto ao resto vou ter de fazer com muita calma, pois sou iniciante em linux. De qualquer das formas acho que vou fazer o que me sugeriram aqui, devido à idade da máquina deixar com o hardy heron, pois preciso de uma instalação confiável e eu ainda não tenho conhecimentos seguros para corrigir problemas futuros. Quando comprar um micro novo, espero já ter aprendido muitas mais coisas convosco e dessa vez instalar uma versão mais actualizada (talvez o 11.04.01  ;))

platao

Ola, acho que esta certo o melhor Ubuntu e aquele que lhe atende, que supre as suas necessidades de forma mais completa, no caso se a sua duvida foi respondida edite a sua primeira pergunta neste topico e acrescente na frente (resolvido) para auxiliar na organização do forum e ajudar quem esta com a mesma duvida.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997