Autor Tópico: "RESOLVIDO" É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?  (Lida 10606 vezes)

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
"RESOLVIDO" É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Online: 21 de Setembro de 2010, 11:35 »
Olá. Procurando saber como que eu faço para economizar a tinta da impressora, me recomendaram o uso desta fonte:  Century Gothic.
Como que eu faço para conseguir esta fonte?
« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, 15:12 por Deis »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2010, 11:41 »

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2010, 11:47 »
Obrigado por sua dica. Agora minha dificuldade passa a ser como instalar. A fonte foi baixada, mas como faço para instalar?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2010, 12:10 »
Deis, se o arquivo que você baixou estiver comprimido, tem de extrair, depois, copie e cole na pasta das fontes do Ubuntu, que fica em  /usr/share/fonts.
Depois vá em sistema>aparência>fontes    e altera para a nova fonte.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, 12:12 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2010, 12:20 »
Talvez você não saiba como colar lá na pasta indicada pelo colega. Digite "sudo nautilus" no terminal e digite sua senha. Isso vai abrir o navegador de arquivos do Ubuntu como superusuário, e você poderá colar o arquivo .ttf na referida pasta.

Se você quiser instalar essa fonte apenas para seu usuário (se apenas você usar o pc, por exemplo), você pode abrir sua pasta pessoal normalmente, dar um "Ctrl+h" para exibir os arquivos ocultos, e colar o arquivo .ttf na pasta ".fonts" (com um "." na frente mesmo, é assim que os arquivos ficam ocultos no Ubuntu). Se a pasta não existir, você pode criá-la, lembrando que tem que ser exatamente ".fonts", ou não vai funcionar.

Depois disso, feche o navegador e reinicie o OpenOffice, e a fonte estará disponível.

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2010, 12:56 »
Digitando: sudo nautilus apareceu uma tela chamada root e dentro desta tela apareceu um icone chamado desktop cliquei no desktop e apereceu uma tema chamada area de trabalho vazia. O que eu faço?

Na pasta: /usr/share/fonts tem isso:

file:///usr/share/fonts/X11
file:///usr/share/fonts/truetype
file:///usr/share/fonts/type1

Eu colo oque foi extraido aqui nesta pasta?

Eu não sei oque eu faço é complicado veio. É muito detale para quem não tem dom na area de informatica. Eu fico loco com essas coisas. Não entra na minha cabeça.

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2010, 13:01 »
O certo seria eu clicar no programa e ele já salvava, descompactava, guardava onde ele achasse melhor, instalava e rodava, automaticamente. Agora você tem que ficar indo pra indo pra e só sai caca. Tinha que ter um jeito simples, cada programa tem uma historia diferente.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2010, 13:02 »
Quando você estiver dentro da pasta fonts vai encontrar isso mesmo ou mais, cole a nova do lado dessas outras. ok?
Usuário Linux- 449417

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2010, 13:07 »
Ola Deis não se desespere , vamo lá por partes.

Baixe o arquvio :  http://www.sofontes.com.br/files/C/Century%20Gothic.zip

Vá para o diretório onde ele foi baixado e digite :
Código: [Selecionar]
unzip <nome-do-arquivo>.zip
Depois mova o arquivo que vc descompactou para o lugar necessário:
Código: [Selecionar]
mv <nome-do-arquivo>.ttf  /usr/share/fonts/truetype
Sempre uso este procedimento para adicionar fontes ao open office.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2010, 13:14 »
Eu vou fazer uma nova pasta dentro da pasta  /usr/share/fonts e colar tudo oque foi extraido dentro desta nova pasta, ou eu vou colar tudo oque foi extraido diretamente  na pasta  /usr/share/fonts sem criar nenhuma pasta dentro da pasta  /usr/share/fonts?

Porque eu to perguntando isso: Porque dentro da pasta  /usr/share/fonts tem 3 pastas. Eu vou criar a 4 pasta, abrir ela, e colar oque eu extrai daquela fonte dentro desta pasta? Ou ficara as 3 pastas que já tem, e colo tudo oque foi extraido daquela fonte do lado das 3 pastas?

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2010, 13:16 »
Eu vou fazer uma nova pasta dentro da pasta  /usr/share/fonts e colar tudo oque foi extraido dentro desta nova pasta, ou eu vou colar tudo oque foi extraido diretamente  na pasta  /usr/share/fonts sem criar nenhuma pasta dentro da pasta  /usr/share/fonts?

Porque eu to perguntando isso: Porque dentro da pasta  /usr/share/fonts tem 3 pastas. Eu vou criar a 4 pasta, abrir ela, e colar oque eu extrai daquela fonte dentro desta pasta? Ou ficara as 3 pastas que já tem, e colo tudo oque foi extraido daquela fonte do lado das 3 pastas?
Dentro do diretório fonts tem um diretório chamado truetype . É neste diretório que vc cola a fonte desejada.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #11 Online: 21 de Setembro de 2010, 13:16 »
Eu vou fazer uma nova pasta dentro da pasta  /usr/share/fonts e colar tudo oque foi extraido dentro desta nova pasta, ou eu vou colar tudo oque foi extraido diretamente  na pasta  /usr/share/fonts sem criar nenhuma pasta dentro da pasta  /usr/share/fonts?

Porque eu to perguntando isso: Porque dentro da pasta  /usr/share/fonts tem 3 pastas. Eu vou criar a 4 pasta, abrir ela, e colar oque eu extrai daquela fonte dentro desta pasta? Ou ficara as 3 pastas que já tem, e colo tudo oque foi extraido daquela fonte do lado das 3 pastas?

Então cole na pasta truetype, ok?
Usuário Linux- 449417

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2010, 13:23 »
zeroday eu faço download pelo opera ai eu clico e a bre uma pasta e o arquivo já esta em .ttf e ai oque eu faço? Tem que extrair? Se tem que extrair, aonde que extrai para que qaundo eu for extrair um outro programa qaulquer eu extraio ele no mesmo lugar. Para não ficar extraindo por tudo quanto for lugar. Tó perdidinho.

Mas eu prefiro fazer tudo pelo terminal é mais limpo parece, menos complicado, mas eu aceito todas as explicações. Aquela que minha mente entender eu vou fazer.

Desculpa a minha burrisse pessoal.

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #13 Online: 21 de Setembro de 2010, 13:24 »
Entendi, enquanto eu tava digitando uma resposta vcs respoderam a duvida. Vou fazer oque vcs me disseram e posto se deu certo.
Obrigado por enquanto.

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: É possível eu conseguir esta fonte: Century Gothic ?
« Resposta #14 Online: 21 de Setembro de 2010, 13:26 »
Não sei se é coisa só do Ubuntu Studio 10.04, ou se todo mundo tem, mas eu faço assim como nas imagens abaixo:

Instalação de fontes no Ubuntu Studio 10.04 - etapa 1



Instalação de fontes no Ubuntu Studio 10.04 - etapa 2

Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP